Sábado, 15, é o Dia “D” da vacinação contra a Paralisia Infantil

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/08/2015

A campanha de vacinação contra a poliomielite começa no sábado, 15, nas doze Unidades Básicas de Saúde de Taboão (UBS) e nos postos volantes do Shopping Taboão, Carrefour, Hipermercado D´Avó e Extra. Passado essa data, batizada como Dia “D”, a gotinha contra a doença ainda pode ser aplicada até o dia, 31.  

O público alvo que deve tomar a gotinha da poliomielite se estende para crianças de seis meses e quatro anos e 11 meses e 29 dias. Para as crianças de 0 a 6 meses, acontece à atualização da carteirinha em todas as unidades, lembrando que essa faixa etária não recebe a dose da poliomielite. “Essa data é de suma importância para que os pais possam levar seus filhos até a UBS mais próxima assegurando uma vida saudável e sem complicações futuras”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.  

A Vigilância Epidemiológica de Taboão pretende vacinar mais de 16 mil crianças e atingir a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde. “Em 2014 chegamos aos 95,61% e para esse ano não vai ser diferente porque estamos com mais de 120 funcionários da saúde empenhados nessa campanha”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.   

O coordenador da Vigilância, Dr. Milton Parron, ressaltou que de acordo com a situação vacinal serão atualizados nas UBS´s outras doses como sarampo, caxumba e rubéola, Meningocócica C, Difteria, Tétano e Coqueluche, Pneumocócica 10 valente, Tetraviral, Influenza, Hepatite B e BCG. “São vacinas que fazem parte do ciclo da vida e as crianças precisam delas para ficar imune a essas doenças”, enfatizou Dr. Milton. 

As doenças 

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção pelo poliovírus. O vírus se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus, até que surjam os sintomas da doença (incubação), varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).  

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

Serviço 

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo
Data: 15 a 31 de Agosto de 2015
Horário: das 8h às 17h
Local: Unidades Básicas de Saúde dos Jardins América, Helena, Margaridas, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Santa Cecilia, Suína, Akira Tada, Parque Pinheiros, Salete, Record e Panorama.
Posto Volante (15 de agosto)
Shopping Taboão, Carrefour, Hipermercado D´Avó e Extra

Comentários