Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Itapecerica mudam de opinião sobre aumentar o número de cadeiras na Câmara de 12 para 17

Por Gabrielly Sousa | 24/06/2015

vereadores

Rodrigo Lopes Sessão agitada na Câmara de Itapecerica da Serra

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23, grande parte dos vereadores mudaram de opinião sobre a lei orgânica aprovada em 2014, que aumentaria o número dos vereadores eleitos em 2016 para 17 vagas. Tudo começou devido a manifestação feita pelo munícipe, conhecido como Canibal, que sempre está presente nas sessões com suas mensagens polêmicas pintadas em uma espécie de banner pendurado em seu corpo, contra a administração ou para atingir determinados alvos. Dessa vez, uma de suas  mensagens na parte da frente  que dizia " Vereadores com medo de perder as eleições em 2016 aumentaram cadeiras de 12 para 17" chamou os holofotes, levando os vereadores a discussão. As moções em favor das reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foram aprovadas e serão enviadas ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmim. Mais uma vez, muitos vereadores foram à tribuna, a sessão foi longa e o plenário estava cheio.

Inscrito para fazer o uso da palavra, o vereador Ernandes fez um pedido para o secretário de educação, João Valério, para fazer um acompanhamento especial na E.M Brinco de Princesa, onde de acordo com o vereador, o esgoto corre à céu aberto e de forma irregular, e que o espaço se encontra em péssimo estado."As mães e as crianças estão pisando em esgoto, não dá pra tolerar. Além disso, o mato foi cortado e está todo espalhado. Estão dizendo que ratos, baratas e cobras estão entrando lá", alegou o vereador, cobrando o secretário para que visite o local.

O vereador elogiou o trabalho correspondido por parte da empresa responsável pela iluminação do município, a Engeluz, porém, afirmou que ainda existem vielas e ruas completamente "nas trevas", como nas ruas La Paz, Equador, Buenos Aires, entre outras. Sobre Canibal, Ernandes disse que o cidadão está certo por fazer sua política e que fez um pedido para o advogado da Casa e pro presidente Alex Pires, para baixar o número de cadeiras na Câmara, mas segundo o vereador, Canibal já tinha aprovado a decisão das 17 vagas.

Em cima do discurso feito pelo vereador Ernandes sobre as regiões que ainda estão sem iluminação, o também vereador Hércules da Farmácia, informou ter ido fazer um telefonema para a Engeluz durante a sessão, onde foi atendido por um funcionário que disse que a culpa do problema é da Eletropaulo,  dizendo: "A equipe da Engeluz esteve nos locais e fez todas as vistorias. O problema vem de um tranaformador da Eletropaulo. Enviamos um e-mail, mas até agora não houve o retorno".

Há muito tempo, o vereador Dr. José Martins não fazia o uso da palavra na tribuna por estar afastado dos serviços e declarou estar bastante contente pela oportunidade. Martins elogiou o comportamento pacífico de Canibal. "É por isso que eu venho à tribuna, acho que temos que nos atentar à mensagem feita pelo Canibal. Essa mensagem pode ser apenas a ponta do 'iceberg' do que pensa a sociedade sobre o adiantamento dessa reforma política. Vamos nos desembroçar sobre a questão e rever nossa posição", enfatizou o vereador. Para o vereador, a câmara está sempre antenada com o congresso nacional e lembrou que Itapecerica sempre se antecipa em promover grandes projetos de reformas políticas, como a lei da Ficha Limpa.

O vereador Cícero Costa falou das diversas regiões que não receberam a iluminação pública, precisamente no Jardim Jacira. Cícero também alertou os problemas da Chácara do Mel, dizendo que existe um "entrave" entre os servidores e os moradores, que até o momento não foi feito nada naquela região.

Sangue Bom também comentou sobre a escola Brinco de Princesa, apelidando de "Brinco da Vergonha". Sangue diz ter feito um requerimento pedindo informações sobre o valor do almoço no almoxarifado da prefeitura e que até agora não recebeu respostas. O vereador ainda parabenizou o presidente Alex Pires pela atitude de marcar uma audiência pública que fará a prestação de contas do  primeiro semestre. "Parabéns pela atitude, pela maneira  de conduzir esta Casa com transparência", disse o vereador.

Sobre o aumento do número de vereadores, Sangue Bom afirmou que vai votar no projeto pra diminuir para 9 o número de cadeiras. Por fim, o vereador fez uma séria denúncia, após ter ido visitar o cemitério Recanto do Silêncio. Em fotos anexadas, mostrava que no local, diversos caixões com restos mortais estavam jogados, o que comoveu um grande espanto dos demais vereadores.

Novamente sendo o último a falar e encerrando a sessão, o presidente Alex Pires, pediu para que Canibal se aproximasse à frente para fazer uma análise melhor da mensagem, dizendo que, se for possível, votará em favor de apenas 9 vagas, assim como Sangue Bom, ou manter os 12 lugares. Alex voltou a falar em relação a iluminação da Vila Geni, cobrando o bom senso do prefeito Chuvisco: "Faz quatro sessões que eu estou usando essa tribuna e até agora, o prefeito nem tocou no assunto. Eu quero ter uma resposta", disse o vereador que, em seguida, fez diversas cobranças para o prefeito. Em defesa ao vereador Sangue Bom sobre o corte do almoço dos funcionários do almoxarifado, Pires disse que é um efeito de "politicagem". "Não venham falar pra mim que nós temos que debater com Sangue Bom só por ele ser da oposição, aqui somos 12 vereadores", falou o presidente.

As moções de apoio 30/15 e a de apelo 31/15, serão enviadas ao secretário de habitação e também para o governador do estado, Geraldo Alckmim, onde solicita atender as reivindicações dos integrantes do MTST de Itapecerica da Serra. Além dos requerimentos, os projetos de lei 1.622/15 e 1.616/15, foram aprovados por unanimidade em votação.

O presidente Alex Pires, convidou todos os munícipes para participarem da audiência pública que disponibilizará a relação geral da prestação de contas relativas ao primeiro semestre de 2015, tudo e aonde o que foi gasto as verbas do município. Vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 29, às 15, na Câmara.


20/06/2018

Pré-candidatura de Aprígio a deputado estadual é oficializada em Taboão da Serra

Em evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em Taboão da Serra, o...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

17/06/2018

Jones Donizette deixa secretaria para coordenar campanhas

Homem forte do governo do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, o secretário de Tecnologia e...

16/06/2018

Joice Silva, Érica Franquini e Cido da Yafarma recebem título de Embaixadores

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva, a vereadora Érica Franquini e o vereador...

15/06/2018

Ex-ministro Marcos Pereira visita Taboão e reforça aliança entre PRB e PSDB

O presidente nacional do PRB, e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior, Marcos Pereira,...

15/06/2018

Vereador Dr. André da Sorriso faz blitz de incentivo à doação de sangue

Nesta quinta-feira  (14) o vereador Dr. André Egídio  e sua equipe promoveram uma blitz de...

14/06/2018

Chuvisco convida população para lançamento de sua pré-candidatura

O ex-prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, realiza o lançamento...

14/06/2018

Aprígio lança pré-candidatura a estadual com a presença de Álvaro Dias

Aprígio anunciará sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de São Paulo durante o I encontro...

14/06/2018

Deputada Analice apresenta PL que garante 30h para a enfermagem

Como vice-presidente da Assembleia, a deputada estadual Analice Fernandes deu entrada em um...

21/06/2018

Corpo aguarda identificação no IML para não ser sepultado como indigente

O corpo de um homem que foi assassinado na última sexta-feira (15) em Juquitiba está sem...

21/06/2018

Educadores participam de reunião pedagógica do Projeto Escola Arteris

O Projeto Escola e o Programa Viva Meio Ambiente, desenvolvidos pela Arteris Régis...

21/06/2018

Campo da Vila Iase começa a ser preparado para implantação do gramado sintético

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura de Taboão serra iniciou...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.