Campanha de vacinação contra a paralisia infantil será de 15 a 31 de agosto em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 30/07/2015

De 15 a 31/8 acontece a Campanha Nacional de Atualização de Carteira Vacinal para crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. O foco da campanha é a vacina contra a paralisia infantil (poliomielite), mas quem precisar, poderá atualizar a caderneta de vacinação. Os responsáveis devem procurar as unidades de saúde da cidade das 8 às 17h. Após esse período, as vacinas continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.

Também estarão disponíveis a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba), e a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, influenza e hepatite B). O objetivo é manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo.  A meta da campanha é vacinar 95% das 17.409 crianças do município. 

O dia 15/8 será o Dia D da campanha. Os postos de saúde estarão de plantão para vacinar as crianças das 8 às 17h. Nos bairros Votorantim, Taima e Jd. Batista, haverá postos volantes circulando das 13 às 17h. As escolas municipais E.M. Nei Magali (Avenida Esco, 751 – Jd. Magali), Creche AEB Associação Evangélica Betel (Rua Ilha Comprida, 201 – Jardim das Oliveiras) e E.M. Rosa Cirelli dos Santos (Rua das Margaridas, 100 – Jd. Santa Barbara) também estarão abertas para a campanha das 8 às 17h.

Carteira de vacinação online 

O Ministério da Saúde lançou um aplicativo gratuito que funciona como uma carteira de vacinação eletrônica: a partir da idade e do registro das imunizações já realizadas, o programa emite alertas sobre as próximas vacinações. Todas as vacinas oferecidas pelo SUS estão cadastradas e é possível registrar até 10 carteiras de vacinação diferentes. Quem quiser pode baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android, IOS, Windows, Blackbarry e Web Mobile. 

Sobre as doenças 

A poliomelite, ou paralisia infantil, é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

O sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. O principal sintoma da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

Comentários