Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Lune elogia atuação do governo de FF na saúde e diz que serviço é o melhor da região

Por Sandra Pereira | 14/08/2015

saude_2

Cynthia GonçalvesDiscurso do vereador que faz oposição ferrenha ao governo na saúde caiu como uma bomba na audiência pública, situação se surpreendeu com atitude do vereador

O discurso elogioso do vereador Luiz Lune, do Pc do B, ao atendimento de saúde na rede municipal de Taboão da Serra marcou a audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2015, ocorrida nesta sexta-feira, 14, na Câmara Municipal. Luiz Lune é membro da comissão e iniciou sua fala agradecendo a deputada Analice Fernandes, pelos investimentos que trouxe para a cidade, a exemplo do Poupatempo e ao prefeito Fernando Fernandes pelo atendimento prestado à população na área de saúde. Ele disse ser difícil investir na saúde em função dos poucos recursos que se dispõe. Avaliou que a cidade tem o melhor serviço de saúde da região, está no caminho certo e emendou que as críticas feitas ao prefeito não são merecidas já que o mesmo não manda nenhum profissional atender mal a população. Nem mesmo a fala dos vereadores da situação presentes no plenário foi tão positiva para o governo. Ninguém esperava ouvir de Lune um discurso desse tom já que ele é crítico ferrenho da saúde municipal de Taboão da Serra. O vereador falou após apresentação de dados de atendimento na rede municipal feita pela secretária de Saúde Drª Raquel Zaicanner.

 “Nos chama atenção os atendimentos. A gente sabe como difícil é cuidar da saúde com os poucos recursos que se dispõe. Não se tem uma saúde 100%, mas como disse a saúde de Taboão melhorou. É uma das melhores da região. Estamos no caminho certo e torço para que continue. Questionei um pouco os números da odonto porque é preciso investir mais em prevenção, já que é uma questão de autoestima e saúde. Quero colocar também a questão do falso médico. É preciso ter mais cuidado na contratação já que é um profissional que vai cuidar da vida das outras. Mas acho que quando um chefe contrata um profissional, quando o prefeito contrata um médico ele nunca vai mandar esse funcionário atender mal. Às vezes a gente vê no São Judas alguém criticando o prefeito por isso, mas não é isso que acontece. Agora também tem que tomar cuidado com a contratação desses diretores. Porque a gente vê tantos profissionais atendendo as pessoas com empenho, mas falta gestão. Acho que não adianta ficar só reclamando temos que ajudar”, declarou o vereador.

Também em tom mais ameno do que costuma adotar na tribuna da Câmara, durante as sessões, o vereador Moreira pediu algumas explicações e elogiou a atuação da secretaria Raquel Zaicanner. Aos representantes da Sociedade Paulista de Medicina questionou protocolos de atendimento, mas não usou a saúde para bater no governo. Ele questionou os cuidados que a SPDM para contratar médicos a fim de evitar situações como a do falso médico que atendeu em Taboão e outras sete cidade paulistas. O falso médico foi tratado por todos os presentes como criminoso.

O prefeito Fernando Fernandes disse a reportagem do Jornal na Net que atitude de Lune ao reconhecer os investimentos feitos por seu governo na saúde foi responsável e bonita. Fernandes avaliou que o vereador da oposição se mostrou grande ao reconhecer os avanços na área da saúde em relação ao governo passado. Aparentemente feliz o prefeito disse que ainda tem muito a ser feito, como a inauguração das novas UBSs.

“É impossível não reconhecer os avanços que o nosso governo registrou em relação ao passado. Reconstruir é muito mais difícil que construir. O Lune foi muito correto ao admitir que estamos trabalhando muito para melhorar a saúde. Temos várias unidades de saúde em construção, finalizamos entregamos e estamos mantendo a UPA com recursos próprios, reformamos a maternidade do Antena, contratamos mais médicos e a gestão foi totalmente modificada. Os números comprovam essas melhorias e é justo que a oposição reconheça isso”, disse o prefeito Fernando Fernandes.

 Para a secretária Raquel Zaicanner o governo avançou muito nesses dois anos e meio de gestão na área da saúde. “Ainda falta muito. E nós somos pretensiosos. A gente quer mais. Agradeço ao Lune e ao Moreira e lembro que saúde não tem bandeira, não tem gênero, não tem cor, não tem nada. Assistimos aqui hoje a um pacto municipal pela saúde. Um compromisso celebrado entre a  população, servidores, gestores e vereadores por um pacto em favor da nossa saúde municipal”, afirmou.

 A fala do vereador Luiz Lune reforçou as palavras da presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Joice Silva, que já havia dito que  “a saúde de Taboão é a melhor da região". "Ainda temos muito o que melhorar. Mas temos o melhor serviço da região. Não tenho medo de afirmar isso. Prova disso é que muitos munícipes de outras cidades usam os nossos serviços. Sabemos o esforço do nosso prefeito em melhorar a saúde na nossa cidade”, afirmou. 

A presidente disse que a audiência atendeu seus objetivos já que os vereadores da situação e oposição tiveram a oportunidade de apresentar suas dúvidas, observações e demandas. “Temos que mostrar a realidade, vendo o que é bom e o que é ruim, mas não torcendo pelo pior. Devemos trabalhar para que haja melhorias. Como vereadora visito os serviços e faço a minha parte. Não tenho medo de voltar a dizer nossa saúde é a melhor da região sim. Isso foi dito hoje até pela oposição”, contou Joice Silva. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido, disse que a  audiência deixa claro o grau de importância que essa Casa dá ao tema saúde. “Saímos de 55 médicos para 135, o que mostra o compromisso do nosso governo e a evolução na área. Tivemos uma pilantropia na nossa cidade, não podemos esquecer como era”, disse o presidente. 

De acordo com os dados apresentados pela secretaria de saúde Drª Raquel Zaicanner, 60% dos pacientes de Taboão são internados em Taboão. Desses 70% são levados para o Hospital Geraldo do Pirajuçara, 23% nas unidades mistas de saúde e 7% no pronto socorro infantil.

Secretaria falou do atendimento às vítimas de violência doméstica, seja contra mulheres, crianças e idosos. Casos de violência atendidos na rede foram 87 casos e de vacinação antirrábica mais de 100 casos. 703 casos de dengue sendo 546 confirmados. 

Participaram da audiência a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Laura Favero, o de Governo, pastor Cândido, vários integrantes da alta cúpula da Sociedade Paulista de Medicina entre eles Jorge Salomão e  os vereadores Marco Porta, Eduardo Lopes, Eduardo Nóbrega, Ronaldo Onishi, Cido, Luiz Lune, Érica Franquini e Joice Silva.

Munícipe

Descaso total, sem remédio,sem profissionalismo, sem higiene, se isso for melhora,diz quando vai piorar, aí as pessoas nem vão para UPA e sim direto para o cemitério, aff " dias melhores virão ", quando? Na próxima encarnação...

Joana

Uso o serviço de saúde de Taboão, meu marido foi muito bem atendido no Antena; a médica muito atenciosa, fez exames e foi medicado. Tem razão sim Lune, tem que ter coragem para reconhecer, isso mostra a sua coerência. Nem os ótimos convênios estão sendo elogiados!! Parabéns Prefeito! Olha que não está sendo fácil, com toda esta crise e falta de dinheiro e de repasses das verbas.

marta regina felipe dos santos souza

Acabo de ver uma reportagem de uma denúncia sobre a UPA de Taboão da Serra. Estão denunciando que, além do péssimo atendimento, demora nas filas, há falta de materiais básicos e uma funcionária afirma que uma mesma seringas é reutilizada em vários pacientes por ordem dos superiores que dizes ter que economizar. Se isso é ter o melhor serviço de saúde da região, e o pior como será?

Antônio Pereira

Quem elogia a saúde de Taboao da Serra é porque jamais utilizou e tem ótimos convênios, pois faltam profissionais, materiais básicos, medicamentos, tubo para coleta de exames, etc. Até os funcionários do Samu estão sem receber uniformes há 6 anos e precisam comprar utilizando o dinheiro do péssimo salário que recebem, melhorou a pintura da parede?

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

21/04/2017

Câmara aprova requerimento contra demora na reconstrução do muro

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão da terça-feira, 18,...

20/04/2017

Secretaria da Fazenda deposita 289 milhões em repasses de ICMS

As cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica receberam do governo do estado à...

18/04/2017

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da...

16/04/2017

Comissões de Finanças e de Transporte da Câmara de Taboão terão Audiência

As comissões de Finanças e de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra vão realizar...

15/04/2017

Presidente da Câmara de Taboão recebe presidente do Legislativo de Embu

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva, recebeu numa visita...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.