Itapecerica da Serra é representada na Cúpula Social do Mercosul

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/08/2015

O município de Itapecerica da Serra se fez presente e representada na 18ª Cúpula Social do Mercosul que aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho, em Brasília. O Coordenador de Politicas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Walmir Damasceno, designado pelo prefeito Chuvisco, participou do evento na condição liderança do movimento negro itapecericano. 

O tema deste ano foi “Avançar no Mercosul com Mais Integração, Mais Direitos e Mais Participação”. Estiveram presentes mais de 600 pessoas dos países-membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Durante os três dias aconteceram palestras e diálogos com a sociedade civil para discutir interesses regionais e elaborar propostas para a construção de uma agenda social com foco nos direitos trabalhistas. 

O evento foi organizado por representantes de 17 entidades da sociedade civil, com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República. Entre os organizadores estavam pessoas ligadas à agricultura familiar, ao movimento negro, representantes das mulheres, da juventude, de trabalhadoras do sexo, minorias sexuais, pessoas com deficiência, indígenas, entre outros.

As discussões, que contaram também com representantes do governo, tiveram como objetivo produzir a Declaração Sócio-Laboral do Mercosul, documento que reconhece a sociedade civil como protagonista na construção de direitos e define princípios e diretrizes que permitem aos trabalhadores cobrar por seu cumprimento.  

“Entre as questões discutidas pode-se ressaltar o direito ao trabalho decente, o combate ao trabalho infantil e a criação de uma zona franca social, que possibilite identidade única para os cidadãos dos países do Mercosul”, contou Walmir Damasceno.

Comentários