Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Movimento MTST marca presença na sessão ordinária da Câmara de Itapecerica

Por Gabrielly Sousa | 17/06/2015

sessao

Rodrigo Lopes Vereadores apoiam o movimento MTST e discutem os problemas da cidade

Os integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) se reuniram em frente a Câmara de vereadores em protesto pela moradia, na sessão desta terça-feira, dia 16. Os moradores do terreno ocupado nos Jardins Idemori e Recanto Primavera foram reivindicar seus direitos para não serem despejados do local e pediram apoio dos vereadores. Apenas uma parte das pessoas, precisamente mulheres com crianças, idosos e organizadores do movimento puderam entrar no plenário para acompanhar a sessão, enquanto a grande parte ficou do lado de fora. Além disso, os vereadores debateram sobre a qualidade do transporte público administrado pela empresa EMTU-Miracatiba, Kit escolar e iluminação pública no município. A sessão começou com atraso e teve duração longa até às 22h, por conta da manifestação e também pelo motivo de muitos vereadores fazerem o uso da palavra na tribuna.  

O vereador Hércules da farmácia agradeceu o prefeito Chuvisco pelas indicações atendidas. Uma delas, a retirada e a realização da venda de sucatas do almoxarifado da prefeitura, no bairro do Jardim Marilu e do Delfim Verde.  O vereador novamente fez o pedido para a Miracatiba mudar o destino do ônibus sentido Cotia, que sai do Jardim São Marcos, pra poder passar no Itinerário do Jardim Sampaio. "A Miracatiba põe linhas onde há lucro pra ela, isso está errado", disse o vereador que, logo em seguida, complementou: "A EMTU não deixa entrar outra empresa aqui, e o monopólio sempre fica com a Miracatiba". O vereador citou que a escolha do kit escolar veio através de uma licitação feita pelos órgãos públicos, e a melhor empresa qualificada é quem fornece, não existindo nenhum tipo de irregularidade nos documentos, que é de extrema transparência.  

O governo do Estado está construindo uma penitenciária para menores de idade, a Fundação Casa, em Itapecerica, e isso não agradou o vereador Hércules. Segundo o vereador, o governo deveria construir uma alça de acesso ao rodoanel e não mais um presídio na região, colocando a culpa em cima do governador, por fazer mais uma obra sem a permissão da prefeitura do município.  

Sangue Bom comentou sobre o seu requerimento que pede mais atenção e auxílio, pelo fato da baixa temperatura, para os moradores de rua localizados nos arredores do Santuário N.S. dos Prazeres e Divina Misericórdia, no largo da Matriz. Já em relação ao kit escolar municipal, Sangue levou à tribuna o kit fornecido pelo governo do Estado e o comparou com o da prefeitura, dizendo que a qualidade dos materiais da rede estadual é superior ao da rede municipal. Segundo o vereador, o kit foi super faturado.  

O professor Ernandes agradeceu às indicações atendidas, que solicitava a limpeza nas ruas Colômbia e Peru, e o recapeamento que está sendo feito nas ruas do Valo Velho. O Vereador comunicou que um semáforo vai ser instalado em até 90 dias na Av. XV de Novembro, na altura do número 2.030, decisão tomada após uma reunião realizada com o prefeito e com o pastor  Márcio." Pra quem esperou tantos anos, 90 dias eu acho que não é um prazo tão extenso. Vai ajudar muita gente", disse Ernandes. A Sabesp foi criticada pelo vereador. "A Sabesp vem fazendo um péssimo trabalho aqui na nossa cidade", contestou Ernandes pelas tubulações mau feitas e vazamentos constantes. 

Jonas Feijó usou a tribuna para agradecer o prefeito Amarildo Chuvisco pela iluminação que vem sendo instaladas em vielas e escadões da região, além das pavimentações nos Jardins Santa Júlia e Jacira. Sobre o transporte da empresa Miracatiba, o vereador pediu mais fiscalização em cima da administração, indicando que se faça uma audiência pública para discutir a melhoria do transporte. "Os munícipes estão cansados de 'penar', eles sofrem diariamente com o transporte ministrado pela Miracatiba", disse o vereador, alegando que sempre é parado nas ruas e ouve pessoas dizendo que estão completamente insatisfeitas com a qualidade da linha. Feijó falou que o problema está em toda a cidade, principalmente nos bairros da Chácara do Mel, Serra Linda, Horizonte Azul, entre outros. Complementou dizendo: "A Miracatiba, infelizmente, não está dando a atenção aos moradores que necessitam e merecem. Estamos no século XXI, tem que melhorar o transporte e não piorar". 

Sendo morador e vizinho dos alojamentos do MTST no Jardim Idemori, o vereador Zé Hélio acompanha de perto a vida dos moradores daquela região e diz apoiar totalmente as manifestações. Em breve, Zé Hélio, juntamente com os vereadores da Casa, fará uma moção de apelo para ser enviado ao governador Geraldo  Alckmin. "Nunca fui contra esse movimento e nunca serei, podem ter certeza", afirmou o vereador. Também agradeceu ao prefeito pelos recapeamentos realizados em diversas ruas, além das iluminações que vem sendo instaladas, lembrando que ainda há muitos lugares à receberem iluminação. 

Segundo o presidente da Câmara, Alex Pires, em cima do discurso feito pelo vereador Hércules, a construção da Fundação Casa no município foi feita pelo governo do estado, porém, contou com a liberação do prefeito Chuvisco para que a obra fosse realizada. Disse que, mesmo sendo do partido do governador (PSDB), criticou o fato de ter mais uma cadeia instalada, ao invés de construir o centro do IML e um Corpo de bombeiros na cidade. “O prefeito Chuvisco deu a autorização para que essa obra começasse. ’Pau que bate em Chico, bate em Francisco’, se o PSDB deve, PMDB também, pois liberou a obra”, ressaltou o vereador, dizendo que a construção é de responsabilidade do órgão municipal e estadual. 

Sobre a iluminação do bairro da Vila Geni, Alex ainda cobra o prefeito para que as instalações sejam realizadas. “Essa resposta eu tenho certeza que vai ser positiva, o senhor [prefeito Chuvisco] esteve comigo, prometeu e não dá pra voltar atrás, mas eu confio em você, tenho certeza que estará nos atendendo”, disse o presidente. Por fim, o vereador concordou com Jonas Feijó e disse que é a favor que se faça uma audiência pública para ser deliberada a questão do transporte.  

Todos os vereadores saudaram os manifestantes do MTST, parabenizando o movimento pacífico, que servirá de exemplo para outros protestos, deste modo, sempre terá o apoio da Casa. Após a sessão, a comissão do movimento se reuniu com o presidente da Câmara, Alex Pires, para discutir sobre as reivindicações dos trabalhadores sem teto. 

Os projetos de lei de autoria do vereador Cícero Costa, e uma de Antônio Trolesi, se referindo às denominações de ruas e alterações de logradouro público foram aprovadas. 

Welbi Maia Brito

A instalação de uma unidade da Fundação Casa ou de um presídio sempre causam descontentamento. Mas elas precisam ser feitas em algum lugar. Pior seria se o governador não determinasse a construção da unidade e enfrentar superlotação nas existentes depois.

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

24/05/2017

Vereadores aprovam estudo sobre vale-transporte e dissídio dos servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira,...

23/05/2017

Juiz mantém decisão que obriga prefeitura a administrar cemitérios de Embu

O juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy negou...

22/05/2017

Embu é a cidade da região que mais recebe recursos do governo do Estado

Nos primeiros meses de 2017 Embu das Artes vem consolidando sua posição como a cidade da região...

19/05/2017

Lei da deputada Analice Fernandes protege mulher vítima de violência

Lei de autoria da deputada estadual Analice Fernandes de proteção a mulher vítima de violência...

19/05/2017

Comunidade japonesa homenageia Dr. Onishi por vitória na eleição em Taboão

O vereador de Taboão da Serra, Dr. Ronaldo Onishi, foi homenageado com diploma de Honra ao...

18/05/2017

Delação de donos da JBS envolvendo presidente agrava crise política no Brasil

O país amanhece perplexo com mais uma delação de corrupção. Desde vez a denúncia é de que o...

16/05/2017

Vereador afirma que roubos em Embu acontecem pra prejudicar Ney Santos

Os roubos e furtos a equipamentos públicos como creches, Unidades Básicas de Saúde e escolas...

16/05/2017

Escola do Legislativo de Taboão ganha sala de aula para ministrar cursos

A Câmara Municipal de Taboão da Serra viveu uma noite histórica, nesta segunda-feira, 15,...

13/05/2017

Câmara de Taboão aprova lei que amplia licença maternidade para 180 dias

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos, na sessão do dia 9, o...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.