Taboão da Serra inicia discussão do Plano Municipal de Saneamento

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/08/2010

A Prefeitura de Taboão da Serra está iniciando as discussões para elaborar o Plano Municipal de Saneamento (PMS), que servirá para a construção da política de saneamento da cidade, conforme determina a Lei Federal 11.445/2007, regulamentada pelo Decreto Nº.7.217/2010. Todas as cidades brasileiras devem elaborar o (PMS), que abrange as questões do sistema de esgoto, lixo (resíduos sólidos), água e drenagem, atendendo à Resolução Nº33, de 10/05/2007, do Conselho das Cidades, ligado ao Ministério das Cidades.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende, falou mais sobre esse estudo durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, ocorrida no último dia 4 de agosto. “A prefeitura já está trabalhando com os catadores da cidade através de uma cooperativa que já coletou 110 toneladas, no momento há 22 cooperados contribuindo com esse trabalho”.

Taboão da Serra já possui um Projeto de Resíduos Sólidos com informações que serão utilizadas no PMS. Esse projeto levantou, por exemplo, que a cidade produz 6 mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês.

O secretário explicou ainda, que já identificou as matérias que compõem o lixo da cidade. “O lixo de Taboão da Serra é formado de papel, pano, estopa, louça, pedra folha, mato, entre outros materiais. Uma coleta organizada e seletiva irá otimizar ainda mais o trabalho de reciclagem”.

Nos próximos meses, Taboão da Serra irá promover várias reuniões nos bairros da cidade para tratar da elaboração do PMS, junto com a população. 
              
Foto: Ricardo Vaz

Comentários