Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores e superintendente do shopping Taboão debatem alça de saída para Embu

Por Sandra Pereira | 11/06/2015

alca

Sandra PereiraVereadores conversam e levam demanda da alça de saída do Shopping Taboão 

Os vereadores de Taboão da Serra se reuniram com o superintendente do shopping Taboão, Carlos Alcântara, na quarta-feira, 10, para tratar da construção alça de saída do shopping em direção a Embu das Artes. Os projetos executivos de construção da alça estão prontos e segundo o superintendente estão sendo submetidos aos órgãos competentes para realização das adequações necessárias. O shopping aguarda a liberação da licença ambiental pela Cetesb. Nos próximos meses deverá ocorrer uma reunião com integrantes da prefeitura, Arteris, ANTT, Ministério Público, representantes do shopping e da Câmara Municipal para tratar da questão.

De acordo com o superintendente o projeto funcional da obra foi protocolado em setembro de 2014 na Arteris. Depois disso a concessionária solicitou mudanças que foram aplicadas e submetidas a nova avaliação.

“Primeiro enviamos todos os projetos à Arteris. Fizemos as mudanças que pediram e veio posteriormente a necessidade da licença ambiental. Estamos aguardando isso. Já contratamos uma empresa especializada e aguardando os próximos passos. Claro que construir alça não é nossa expertise. É complexo e demanda tempo. Pra se ter uma idéia a alça deve ficar 7 metros acima da atual. Demanda tempo e investimento”, explicou, acrescentando que os proprietários do shopping estão dispostos a construir a alça.

O superintendente apresentou estudo mostrando que os benefícios que o shopping trouxe a Taboão, entre os quais a geração de emprego formal, ampliação da arrecadação, valorização imobiliária, entre outros. Ele também falou dos projetos de cunho social realizados pelo estabelecimento.

Durante a reunião os vereadores se comprometeram a ajudar o shopping buscando agilizar o andamento do projeto. O presidente da Casa, vereador José Aparecido Alves, o Cido, lembrou que mesmo com o empenho do Shopping, o prazo de entrega, que seria em setembro deste ano, não será cumprido em razão da burocracia e da complexidade do projeto.

“Está claro que o shopping tem a intenção real de construir a alça. Mesmo fora do prazo estamos percebendo a boa vontade do Shopping de garantir essa obra para a cidade. Tudo isso mostra que trabalho da comissão não foi em vão”, declarou Cido, acrescentando que se nesse período a Régis Bittencourt for municipalizada será necessário discutir a possibilidade de passagem de nível e a utilização do recurso da alça para aplicação em outra área na cidade.

“Nenhum vereador é contra o shopping. Nosso objetivo é garantir a construção da alça para atender a necessidade da população e dos lojistas também. Será bom para todos”, avaliou o vereador Ronaldo Onishi, após solicitar que o shopping encaminhe os projetos da alça à ANTT a fim de ganhar tempo na aprovação dos mesmos. “É melhor encaminhar o quanto antes e se for necessária novas adequações eles já farão os apontamentos necessários”, completou.

O vereador Marcos Paulo voltou a afirmar que tem compromisso com a população que espera a construção da alça. Ele elogiou a atitude do novo superintendente de visitar a Câmara Municipal, de trazer o projeto para o conhecimento dos vereadores e deixar clara a intenção de realizar a obra. Paulinho destacou a seriedade do trabalho feito pela comissão e o desejo de ver a alça sair do papel.

 “Essa alça é importante para a população de Taboão. A gente acredita que ela vai desafogar o trânsito no Centro e na região do Parque Pinheiros. O objetivo da Câmara é atuar para que essa licença ambiental seja aprovada o mais rápido possível. Se for preciso  vamos falar com os deputados da nossa base para nos ajudar nisso”, disse Marcos Paulo.

A vereadora Érica Franquini observou que a reunião foi importante para mostrar que a Câmara está brigando pela construção. Ela lembrou que há quem duvide da construção, mas salientou que a ação do superintendente do shopping demonstra que essa não é a realidade.

No final da reunião, que contou com a participação dos vereadores Cido da Yafarma, Luzia Aprígio, Ronaldo Onishi , Marcos Paulo e Érica Franquini, ficou acertado que será feita uma força tarefa para agilizar os processos de aprovação e de liberação de licenças necessárias para a realização da obra.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.