Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu das Artes reduz pela metade o número de pessoas que sofrem de fome

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/06/2015

fome

Guego

Ocorreu na manhã de quinta-feira, 11/6, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, regida pelo tema “Comida de verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”. Com o objetivo de ampliar e fortalecer a promoção da soberania alimentar, garantir o direito à alimentação adequada saudável e assegurar a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a conferência atraiu profissionais, conselheiros e sociedade civil para a discussão. 

Segundo a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, graças à base que vem sendo construída há 14 anos, hoje é possível falar com propriedade sobre segurança alimentar em Embu das Artes: “É um grande prazer realizar essa Conferência. Graças a programas e projetos que vêm sendo desenvolvidos, desde 2001, quando o prefeito Chico Brito era secretário de Cidadania e Assistência Social, hoje temos um sistema de garantia de direitos na área de Segurança Alimentar e Nutricional”. 

Roberta também chamou atenção para a redução em 82% do número de pessoas consideradas em situação de subalimentação no país, após a implantação do Programa Fome Zero, do Governo Federal. E também, para o fato de Embu das Artes ter cumprido 2 dos 8 Objetivos do Milênio - reduzir pela metade a população que sofre de fome e a mortalidade infantil -,  antes do prazo estabelecido. 

O coordenador estadual do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma), babalorixá Odési, elogiou o trabalho que vem sendo realizado na cidade e chamou a atenção para a necessidade de respeitar as tradições alimentares dos povos: “O trabalho que vem sendo desenvolvido em termos de sustentabilidade e segurança alimentar, em Embu das Artes, é seguramente o melhor que eu conheço no Estado. Mais do que o aspecto religioso, a questão da alimentação faz parte das tradições, da identidade e da cultura povos de matriz africana, é algo diferenciado e precisa ser respeitado”. 

Em consonância com os eixos: comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito regional, estadual e nacional; e aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, pacto federativo, participação social e intersetorialidade, os conferencistas elegeram 15 propostas que serão apresentadas durante a 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, dia 12/6, em Mauá, e posteriormente ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). 

Participaram da conferência: os secretários Edson Bezerra (Gestão Democrática) e Sandra Fihlie (Saúde), o secretário adjunto de Assistência Social, Gideon Santos, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Francine Fortunato Coelho, o diretor de Segurança Alimentar e Nutricional, Paulo Cezar Martins Júnior, a coordenadora do Observatório de Políticas Sociais, Talita Bayona, e a presidente da Associação Comunitária Parque das Chácaras e Jardim da Luz, Maria do Socorro Araújo (Graça).

Conferência Regional ocorre em 12/6 

A 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada, dia 12/6, das 8 às 17h, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes (Rua Rio Branco, 183, Centro), em Mauá. O evento é aberto à população em geral e não necessita de inscrição prévia. Participe!

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

18/12/2017

PRF realiza Operação Dezembro Seguro na Régis Bittencourt

No dia 04 de dezembro a PRF deflagrou a operação Dezembro Seguro no município de Taboão da Serra...

18/12/2017

Prefeito Fernandes assina protocolo para adesão ao Movimento de Segurança

O prefeito Fernando Fernandes assinou o protocolo de intenção para Taboão da Serra aderir ao...

18/12/2017

Crianças portadoras do HIV terão novo medicamento com tecnologia inovadora

Crianças que vivem com o vírus HIV da aids, no Brasil, serão beneficiadas com a chegada de um...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.