Jogo Elos é implantado em mais três escolas de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/09/2015

O Jogo Elos, que faz parte de um programa do Governo Federal, iniciou no município em 2014. Inicialmente, o projeto foi integrado de forma piloto na EMEF Vinícius de Moraes. Já em 2015, mais três escolas estão sendo contempladas com o projeto, sendo elas a EMEF Aracy de Abreu Pestana e as EMEBs Darcy Ribeiro e Jorge Amado. Vale destacar que Taboão da Serra é uma das poucas cidades brasileiras que fazem parte do programa. 

Entre os principais objetivos do Elos está o de diminuir os fatores de risco, trabalhando a questão social com as crianças de faixa etária dos 6 a 10 anos. Ele traz uma proposta lúdica na qual os educandos, divididos em times, são orientados a seguir regras de convivência, acordadas coletivamente entre professor e alunos.   

A Prefeitura de Taboão da Serra, através das secretarias de Saúde e Educação promoveu um encontro, dia 21 de agosto, na sede da secretaria de Educação, com objetivo de abordar o desenvolvimento do Jogo Elos nas escolas participantes da rede de ensino e formar multiplicadores locais.  

O secretário de Educação, João Medeiros falou da ação. “Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem um objetivo de longo prazo. O que se observa de imediato é que existe uma disposição das crianças conversarem, terem uma melhor interação social. Mas essas mudanças de comportamento não são imediatas. É um projeto que está sendo implementado em poucas cidades do país”, destacou. 

A secretária de Saúde, Raquel Zaicaner, destacou a iniciativa. “Primeiramente vale destacar o trabalho intersecretarial, a parceria do trabalho em rede. Além disso, o Jogo Elos é uma ótima estratégia para prevenção contra o uso de drogas, possibilitando a formação de pessoas capazes de fazer escolhas desde a infância”, disse.  

Participaram da reunião os coordenadores pedagógicos das quatro escolas que incorporaram a iniciativa, e os representantes da Secretaria de Saúde Ana Lúcia Comino Funari, coordenadora da Saúde Mental, e o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Eduardo Caron. Além disso, Aline Godoy e Regina Tibúrcio, do Ministério da Saúde, que realizaram a formação com os multiplicadores.

Representando Taboão da Serra  

A professora de ensino fundamental Andreia Cristina Mariano Justino, que leciona na EMEF Vinícius de Moraes, representou Taboão da Serra em Brasília, durante os dias 31/8 e 1/9 na oficina de revisão de materiais didáticos do programa Jogo Elos, realizado pelo Ministério da Saúde. A educadora levou observações e opiniões dos profissionais do município envolvidos com o programa, além de interagir com participantes de outras cidades do Brasil que incorporaram o projeto. 

Comentários