EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis desenvolve projeto de horta com os alunos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/08/2015

Os 780 alunos, do 1º ao 5º ano, da EMEF Dr. Anísio Dias dos Reis, têm a oportunidade de conviver com a natureza, aprendendo a plantar, colher e até mesmo adicionar na merenda as verduras, legumes e frutas que são produzidas no local. Tudo isso graças ao projeto de horta e pomar que a equipe de professores desenvolve com os estudantes.

Neste processo, existem também aspectos pedagógicos e didáticos incluídos, como explica a professora Amélia, que coordena o trabalho. “O projeto acontece três vezes por semana e é interdisciplinar, pois eu e os outros professores trabalhamos matemática, geografia, ciências e português. Conteúdos como uso de perímetro e área, classificação das hortaliças, período de plantio, tipos de solo, condições climáticas, higiene e alimentação são abordados”, destacou.

Além da horta, há também no espaço um belo pomar. Deles, os participantes colhem brócolis, cenoura, alface, rúcula, escarola, beterraba e laranja. O plantio ocorre duas vezes ao ano, para que se tenha um tempo razoável de descanso e enriquecimento da terra.

O prefeito Fernando Fernandes destacou a iniciativa. “Um projeto como esse merece e tem nosso total apoio. É importante ensinar para nossas crianças os conceitos de sustentabilidade. Quero parabenizar a diretora Priscila Pereira Scandalo, os professores e alunos que estão empenhados nessa ação”, disse. 

O secretário de Educação, João Medeiros, também elogiou o trabalho. “É uma alegria muito grande ver que os profissionais e os alunos estão se esforçando, e com muita satisfação. E o que é importante são os valores pedagógicos e didáticos que enriquecem ainda mais esse projeto”, salientou. 

Vale lembrar que desde de 2002, quando a EMEF foi inaugurada pelo então prefeito Fernando Fernandes, existia a horta. Nos últimos anos o projeto ganhou fôlego, tendo uma dimensão interdisciplinar.


Comentários