Projeto Equoterapia estimula desenvolvimento de pessoas com deficiência

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 30/07/2015

O prefeito Chico Brito e a equipe da Secretaria de Assistência Social visitaram na sexta-feira (17/7), em Itapecerica da Serra, a Associação de Equoterapia Texas Ranch, com a qual a Prefeitura de Embu das Artes firmou um convênio há 5 meses para o atendimento de 30 pessoas com necessidades especiais do município. Elas vão semanalmente ao local, transportados gratuitamente pela Prefeitura, que os levam a partir de suas residências e trazem de volta.

O “Projeto Equoterapia” atende crianças e adultos que integram órgãos e projetos ligados às secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, como o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), Projeto Desenvolver, Projeto Fofito e o Centro Educacional Armando Vidigal.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências intelectuais.

A interação do praticante com o cavalo, incluindo os cuidados preliminares, desde a chegada às baias para a retirada do cavalo, a escovação do animal, limpeza de casco e encilhamento; os primeiros contatos de aproximação, como chegar a um animal de grande porte, respeitando suas características de doma; os princípios da equitação, como montar, o uso das rédeas, estribos, assento; e o manuseio final, desencilhamento, escovação final, alimentação (comida e água) e volta às baias, promovem o desenvolvimento de novas formas de socialização, de autoconfiança, e de autonomia, de melhoria da autoestima e da autoimagem.

“Terminamos a fase de adaptação do projeto”, declarou a secretária de Assistência Social, Roberta dos Santos. “Hoje podemos dizer que ele é permanente e duradouro e já está consolidado para levarmos para Embu das Artes, com respaldo da boa avaliação dos pais, que sentem a evolução e o sucesso de suas crianças após a terapia”.

Chico Brito destacou o desafio de educar a pessoa com deficiência e parabenizou a dedicação e a responsabilidade dos pais.

Desde que assumiu a Prefeitura, em 2009, o prefeito se comprometeu a ampliar o atendimento à pessoa com deficiência no município e, após ouvir dos pais sobre os benefícios que suas crianças têm recebido, ficou convencido do êxito do trabalho desenvolvido. “É uma semente que estamos cultivando, pois o objetivo é implantar o projeto em nossa cidade”.  

Em seguida, Chico Brito e sua comitiva acompanharam uma aula prática com os atendidos.

Mães confirmam desenvolvimento

A mãe de Giovanna, de 6 anos, descreveu a evolução da sua filha, depois que iniciou a terapia. “Ela está com uma postura melhor, aprendeu a caminhar e dorme bem”, disse Adriana Merces Amarans.

Já Montserrat, 43 anos, adquiriu mais equilíbrio, autonomia e respira com mais desenvoltura, ato que era mais dificultoso antes. “Estou contente, ela consegue até respirar profundamente, antes não o fazia”, afirmou a mãe, Bárbara Wacker. 

Sobre a Texas Ranch

Há oito anos a Associação de Equoterapia Texas Ranch oferece serviço de equoterapia e conta com uma equipe multidisciplinar, que atua dentro do sistema equoterápico, trabalhando a coordenação motora, o cognitivo, além do âmbito familiar e a inclusão social.

Hoje atende 70 crianças, em convênio com duas Prefeituras (Embu das Artes e Itapecerica da Serra).

Comentários