Taboão da Serra terá nova arena multiuso com 7 mil m²

Por Assessoria de Imprensa | 23/06/2015

A cidade de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, terá uma nova Arena Multiuso. O empreendimento ficará localizado na Estrada Tenente José Maria da Cunha, no Jardim Record, e terá uma área útil de 7 mil metros quadrados. Para sua construção, o município contou com a ajuda da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, que aprovou um financiamento de R$ 10 milhões para a obra. 

As primeiras parcelas do desembolso já foram liberadas pela instituição estadual. De acordo com o projeto de investimento da prefeitura, a arena contará com pista de atletismo e área para a prática de outros esportes olímpicos. Além disso, haverá espaço para a realização de eventos ao ar livre, arquibancada, ginásio coberto, restaurantes, centro de compras e convenções, espaços de convivência e estacionamento. A ideia é que o local receba eventos culturais, esportivos e sociais.

Linhas de crédito 

Atualmente, a Desenvolve SP trabalha com sete linhas de financiamento voltadas a municípios do Estado de São Paulo.  Essas linhas se destinam à criação de projetos de sustentabilidade ambiental; infraestrutura de arenas multiuso; adequação e construção de distritos industriais; construção de centros agropecuários de distribuição e abastecimento; melhorias na iluminação pública; obras de pavimentação urbana e de estradas vicinais e projetos de modernização da administração municipal.

“Arenas como a que será construída em Taboão da Serra são importantes para o desenvolvimento dos municípios como um todo. Além de incentivar a prática esportiva e o lazer, ajudam a promover a cultura e permitem a realização de eventos como congressos e conferências que, posteriormente, podem trazer outros investimentos para as cidades”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP. 

Em seis anos de existência, a instituição já desembolsou R$ 1,8 bilhão em financiamentos para o desenvolvimento de todo o Estado de São Paulo. O setor público é responsável por demandar 14% desses recursos para investimentos em infraestrutura dos municípios. O restante, 86%, foi destinado para a expansão e modernização das pequenas e médias empresas.

Como acessar 

O site da Desenvolve SP possui uma área dedicada exclusivamente aos financiamentos voltados aos municípios. Por meio dela (www.desenvolvesp.com.br/municipios) é possível conhecer as opções de financiamento disponíveis e também realizar uma simulação. As taxas de juros partem de 0,60% ao mês (+IPCA) e os prazos são de até seis anos.  Os interessados devem apresentar Carta Consulta devidamente preenchida para análise da Desenvolve SP. 

No caso de aprovação do projeto, se iniciará os procedimentos para que se apresente toda a documentação necessária para análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que avalia a capacidade de endividamento do município. Para facilitar o processo, os municípios podem oferecer cotas de ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia da operação.

Comentários