Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Transporte Alternativo: Cooperpan é a nova cooperativa de Itapecerica da Serra

Por | 19/08/2010

018_350.jpg

Cooperpam ganha licitação em Itapecerica da Serra

A Prefeitura de Itapecerica da Serra divulgou nesta quinta-feira, 19 de agosto, no Diário Oficial da cidade,  que a Cooperativa Cooperpan venceu a licitação da concessão do serviço de transporte coletivo público da cidade.

A cidade de Itapecerica da Serra ficou há 15 anos com o transporte público exclusivo das peruas e dos ônibus da EMTU, onde duas cooperativas coordenavam o transporte e tudo era feito de maneira irregular e sem contrato. Por este motivo, o Tribunal de Contas do Estado obrigou a prefeitura a regularizar o serviço.

Com essa publicação, os condutores que trabalham nas 134 peruas que compõem 17 linhas e transportam 20 mil passageiros por dia precisam se filiar a Cooperpam que só assume o transporte na cidade depois do contrato assinado. “Hoje, são filiados a algumas cooperativas do município. Agora eles devem se filiar na empresa Cooperpan que venceu a licitação, afinal será uma empresa só”, explicou João Pereira, secretario de Segurança, trânsito e transportes.

O prefeito Jorge Costa depois de muitas reivindicações dos condutores garantiu a oportunidade de formação de outra cooperativa, que foi apresentada no final de maio nomeada COOPERTAIS (Cooperativa de Transporte Alternativo de Itapecerica da Serra), mas com isso, definiu como prazo 180 dias para a entrega de alguns requisitos, tais como: bilhetagem eletrônica, frota nova de veículos, transporte de idosos, entre outros.

Mas segundo o secretário João Pereira os condutores não conseguem cumprir todos os requisitos propostos pelo prefeito no prazo estipulado. “Eles só tem os carros, que não apresentam nenhuma condição de trafegar, não carregam deficiente físico como determina a lei, não conseguiram implantar bilhetagem eletrônica, não possuem jurídico e não conseguem fazer o financiamento para novos veículos”, afirmou.

Questionado sobre o destino dos perueiros que trabalham durante anos na cidade, o secretário disse confiante a reportagem do Jornal na Net que não acredita no desemprego dos condutores. “Eles precisam corresponder a todos os requisitos propostos pela cooperativa, com isso conseguirão trabalhar com mais segurança”, finalizou.

A Cooperpan é uma cooperativa com mais de 1.200 cooperados e que opera mais de 85 linhas na zona sul de São Paulo

Foto: Reprodução

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.