Escola Municipal em Itapecerica participa do Projeto Escola da Régis Bittencourt

Por Assessoria de Imprensa | 15/06/2015

O Projeto Escola da Régis Bittencourt realizou, na Semana do Meio Ambiente (de 1 a 3 de junho), atividades especiais para os alunos de duas escolas participantes. A Semana Nacional do Meio Ambiente contou com o engajamento de instituições públicas de ensino que participam do Viva Meio Ambiente, iniciativa de educação ambiental e cidadania desenvolvida em cinco estados brasileiros.

Na Escola Municipal Professora Lenice Lopes Simioni, em Itapecerica da Serra, cerca de 35 alunos participaram da Observação de Pássaros e puderam espalhar na Mata Atlântica as germinobolas, bolas construídas com húmus e argila para a colocação de sementes, produzidas pelos colaboradores da Autopista no dia anterior. As germinobolas podem ser colocadas por qualquer pessoa nas matas ciliares a rios e córregos, ajudando na preservação desses cursos d’água. Trata-se de uma atividade lúdica, que pode ser realizada por ações de educação ambiental com crianças e adolescentes dentro do Viva Meio Ambiente. 

Já na Emef Prof. Fernando Sérgio de Campos Machado, em Registro, os 340 alunos dos dois turnos participaram de plantio de mudas. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Junho Verde, iniciativa da Arteris, companhia de concessões rodoviárias responsável pela gestão de 3.250 km.

A empresa também está promovendo ações de conscientização voltadas aos colaboradores, assim como está acontecendo ao longo desse mês, na sede da Autopista Régis Bittencourt, em Registro. Na sede em Registro, por exemplo, foi realizada a atividade ‘Qual é o Bicho?’, com a participação de aproximadamente 80 pessoas, na qual moldes de gesso com pegadas de diferentes animais silvestres foram apresentados para os colaboradores. O desafio deles foi identificar qual é o animal. Seis pessoas acertaram e o ganhador foi premiado. 

“Todas as centenas de ações foram pensadas de acordo com a realidade dos estudantes para, desta forma, aumentem a consciência das crianças e dos adolescentes sobre a própria realidade. Biodiversidade, gestão da água, reaproveitamento de resíduos, alimentação saudável serão alguns dos temas trabalhados”, explica a coordenadora do Viva Meio Ambiente, Maria José Finardi.

As atividades foram desenvolvidas com assessoramento da equipe pedagógica do Viva Meio Ambiente, que realiza treinamentos periódicos com os professores envolvidos nos projeto. Materiais didáticos também são fornecidos. Parte das ações ultrapassa os muros das escolas e envolvem diversas faixas etárias. Os professores programaram gincanas, exibição de documentário, atividades de plantio de mudas e produção de alimentos, entre outros temas trabalhados. 

“O mundo está envolvido neste ano em uma grande reflexão sobre como adaptaremos nossa maneira de produzir, viver e consumir, de forma que nossa qualidade de vida não entre em conflito com a sustentabilidade. Contribuir neste processo é a proposta da ampla mobilização do Junho Verde”, afirma a diretora Jurídica e de Responsabilidade Social e Ambiental da Arteris, Maria Michielin.

Conhecer para preservar 

A Arteris vai desenvolver internamente uma série de oficinas em sua sede e nas concessionárias para despertar a consciência dos colaboradores sobre o Meio Ambiente por meio de ações lúdicas.

Em uma das frentes, o objetivo é estimular o conhecimento sobre a biodiversidade, com ações que visam apresentar a fauna e as plantas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Floresta das Araucárias (típica do Paraná). Em outra, serão desenvolvidas ações para aumentar a consciência sobre o consumo responsável dos recursos naturais e a preservação das florestas. 

Em uma das ações, os colaboradores mobilizados pelo Junho Verde vão participar de oficinas para a produção de germinobolas, Essa estrutura protege as sementes e permite que elas germinem. Essa massa representa uma alternativa ao plantio tradicional em vasos e não oferecem risco para proliferação da dengue, pois não há água exposta. 

“As rodovias representam um espaço de interação com o meio ambiente. As concessionárias precisam ter uma atitude responsável para colaborar na preservação do entorno. Para isso, a consciência ambiental precisa estar cada vez mais presente no dia a dia dos nossos colaboradores”, afirma Solange Garcia Carneiro, coordenadora de Meio Ambiente da Arteris. 

As equipes do Viva Meio Ambiente estarão engajadas nas oficinas e, posteriormente, atuarão como multiplicadores das ações junto às escolas participantes do projeto.

Comentários