Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

O Jogo de estreia do CEU Jardim do Colégio e a eleição de Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 20/08/2015

eude

Arquivo do Jornal na NetJornalista Sandra Pereira faz avaliação sobre a eleição municipal de Embu das Artes

No final da solenidade de inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Jardim do Colégio, no sábado, 16,  um jogo de vôlei ilustrou bem o retrato da política de Embu das Artes. Os times formados por políticos da cidade se esforçavam em vão para iniciar e concluir jogadas. Depois de  várias,  desastrosas e frustradas tentativas sem que houvesse um único lance digno de nota os “jogadores” desistiram. Não houve vencedores e nem perdedores na pseudo-partida. Mas era impossível não notar o péssimo desempenho dos jogadores na quadra. No futebol seriam chamados pernas de pau. No vôlei não há expressão capaz de definir jogadores tão ruins. Na política seriam tachados de amadores.

 O jogo pós-inauguração e a política de Embu tem vários elementos simbólicos e comuns na acirrada corrida pré-eleitoral que a cidade vive. Sobravam puxa-sacos tentando fazer os seus escolhidos acertarem uma única jogada. Mas, a falta de técnica era gritante. O CEU Jardim Colégio é um equipamento digno de primeiro mundo. Tudo ficou lindo. Mas jogo sofrível ofuscou a beleza da quadra e do espaço.

 De um lado o prefeito Chico Brito, Ney Santos e alguns vereadores. Do outro Léo Novaes, Doda Pinheiro e outras lideranças. Também havia nos  times representantes do vice-prefeito Natinha e do deputado Geraldo Cruz. Há um temor subliminar e generalizado de que a disputa eleitoral da cidade deixe o campo político e enverede pelo campo da força e até a violência. Já se sabe que será o pleito mais difícil de cobrir.

....Mas, voltando ao jogo que motivou essa divagação pré-eleitoral, pode ter havido na história do vôlei uma partida ruim, mas certamente nenhuma delas atingiu aquele nível de amadorismo e jogadas erradas. Com um monte de “atletas” quase se degladiando para pegar a bola que teimava em fugir de todos.  Se a intenção era marcar a inauguração funcionou: ninguém vai esquecer aquilo. Ninguém vai esquecer o vereador que perdeu o equilíbrio e quase caiu em cima dos moradores que foram assistir ao que seria o jogo de estréia. 

Persistentes, os jogadores amadores demoraram a perceber que estava tudo atípico. Aliás, atípica é a palavra que melhor descreve a pré-campanha de Embu das Artes. Todos os três pré-candidatos a prefeito estão certos que vão ganhar o pleito. Cada um deles diz ter pesquisas que comprovem isso. Cada um deles acredita piamente contar com o apoio do prefeito Chico Brito. Ele diz que apóia Geraldo Cruz, mas as conversas de bastidores garantem que está com Ney, enquanto Natinha avisa que o prefeito está tranquilo e vai permitir que cada um trabalhe.

Tomara que o péssimo jogo de estréia da belíssima quadra não tenha relação nenhuma com a eleição. Se tiver, a cidade verá um monte de gente perdida. E assim como a bola fugia dos jogadores os eleitores podem fugir de quem acha que já venceu. Os mais experientes em política alertam sempre que o já ganhou anda colado com o já perdeu. 

Falta pouco mais de um ano para a eleição. Até lá muita água vai passar pelos rios e córregos que cortam o município de Embu das Artes. Como prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém e a política é a arte de agregar, quem acha que já ganhou jamais pode esquecer que voto se conquista. E assim como a confiança é algo subjetivo, de valor inestimado, que dinheiro nenhum pode pagar.  Há momentos na vida em que menos é mais. Menos arrogância é mais carisma. Menos confiança é mais humildade. Menos força é mais sabedoria. E não custa lembrar que o  melhor da guerra é quando ela acaba e reina a paz.  

Quando muitos dizem estar dispostos a tudo para vencer, vale desejar que entre mortos e feridos salvem-se todos.  Diferente do jogo no CEU haverá vencedores e derrotados na disputa. Ouvi recentemente, de um homem que disse ter ido ao inferno, que o tempo é o senhor de todas as coisas. E é mesmo. Saber esperar é virtude rara em tempos de gente apressada demais.



Jornalista Formada pela Universidade Federal de Alagoas, Com pós graduação em Marketing e Comunicação 

23/06/2018

Vereador André Egydio convida população para coleta de doação de sangue

Na próxima segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h, o vereador André Egydio (PSDB) faz um convite...

23/06/2018

Câmara Municipal aprova em primeira votação Lei de Diretrizes Orçamentárias

Na terça-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou, em primeira votação, a...

20/06/2018

Pré-candidatura de Aprígio a deputado estadual é oficializada em Taboão da Serra

Em evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em Taboão da Serra, o...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

17/06/2018

Jones Donizette deixa secretaria para coordenar campanhas

Homem forte do governo do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, o secretário de Tecnologia e...

16/06/2018

Joice Silva, Érica Franquini e Cido da Yafarma recebem título de Embaixadores

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva, a vereadora Érica Franquini e o vereador...

15/06/2018

Ex-ministro Marcos Pereira visita Taboão e reforça aliança entre PRB e PSDB

O presidente nacional do PRB, e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior, Marcos Pereira,...

15/06/2018

Vereador Dr. André da Sorriso faz blitz de incentivo à doação de sangue

Nesta quinta-feira  (14) o vereador Dr. André Egídio  e sua equipe promoveram uma blitz de...

14/06/2018

Chuvisco convida população para lançamento de sua pré-candidatura

O ex-prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, realiza o lançamento...

25/06/2018

SP reduz número de denúncias de violência contra idosos

No mês mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, o Estado de São Paulo ainda não...

25/06/2018

Cresce o número de denúncias de violência sexual infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) promoveu no mês de junho a “Série Dialogando –...

25/06/2018

Homem é resgatado por GCM após ser arremessado em córrego de Embu

A Guarda Civil Municipal recebeu uma denúncia, na manhã do último sábado (23), de que um homem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.