Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Taboão participam de web jornal da EE José Roberto Pacheco

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 17/07/2015

web

Divulgação Alunos da rede estadual estiveram na Câmara Municipal para conhecer como funciona o Poder Legislativo

O plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra virou cenário do web jornal JP News, idealizado por alunos da Escola Estadual José Roberto Pacheco, situada no jardim Frei Galvão, nesta quinta-feira, 16. De forma dinâmica os estudantes entrevistaram vereadores e puderam aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do Legislativo.  

Desde 2013 o programa leva notícias por meio da internet para a comunidade escolar, pelo site http://jpnews-jp.blogspot.com.br/p/sobre-jpnews.html. Participaram da entrevista o presidente da Câmara, José Aparecido Alves e os vereadores Dr. Ronaldo Onishi e professor Moreira.

O web jornal JP News nasceu como um projeto piloto de um grupo de alunos da escola e atraiu a atenção da diretoria, que permitiu aos estudantes montar uma redação dentro da escola. De lá eles transmitem programas, fazem entrevistas e promovem uma ampla interação com professores, pais e outros estudantes. 

Quatro jovens com idade entre 12 e 16 anos compuseram a equipe técnica que gravou a edição do Jornal na Câmara Municipal. Carlos Rafael, Henrique Araújo Breno Vallesco e Khadeeja  Baloch se dividiram entre as funções de âncora, câmera e auxiliar técnico. Mas o projeto tem ao todo 16 estudantes envolvidos. 

 A redação do jornal conta com computadores e equipamentos que podem ser usados na edição de vídeos. A criatividade do grupo e o empenho dos estudantes para viabilizar a iniciativa despertaram a atenção dos vereadores que participaram da gravação. Integrantes da Escola do Legislativo da Câmara também acompanharam os trabalhos. 

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou os alunos pela promoção da cidadania e o interesse de conhecer mais sobre o funcionamento do Legislativo. Ao ser questionado falou para os jovens sobre as comissões internas da Casa e relatou que o principal papel dos vereadores é fazer leis e fiscalizar a sua aplicação. 

“Como presidente estou atuando para fortalecer as comissões internas e dar mais dinamismo ao trabalho da Casa. A Câmara está sempre aberta à participação popular, aos jovens e aos interessados em acompanhar de perto nosso trabalho. Esse projeto de vocês é muito positivo e quero convidar todos para participar das nossas sessões que a partir de agosto vão acontecer às terças-feiras pela manhã, a partir das 10 horas”, afirmou o presidente. 

O vereador Dr. Ronaldo Onishi não escondia a satisfação de receber os alunos da Escola José Roberto Pacheco.  Ele destacou as perguntas inteligentes e brilhantismo dos jovens durante questionamentos sobre a atuação dos vereadores. Aproveitou a oportunidade e falou de projetos de sua autoria como o que prevê trabalho de conscientização sobre autismo, de recolha dos animais domésticos mortos na cidade e a revitalização do Parque das Hortênsias.  

“É muito importante iniciativas como a de vocês. A política precisa dos jovens. É preciso conhecer e se envolver mais. Vocês estão de parabéns pelo interesse em saber mais sobre a Câmara. Foi muito agradável estar ao lado da professora Cleusa e dos alunos”, comentou Dr. Ronaldo Onishi.

Para o vereador professor Moreira a presença dos jovens no parlamento demonstra a importância da participação popular e mais ainda da participação dos jovens na política. Ele lembrou orientação recente da coordenadora do Disque Racismo na Alesp, que durante visita a Câmara alertou que é preciso despertar o interesse da juventude pela participação política.  

“O debate e a multiplicidade de idéias que a juventude permite é sempre muito positiva”, disse. 

A professora de sociologia Cleusa Rodrigues Gomes lembrou que o projeto foi criado pelos próprios alunos. Para ela a  iniciativa é boa e permite trabalhar cidadania e aprofundar o conhecimento sobre política. A professora elogiou diversas vezes a abertura da Casa de Leis para os estudantes e destacou o posicionamento democrático do presidente Cido.  

“A Câmara nunca esteve tão aberta para receber a população. Confesso que me surpreendi e ficamos todos muito felizes”, disse. 

“Nós viemos conhecer a Câmara. A proposta é entrevistar os vereadores de forma de dinâmica. Desde 2013 a gente tenta passar conhecimento aos jovens da escola. Não de uma forma tradicional, mas com interação”, conta Henrique Araújo, um dos idealizadores do projeto. Ele lembra que tudo começou com um trabalho de classe comum.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.