Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Secretário José de Moraes aponta avanços e melhorias na saúde de Itapecerica da Serra

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 13/08/2015

jose

Diego Pedro Teixeira Secretário da Autarquia da Saúde de Itapecerica da Serra, José de Moraes 

O secretário José de Moraes faz balanço da sua gestão e aponta melhorias e avanços na Autarquia da Saúde de Itapecerica da Serra, ele destaca que ainda há muito para fazer pela saúde do município mas observa pontos positivos principalmente no aumento dos atendimentos médicos, combate à Dengue, que reduziu os casos na cidade, novos equipamentos e mais médicos. Além disso, o secretário adiantou ao Jornal na Net, o projeto de um Centro de Referencia da Mulher, na XV de Novembro, no centro do município.  

"Um dos pontos do Governo Chuvisco e da vice Regina Corsini é o Centro de Referencia da Mulher na saúde. Nos já marcamos uma reunião no local aonde vamos preparar, o local é a XV de Novembro, mas isso ainda é um estudo, teremos que ver vários orçamentos para ver se com a nossa condição financeira a gente consegue implantar isso lá no CEM", disse José de Moraes.    

Na rede municipal de saúde, os atendimentos médicos no primeiro semestre de 2015 foram em média: 150 partos/mês; 98 mil atendimentos/mês nos pronto socorros e 115 mil atendimentos/mês na atenção básica e especialidades. "Nos tivemos um avanço muito grande na Maternidade, que eram um dos nossos pontos cruciais, que tínhamos muitos problemas, e hoje estamos com a equipe completa e assim não recusamos nenhum parto. É uma maternidade que além de ser municipal nós atendemos a região e conseguimos atender toda demanda. O Pronto Socorro por outro lado agilizou o atendimento, a espera é muito pequena tanto no Central como no Jacira", falou. 

O secretário destacou que no período de crise que o País enfrenta os cortes de gastos também atingiu a Autarquia, porém o trabalho continua sendo executado em sua totalidade. Ele defende que os cortes foram no controle de luz, água, dentre outros, de acordo com o secretário foram cortados os excessos. Dessa forma, também ficaram mais difíceis as construções de novas unidades de saúde e adequações nas existentes. É previsto a inauguração da UBS Montezano que é considerada uma das mais bem equipadas. Outras duas reformas foram feitas sendo elas UBS Horizonte Azul e São Pedro.  

A reforma da UBS Horizonte Azul foi realizada com financiamento do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a reforma contemplou revestimento de pisos, pintura interna e externa de paredes troca de calhas, readequação de salas e da recepção, reforma das instalações elétrica, hidráulica e sanitária. Já na UBS São Pedro os trabalhos foram executados com financiamento do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Itapecerica da Serra, a reforma contemplou adequação do espaço, correção de piso e azulejos, troca de vidros, reforma de banheiros, pintura interna e externa reforma das instalações elétrica e hidráulica, substituição de calhas.

Dengue  

De acordo com a Autarquia da Saúde, com a baixa de temperatura caíram também os casos de positividade. Nas unidades são analisados exames feitos anteriormente que chegaram agora. Neste período é intensificada a campanha para prevenção da dengue. "Na questão da dengue nos fizemos um trabalho muito forte com uma equipe voltada para os cuidados apenas da dengue. Percorremos o município inteiro, estamos adquirindo novos equipamentos", falou Moraes. 

Terceirizações para melhorar o serviço  

Terceirização dos serviços  da cozinha, lavanderia e segurança do Pronto Socorro Central e Maternidade Municipal – A cozinha serve uma média de 35 refeições diárias no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar para pacientes e servidores do Pronto Socorro e da Maternidade Municipal, além dos 38 marmitex que são encaminhados para almoço dos pacientes do CAPS e mais 17 marmitex encaminhados no almoço e no jantar aos servidores do SAMU de Itapecerica da Serra. As refeições são preparadas de acordo com a dieta específica de cada paciente. Controle de manipulação, tirando amostras de tudo o que é servido. 

Com a terceirização dos serviços de lavanderia foi possível renovar todo o enxoval do pronto socorro e da Maternidade.

Homenagem  

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Itapecerica da Serra concede Moção de Aplausos à Autarquia Municipal de Saúde - A homenagem foi em reconhecimento aos préstimos concedidos pela Autarquia de Saúde aos idosos encontrados em situação de extrema vulnerabilidade social no bairro da Lagoa.

Em março deste ano, a Prefeitura de Itapecerica da Serra recebeu denúncia de maus tratos a idosos em um abrigo clandestino localizado no bairro da Lagoa. Na ocasião, equipes da saúde prestaram toda assistência a esses idosos, disponibilizando profissionais médicos, equipes de enfermagem e ambulância para atendimento 24 horas no próprio local. Alguns mais debilitados foram encaminhados aos pronto socorros e os que estavam em condições de retornar para suas casas foram levados, após contato com seus familiares.


15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

14/12/2017

Vacinação contra Febre Amarela acontece esse fim de semana em Itapecerica

A Autarquia Municipal de Saúde irá realizar nos dia 16 e 17 um fim de semana somente para...

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

29/11/2017

Mais de 1,1 mil cidades estão em alerta para dengue, zika e chikungunya

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) o Levantamento Rápido de Índices de...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.