Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Conferência da Juventude elege propostas e delegados para etapa estadual

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/08/2015

conferencia_1

Everaldo Silva/PMETEA

Intervenções culturais dos grupos Embu Art Dance, Estúdio K e do grupo oficial de dança do Centro de Referência da Juventude (CRJ) abriram a III Conferência Municipal da Juventude de Embu das Artes, realizada dia 14/8, no Centro Cultural Valdelice Prass, sob o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”. Após 7 pré-conferências, com a participação de mais de 400 jovens de todas as regiões, o encontro definiu as propostas e os delegados que representarão Embu das Artes na etapa estadual da Conferência. 

Roberta Santos, secretária de Assistência Social Trabalho e Qualificação Profissional, não escondeu o orgulho ao falar sobre a postura do Governo Municipal em relação à juventude: “Quando a gente fala de garantia de direitos, a gente fala da criação de condições necessárias para a inclusão social desses jovens. Nós nunca tivemos tantos programas de sucesso voltados para a juventude e nunca a liberdade de expressão foi tão trabalhada na nossa cidade, quanto hoje. Estamos travando uma árdua batalha contra os intolerantes sociais,  Embu das Artes está contra qualquer tipo de intolerância”. 

O Coordenador do CRJ e assessor de políticas públicas para juventude, Nilton Bispo, fez alusão à música “Não é Sério”, da banda Charlie Brown Jr., ao afirmar: “Ao contrário da musica o jovem é sim levado a sério, quando ele tem espaço para dizer o que pensa e no que acredita. Nós da coordenação da política de juventude temos claro o nosso papel de controle e acompanhamento da juventude dessa cidade, e os desafios para que a gestão consiga atender os anseios e direitos dos jovens. Hoje vamos falar sobre as várias formas de mudar o Brasil, e mudar com todos, porque nas políticas de juventude todos tem espaço”. 

Já o Deputado Estadual, Geraldo Cruz, propôs aos conferencistas uma reflexão sobre as ações que vem sendo realizadas em prol da juventude: “Um encontro como esse, é o momento em que vamos conferir o que está acontecendo com a juventude do nosso País e do nosso município, quantas prefeituras da região estão fazendo a mesma reflexão? ”. 

Ativos, os jovens usaram o espaço não só para conferir mas, também, para fazer valer suas próprias ideias. Manifestaram-se contra a redução da maioridade penal e, representados pelo estudante de serviço social, John Lennon, deram um grito contra a homofobia, o machismo e a discriminação.

Ao todo, foram eleitas 68 propostas em torno dos eixos: Direito à Diversidade, Igualdade, Saúde, Comunicação e Liberdade de Expressão; Direito ao Esporte, Lazer e Cultura; Direito ao Território, Mobilidade, Sustentabilidade e Meio Ambiente; Direito à Segurança Pública e Acesso a Justiça; Direito à Cidadania, Participação Social e Política e a Representação Juvenil; Direito à Profissionalização, Trabalho e Renda; e Direito à Educação. Confira aqui as propostas eleitas. 

As propostas serão apresentadas durante a etapa estadual, dias 9, 10 e 11 de outubro em Atibaia, por seis jovens eleitos durante a Conferência Municipal e quatro representantes indicados pelo poder público. Confira aqui a relação dos representantes. 

Durante a Conferência, também foram eleitos os membros do 1º Conselho Municipal da Juventude de Embu das Artes, com representantes da sociedade civil e do poder público. Confira aqui a relação de membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude. 

Compareceram a III Conferência Municipal da Juventude, a representante do Conselho Nacional da Juventude, Deidiane Souza, o  presidente da Câmara Municipal, Ney Santos, e os vereadores João Leite, Doda Pinheiro, Rosana Almeida e Edvânio Mendes.

19/05/2018

Quentão do Taboão começa dia 29/6, na Arena Multiuso

Os preparativos para o Quentão do Taboão 2018 já estão a todo vapor. A tradicional festa vai...

19/05/2018

Tradicional festa junina da Paróquia São João Maria Vianney começa neste sábado

Começa neste sábado, 19, e segue até 1º de julho, a tradicional festa junina organizada pela...

18/05/2018

Projeto LIA realiza piquenique inclusivo em Itapecerica da Serra

O Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) – realizará, no dia 03 de junho, o 1º...

17/05/2018

Programa Família Acolhedora é lançado em Embu para promover convívio familiar

As famílias de Embu das Artes terão a oportunidade de fazer a diferença na vida de crianças e...

17/05/2018

Secretaria de Desenvolvimento e Renda abre inscrições para cursos gratuitos

A Prefeitura de Taboão da Serra por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Renda está com...

16/05/2018

INSS reduzirá agendamento presencial a partir do dia 21

A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar...

14/05/2018

Descubra tudo que os astros reservam para você essa semana, leia seu horóscopo

Os astros trazem grandes novidades essa semana para você. Graças a uma parceria inédita entre a...

14/05/2018

Pesquisa revela que de cada dez brasileiros, seis compram por impulso

De cada dez brasileiros, seis utilizaram crédito em fevereiro deste ano para compras por...

14/05/2018

Petrobras adere a novo nível de governança corporativa da bolsa

A Petrobras informou hoje (14) que migrou para o segmento Nível 2 de governança corporativa da...

20/05/2018

Aprígio recebe honraria de Embaixador da Paz Mundial

O taboanense irá representar 180 países e atuará na formação e na expansão de uma aliança...

20/05/2018

Univesp: inscrições para Vestibular do 2º semestre começam amanhã (21)

Entre 21 de maio e 19 de junho, os interessados em concorrer a uma das 18.250 vagas da...

20/05/2018

Virada Cultural contou com apresentações da Etec de Artes

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes fará parte da programação da Virada Cultural deste...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.