Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereador Marco Porta mantém pedido de CPI contra Aprígio e consegue 3 assinaturas

Por Sandra Pereira | 11/08/2015

sessao11

Sandra Pereira

A sessão da Câmara de Taboão desta terça-feira, 11, tinha tudo para ser tranquila, mas não foi. Terminou com o recolhimento de três assinaturas para uma CPI contra o ex-vereador José Aprígio. O vereador Marco Porta se encarregou de botar fogo na Casa quando voltou a propor de tribuna CPI contra o ex-vereador José Aprígio. Porta surpreendeu todos ao comentar de tribuna boato que circula na cidade dando conta de que ele teria recebido dinheiro do ex-vereador Aprígio para apoiar sua candidatura a prefeito de Taboão da Serra em 2012. Marco Porta disse que a acusação era pública, mas era mentira e pediu que a vereadora Luzia Aprígio apresentasse as provas que tivesse. Luzia Aprígio rebateu dizendo que Porta conhecia o caminho até Aprígio, e que se tinham dúvidas devia tratar direto com ele. Sobre a CPI ela enfatizou que se a Casa quisesse investigar deveria estender a investigação ao empresário Joel Garcia. Durante a sessão os vereadores aprovaram dois projetos em regime de urgência. O primeiro trata de um novo parcelamento de dívidas do TaboãoPrev e o segundo concede título de cidadão taboanense ao apóstolo Josué Pereira dos Santos. 

“Se tiver havido alguma coisa diferente entre o seu Aprígio e eu a senhora fale. Criaram um mito na cidade de que o vereador Marco Porta havia pegado cifras do seu Aprígio e depois migrou para apoiar outra candidatura. Isso é mentira. Mas quero que me mostre se houve alguma transação econômica para o partido ou pra mim. A não ser que ele use caixa dois, o que eu prefiro não acreditar”, disparou Porta. 

O vereador que teve de enfrentar de seu calcanhar de Aquiles na vida pública: o fato de ter sido secretário municipal de Finanças do ex-prefeito Evilásio Farias, de quem rejeitou as contas de três anos em votações na Câmara. 

“Antes de deixar a secretaria conversei com o Evilásio e disse que aquilo estava afundando como o Titanic e eu ia sair”, explicou. 

Diferente da semana passada o pedido de CPI de Marco Porta recebeu assinaturas. O vereador André Egydio foi o primeiro a assinar e disse que a investigação podia contar com o apoio do PSDB. Logo depois Eduardo Lopes também assinou. Outros vereadores governistas também sinalizaram que pode assinar a CPI, deixando claro que a investigação está em vias de ser aprovada. 

 Eduardo Nóbrega, disse que vinha a muito tempo alertando para o risco de antecipação da campanha. Antes de anunciar que iria assinar a CPI falou que a oposição insistiu em denúncias e a tentativa de desgastar o governo.

No bojo da discussão a vereadora Luzia Aprígio voltou a insinuar que vereadores da cidade procuravam o marido dela. Como ela não citou nomes fez a suspeita recair sobre os vereadores Marco Paulo, o Paulinho, Ronaldo Onishi e Érica Franquini, eleitos na coligação de José Aprígio na última eleição municipal. Os três rechaçaram a informação e garantiram apoio irrestrito ao governo de Fernando Fernandes. Paulinho disse que foi eleito com Aprígio mas desde que apertou as mãos de Fernandes está com ele, vai permanecer e estará com ele na reeleição. Ronaldo Onishi salientou que o Solidariedade foi o primeiro partido a declarar apoio a reeleição de Fernando Fernandes. Érica Franquini agora está no PSDB partido do prefeito. 

O fato curioso é que vez por outra a história de vereador conhecer o caminho até Aprígio é lembrada na Câmara. Já motivou dezenas de debates, foi argumento para diversas “brigas” e quase provocou crises. Mas ninguém parece ter vontade de pôr fim à suposta polêmica que já se estendeu por mais da metade do governo de Fernando Fernandes e na prática não aponta para nada concreto.

Questionada pela reportagem do Jornal na Net Luzia Aprígio disse que costuma afirmar que os vereadores conhecem o caminho até seu Aprígio porque não quer levar recados ao marido. "Não sou correio. Não sou menina de recado. O que disse e repito é que todo mundo sabe onde o seu Aprígio fica e se quiserem falar com ele é só ir lá. Isso é a verdade. Não disse que alguém vai lá. Falei e repito que não vou ficar levando recado", disse a vereadora.

Gomes

Todos sabem que Aprigio será o próximo prefeito de Taboao da Serra, ficam caçando assunto, deveriam aproveitar e cobrar reposição salarial para os servidores públicos municipais que estão sem salário adequados há 20 anos.

21/09/2017

Comissão de Finanças da Câmara recebe prestação de contas da prefeitura

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra, presidida...

21/09/2017

PSB inaugura nova sede em Itapecerica da Serra nesta sábado, 23

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) irá realizar neste sábado (23), a solenidade de...

20/09/2017

Câmara de Itapecerica aprova projeto onde parte da arrecadação vai para GCM

Um Projeto de Lei criado pelos Vereadores Márcio Roberto e Vereador Zecas de Itapecerica da...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

17/09/2017

Câmara Municipal debate Educação durante audiência pública com secretário

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para...

16/09/2017

Dr. André da Sorriso comemora conquista da nova loja do Cartão BOM no Poupatempo

Desde o dia 09 de setembro, após grande mobilização do vereador Dr. André da Sorriso e da...

15/09/2017

Vereador André Maestri incentiva empresas de Embu das Artes contratarem jovens

Aprovada na 28ª sessão ordinária que aconteceu no último dia 6 de Setembro, o Projeto de Lei...

15/09/2017

PTB de Taboão reforça empoderamento feminino em evento com Marlene Campos

O empoderamento feminino, a ampliação da participação das mulheres na política e nos mais...

14/09/2017

Vereadores de Taboão debatem segurança pública com a deputada Analice, PM

Segurança pública foi o tema central de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 23, pela...

12/09/2017

Analice Fernandes e EMTU entregam posto do cartão Bom em Taboão

21/09/2017

Rapaz confunde carro e é morto por agente penitenciário em Itapecerica da Serra

Um agente penitenciário pensou que seria vítima de um assalto, atirou em homem que estava...

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

21/09/2017

Embu Summer Fest acontece em dezembro e venda de ingressos começa dia 20

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, a A Luz Eventos realiza em Embu das Artes/SP o Embu Summer...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.