3ª idade traz frevo, samba, reggae, rock e pop na abertura jogos em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/07/2015

“A energia da melhor idade de Embu das Artes contagia à todos! Investir no idoso é isso, mais qualidade de vida. Muitas cidades fazem jogos competitivos, mas aqui não, pois todos vocês, de todas as cidades participantes, já são vencedores”. Com muita empolgação, o prefeito Chico Brito abriu, dia 14/7, a 11ª Edição dos Jogos Cooperativos, uma realização da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional através do Centro de Convivência do Idoso de Embu das Artes (CCI). A festa aconteceu no Ginásio Hermínio Espósito, no centro da cidade.

 “Os jogos foram criados para  mostrar às pessoas o que a melhor idade ainda pode fazer, que estão bem e que gostam de atividade física. Isso é investir na saúde”, falou o deputado Geraldo Cruz.

O prefeito Chico Brito lembrou que há anos atrás, a cidade só tinha um núcleo da terceira idade: “Hoje temos 24 núcleos espalhados por todos os cantos. Sabemos que é melhor investir em qualidade de vida e não apenas em remédios. Cuidamos e vamos continuar a cuidar de nossos idosos”, afirmou.

A abertura oficial foi realizada por participantes do CCI de Embu das Artes. Maria Gomes carregou a tocha olímpica, que representa a pureza da eterna juventude olímpica, e o juramento do atleta, que fala sobre às normas e às regras dos Jogos, espírito esportivo e glória ao esporte foi feito por Maria Scopel.

Embu das Artes preparou ainda uma apresentação de boas-vindas, que contou com a participação de idosos dos 24 núcleos da cidade, além do Batuca Lata, que usa instrumentos feitos de material reciclável. Na coreografia, um mix de dança cigana, jazz, capoeira e dança rítmica que levantou a platéia.

Com o tema “Resgatando Memórias”, a festa de início dos jogos deste ano foi acompanhada por aproximadamente 1.500 pessoas, e contou com apresentações das cidades participantes: Cajamar, Embu Guaçu, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi, Jarinu, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e a anfitriã, Embu das Artes. Muito samba, frevo, rock, sertanejo e música pop embalaram as coreografias de cada município. 

Ao todo, serão 450  atletas competindo em oito modalidades: voleibol feminino e masculino, coreografia mista, bocha, truco, dominó, basquete, dança de salão e oficinas artesanais. A realização dos jogos tem por objetivo incentivar a prática de esporte e lazer, promovendo mais saúde e qualidade de vida para a melhor idade e exaltar as lembranças, vivências e conquistas dos idosos ao longo da vida. 

À noite, as equipes alojadas na cidade, Embu-Guaçu, Jarinu, Francisco Morato e Cajamar, juntamente com atletas de Embu das Artes, participaram de um divertido sarau na Casa São Paulo Apóstolo. Muita música, poesia, depoimentos e agradecimentos especiais à Marilza Marques, professora de Educação Física que trabalha com os idosos do CCI, e é a idealizadora dos Jogos Cooperativos. 

“Estamos muito contentes com o resultado dessa bela abertura, foi um sucesso. Ontem, durante nosso sarau, Marli e Wilson, moradores de Cotia, representaram a cidade dançando para todos os presentes. Foi emocionante”, disse a coordenadora do CCI, Rosemari Lopes
Ana Maria, 76, mora em Jarinu e participa das atividades para a melhor idade em sua cidade há 1 ano. “Estou muito empolgada, é muito bom estar aqui”.

“Sempre me pergunto por quê não comecei antes. Hoje jogo vôlei, faço crochê, coral, passeios e gosto de tudo. Se não tivesse entrado nessas atividades, eu já estava em depressão”, disse Aparecida Alves Pires, 66, moradora de Embu-Guaçu.

“Faço dança sênior, cigana e rítmica. Me sinto muito bem desde que iniciei as atividades. Ficar só em casa não vale a pena”, falou dona Yvone Izarelli Oliveira, 83, moradora do Cercado Grande há 33 anos. 

Participaram Maria Teresa Ferreira, presidente do Fundo Social de Cajamar; Maria Cintra, vereadora de São Lourenço da Serra; Anderson Bruxão do Táxi, vereador de Itapevi; Pretinho, vereador de Cajamar; o deputado estadual Geraldo Cruz; Gideon, secretário adjunto de Assistência Social de Embu das Artes e os vereadores da cidade anfitriã João Leite, Rosana do Arthur, Clidão do Táxi e Edvânio Mendes.

Veja a programação de amanhã, quinta-feira, 16/7:
8h - Oficina Artesanal – Ginásio de Esportes Hermínio Espósito - Alameda Fernando Batista Medina, 120, Centro
8h - Jogos de Mesa – Casa São Paulo Apóstolo - Alameda Fernando Batista Medina, 578, Centro
14h - Encerramento – Parque Francisco Rizzo - Rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú
14h30 - Dança de Salão – Parque Francisco Rizzo

Comentários