Prefeito Fernando Fernandes visita CooperZagati e reitera parceria

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/06/2015

O prefeito Fernando Fernandes visitou, no dia 16 de junho, a CooperZagati, que fica localizada no Parque Industrial das Oliveiras, Taboão da Serra, e  que realiza, com seus 24 cooperados, um importante serviço de coleta seletiva.

A instituição recolhe cerca de 200 toneladas de material em mais de 40 pontos de coleta no município, tais como: condomínios, hospitais, empresas e porta a porta. Deste total, a cooperativa estima que 70 toneladas são reaproveitadas. 

Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa. “O trabalho que a CooperZagati realiza na nossa cidade é extremamente fundamental para construirmos um mundo mais sustentável. Com isso, a nossa administração reconhece essa importância e vem colaborando com a cooperativa”, disse. 

No início de 2013, vale lembrar que a cooperativa estava em estado de abandono, com documentação jurídica e fiscal toda irregular, com o galpão tendo necessidade de adequações no projeto, toneladas de acúmulo de material deteriorado, alagamento, que causou a perda de materiais, e com apenas sete cooperados, que, à época, recebiam menos de R$ 200,00 por mês. 

Visando mudar este panorama, a Prefeitura empreendeu obras no galpão através de parcerias com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e Abipla (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins). Além disso, câmeras de monitoramento foram instaladas através da parceria do Instituto Coca Cola. Com relação à capacitação, os cooperados foram comtemplados pela parceria com o Instituto Ecoar. Para atingir estes objetivos, a Secretaria de Habitação tem investido intensamente no trabalho social com os cooperados. 

A realidade hoje é outra. A Cooperativa vende os produtos para grandes empresas, com parceria da Rede Verde Sustentável e este mês já realizou sua primeira venda para outros países, tais como a China e a Índia. O crescimento da organização faz com que cada cooperado receba acima de um salário por mês. A Secretaria de Habitação planeja também a ampliação dos pontos de coleta e do número de cooperados visando contribuir cada vez mais para o meio ambiente, uma vez que os materiais não são encaminhados para o aterro sanitário. 

Janoária Queiroz, assessora técnica de gabinete ressalta a iniciativa. “Os técnicos da Secretaria de Habitação participam de diversos encontros sobre o tema e sempre recebem elogios por todas as cooperativas da região por conta do trabalho desenvolvido, além de que Taboão da Serra é a única cidade que tem a Prefeitura parceira da Cooperativa”, disse. 

A presidente da Cooperzagati, Vanessa de Paula, agradeceu a visita do prefeito e destacou o auxílio do Executivo. “A parceria que nós temos com a Prefeitura é muito valiosa, pois ela nos ajuda com toda a infraestrutura que a gente precisa. Tudo isso faz com que a gente trabalhe com mais confiança”, destacou. 

Para Isabela Cristina Pires, de 46 anos, moradora do Parque Pinheiros e que é uma das cooperadas, é uma satisfação contribuir para um mundo mais sustentável. “O meu trabalho aqui é no setor de triagem de tudo o que é coletado e que pode ser reaproveitado. É muito gratificante saber que estou ajudando para um mundo melhor e evitando, por exemplo, que haja enchentes”, explicou. 

Comentários