Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

TRE-SP cassa o diploma do deputado estadual Geraldo Cruz

Por Assessoria de Imprensa | 18/08/2015

geraldo

Divulgação

Na sessão plenária desta terça-feira (18), os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassaram o diploma do deputado estadual Geraldo Leite da Cruz, eleito no pleito de 2014 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), por uso indevido dos meios de comunicação social. A decisão foi por maioria de votos (5x1). Da decisão, cabe recurso ao TSE. O processo é do nº 75825. O deputado negou as acusações e emitiu nota oficial sobre o tema que você confere no final da reportagem.

Conforme o julgamento, a cassação deu-se porque o então candidato teve reportagens em seu benefício publicadas em 20 das 21 edições do jornal Folha de Embú, veiculadas entre dezembro de 2013 e outubro de 2014. Geraldo, que já exercia o mandato de deputado estadual, fez parte do quadro societário desse jornal no período de 15/03/2012 até 15/04/2014 e continuou a escrever uma coluna regular para o jornal, inclusive nos meses que antecederam o período eleitoral. 

O relator do processo, des. Mário Devienne Ferraz, salientou que, embora a lei assegure a liberdade de imprensa e a livre manifestação do pensamento, “a gravidade restou configurada ante a divulgação maciça, reiterada e intensa de matérias conferindo maior destaque ao representado Geraldo do que a qualquer outro candidato”.

A Corte paulista, além de cassar o diploma do candidato beneficiado, declarou sua inelegibilidade por oito anos. Com a decisão, tornam-se inelegíveis também, por igual período, Edvan Ramos de Carvalho, jornalista responsável pelas publicações do jornal, e Márcio de Souza Ramos, sócio do jornal.

A defesa de Geraldo alegou que a baixa tiragem do periódico (1.500 exemplares) não era suficiente para interferir no resultado das eleições.

Nota oficial


Na tarde de hoje, fui informado por minha assessoria jurídica sobre decisão do TRE-SP por uso indevido de meio de comunicação social no ano de 2014. Porém, essa interpretação não tem nenhum efeito imediato e meus advogados estão recorrendo nas instâncias cabíveis.

A população de Embu das Artes e região sabe de meu esforço para tornar transparente as ações e projetos de meu mandato. Neste sentido, respeito a decisão do TRE-SP, mas ciente de meu compromisso para com a população do Estado de São Paulo, continuo meu trabalho na Assembleia Legislativa e à frente da Liderança da Bancada do Partido dos Trabalhadores nesta Casa.

COMENDADOR JORGE FIDELES

GERALDO LEITE DA CRUZ. A POPULAÇÃO DE EMBU,TAMBÉM ESTA JUBILANDO PELA SUA DERROTA,POR MAIS QUE VOCÊ PREGUE UMA FALSA SENCIÊNCIA,MUITOS SE LEMBRA DAS CASAS QUE FOI LEVADA A LEILÃO NA SUA GESTÃO,VOCÊ COMO PREFEITO MAQUIOU A CIDADE,PLANTOU COQUEIROS,CONSTRUIU ESCOLAS QUE HOJE ESTÃO CAINDO EM CIMA DE NOSSOS FILHOS,CADE O CORREDOR DE ÔNIBUS,NA JOÃO PAULO II,CADE A DIMINUIÇÃO DE FAVELAS QUE VOCÊ TANTO PREGOU,SENHOR GERALDO LEITE DA CRUZ,NÃO FICA ENGANANDO A POPULAÇÃO TODOS SABEM QUE O SEU TRABALHO NA CASA DE LEI DO ESTADO NÃO ESTA NORMAL,VOCÊ COMO SEMPRE ENGANANDO A POPULAÇÃO,EU SEI DE SUA TRAJETÓRIA POLITICA,SEI TAMBÉM EX:PREFEITO,QUE A DENUNCIA FEITA CONTRA OS VEREADORES,FOI UM GRANDE GOLPE POLITICO POIS VOCÊ TAMBÉM FOI AO CONGRESSO,VOCÊ SE LEMBRA MUITO BEM QUE VOCÊ ME EXPULSOU POR DUAS VEZES DE SUAS REUNIÕES,APENAS POR QUE EU APOIAVA O SEU ADVERSÁRIO,NA VERDADE,HOJE ESTOU NA PLATEIA,OLHANDO AS SUAS LUTAS PARA TENTAR VOLTAR AO PODER,LEMBRA QUE TODO O ALICERCE CONSTRUÍDO EM CIMA DA DESGRAÇA DOS OUTROS UM DIA CAI,E QUE A JUSTIÇA DE DEUS TARDA MAS NUNCA FALHA. SAIBA QUE SE UM DIA EU MORRER,ATE O MEU SANGUE VAI SE ALEGRA PELA SUA DERROTA.

zenaldo

Esse susto, porque essa cassação é só um sustinho os 'caras' amigos dele darão um jeitinho...mas o susto serve pelo menos p/ amenizar a DOR dos ex vereadores de EMBU que foram humilhados por ele e perseguido de 99 até hoje, com aquela maldita armação que afastou os dezoito (18) e levou ele ao poder...a justiça tarda..mas não falha...talvez desta vez..!! Zenaldo/Capão

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

20/08/2017

Programa Lado a Lado forma 777 alunos em Taboão da Serra

“O primeiro curso de que fiz no Jardim Saporito foi o de Manicure, em 2016. Não atuava neste...

20/08/2017

Carro capota perto da entrada do Assai na BR e deixa três feridos em Taboão

Um grave acidente de trânsito por pouco não acabou em tragédia neste domingo, 20, na rodovia...

20/08/2017

Taboão premia 21 alunos vencedores do concurso “Mitos e Lendas”

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu, na noite de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.