Criadouros da dengue duram até um ano, alerta Zoonoses de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/08/2015

Com a chegada do inverno, os casos de dengue zeraram em Taboão da Serra. A temperatura baixa inibe a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. 

Ainda assim, Agentes da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Zoonoses de Taboão, continuam realizando ações para conscientizar os moradores sobre a importância de se combater esse mal durante o ano inteiro. 

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, faz um alerta para o fato de poucos saberem que os ovos depositados pela fêmea do mosquito podem permanecer durante 12 meses. “Esses ovos ficam na parede de recipientes como pratos de plantas, pneus e caixas d´água. Para prevenção, é fundamental que se armazene água apenas em recipientes fechados, mesmo na época em que não ocorre a propagação do inseto”, comentou.  

Para garantir que o município permaneça livre dos criadouros do Aedes Aegipty, a prefeitura realiza nas ruas do município a aplicação do fumacê, que é uma nebulização de inseticida que mata os mosquitos, além de orientar a população com material institucional.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron, lembrou ainda que, “começar o combate à doença dentro das residências garante que os mosquitos não se espalhem pela cidade quando a temperatura voltar a subir”. 

Disque Dengue

A Prefeitura também criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal relacionado à Ouvidoria. Nele, os moradores podem fazer denúncias, esclarecer dúvidas, obter informações sobre o combate à doença ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dores de cabeça, nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos. Cansaço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo também podem ser indícios de dengue. Em caso de suspeita da doença, os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo e ingerir bastante líquido, especialmente água e soro caseiro. É importante não se automedicar.

Comentários