Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Itapecerica mudam de opinião sobre aumentar o número de cadeiras na Câmara de 12 para 17

Por Gabrielly Sousa | 24/06/2015

vereadores

Rodrigo Lopes Sessão agitada na Câmara de Itapecerica da Serra

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23, grande parte dos vereadores mudaram de opinião sobre a lei orgânica aprovada em 2014, que aumentaria o número dos vereadores eleitos em 2016 para 17 vagas. Tudo começou devido a manifestação feita pelo munícipe, conhecido como Canibal, que sempre está presente nas sessões com suas mensagens polêmicas pintadas em uma espécie de banner pendurado em seu corpo, contra a administração ou para atingir determinados alvos. Dessa vez, uma de suas  mensagens na parte da frente  que dizia " Vereadores com medo de perder as eleições em 2016 aumentaram cadeiras de 12 para 17" chamou os holofotes, levando os vereadores a discussão. As moções em favor das reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foram aprovadas e serão enviadas ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmim. Mais uma vez, muitos vereadores foram à tribuna, a sessão foi longa e o plenário estava cheio.

Inscrito para fazer o uso da palavra, o vereador Ernandes fez um pedido para o secretário de educação, João Valério, para fazer um acompanhamento especial na E.M Brinco de Princesa, onde de acordo com o vereador, o esgoto corre à céu aberto e de forma irregular, e que o espaço se encontra em péssimo estado."As mães e as crianças estão pisando em esgoto, não dá pra tolerar. Além disso, o mato foi cortado e está todo espalhado. Estão dizendo que ratos, baratas e cobras estão entrando lá", alegou o vereador, cobrando o secretário para que visite o local.

O vereador elogiou o trabalho correspondido por parte da empresa responsável pela iluminação do município, a Engeluz, porém, afirmou que ainda existem vielas e ruas completamente "nas trevas", como nas ruas La Paz, Equador, Buenos Aires, entre outras. Sobre Canibal, Ernandes disse que o cidadão está certo por fazer sua política e que fez um pedido para o advogado da Casa e pro presidente Alex Pires, para baixar o número de cadeiras na Câmara, mas segundo o vereador, Canibal já tinha aprovado a decisão das 17 vagas.

Em cima do discurso feito pelo vereador Ernandes sobre as regiões que ainda estão sem iluminação, o também vereador Hércules da Farmácia, informou ter ido fazer um telefonema para a Engeluz durante a sessão, onde foi atendido por um funcionário que disse que a culpa do problema é da Eletropaulo,  dizendo: "A equipe da Engeluz esteve nos locais e fez todas as vistorias. O problema vem de um tranaformador da Eletropaulo. Enviamos um e-mail, mas até agora não houve o retorno".

Há muito tempo, o vereador Dr. José Martins não fazia o uso da palavra na tribuna por estar afastado dos serviços e declarou estar bastante contente pela oportunidade. Martins elogiou o comportamento pacífico de Canibal. "É por isso que eu venho à tribuna, acho que temos que nos atentar à mensagem feita pelo Canibal. Essa mensagem pode ser apenas a ponta do 'iceberg' do que pensa a sociedade sobre o adiantamento dessa reforma política. Vamos nos desembroçar sobre a questão e rever nossa posição", enfatizou o vereador. Para o vereador, a câmara está sempre antenada com o congresso nacional e lembrou que Itapecerica sempre se antecipa em promover grandes projetos de reformas políticas, como a lei da Ficha Limpa.

O vereador Cícero Costa falou das diversas regiões que não receberam a iluminação pública, precisamente no Jardim Jacira. Cícero também alertou os problemas da Chácara do Mel, dizendo que existe um "entrave" entre os servidores e os moradores, que até o momento não foi feito nada naquela região.

Sangue Bom também comentou sobre a escola Brinco de Princesa, apelidando de "Brinco da Vergonha". Sangue diz ter feito um requerimento pedindo informações sobre o valor do almoço no almoxarifado da prefeitura e que até agora não recebeu respostas. O vereador ainda parabenizou o presidente Alex Pires pela atitude de marcar uma audiência pública que fará a prestação de contas do  primeiro semestre. "Parabéns pela atitude, pela maneira  de conduzir esta Casa com transparência", disse o vereador.

Sobre o aumento do número de vereadores, Sangue Bom afirmou que vai votar no projeto pra diminuir para 9 o número de cadeiras. Por fim, o vereador fez uma séria denúncia, após ter ido visitar o cemitério Recanto do Silêncio. Em fotos anexadas, mostrava que no local, diversos caixões com restos mortais estavam jogados, o que comoveu um grande espanto dos demais vereadores.

Novamente sendo o último a falar e encerrando a sessão, o presidente Alex Pires, pediu para que Canibal se aproximasse à frente para fazer uma análise melhor da mensagem, dizendo que, se for possível, votará em favor de apenas 9 vagas, assim como Sangue Bom, ou manter os 12 lugares. Alex voltou a falar em relação a iluminação da Vila Geni, cobrando o bom senso do prefeito Chuvisco: "Faz quatro sessões que eu estou usando essa tribuna e até agora, o prefeito nem tocou no assunto. Eu quero ter uma resposta", disse o vereador que, em seguida, fez diversas cobranças para o prefeito. Em defesa ao vereador Sangue Bom sobre o corte do almoço dos funcionários do almoxarifado, Pires disse que é um efeito de "politicagem". "Não venham falar pra mim que nós temos que debater com Sangue Bom só por ele ser da oposição, aqui somos 12 vereadores", falou o presidente.

As moções de apoio 30/15 e a de apelo 31/15, serão enviadas ao secretário de habitação e também para o governador do estado, Geraldo Alckmim, onde solicita atender as reivindicações dos integrantes do MTST de Itapecerica da Serra. Além dos requerimentos, os projetos de lei 1.622/15 e 1.616/15, foram aprovados por unanimidade em votação.

O presidente Alex Pires, convidou todos os munícipes para participarem da audiência pública que disponibilizará a relação geral da prestação de contas relativas ao primeiro semestre de 2015, tudo e aonde o que foi gasto as verbas do município. Vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 29, às 15, na Câmara.


18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.