Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores e superintendente do shopping Taboão debatem alça de saída para Embu

Por Sandra Pereira | 11/06/2015

alca

Sandra PereiraVereadores conversam e levam demanda da alça de saída do Shopping Taboão 

Os vereadores de Taboão da Serra se reuniram com o superintendente do shopping Taboão, Carlos Alcântara, na quarta-feira, 10, para tratar da construção alça de saída do shopping em direção a Embu das Artes. Os projetos executivos de construção da alça estão prontos e segundo o superintendente estão sendo submetidos aos órgãos competentes para realização das adequações necessárias. O shopping aguarda a liberação da licença ambiental pela Cetesb. Nos próximos meses deverá ocorrer uma reunião com integrantes da prefeitura, Arteris, ANTT, Ministério Público, representantes do shopping e da Câmara Municipal para tratar da questão.

De acordo com o superintendente o projeto funcional da obra foi protocolado em setembro de 2014 na Arteris. Depois disso a concessionária solicitou mudanças que foram aplicadas e submetidas a nova avaliação.

“Primeiro enviamos todos os projetos à Arteris. Fizemos as mudanças que pediram e veio posteriormente a necessidade da licença ambiental. Estamos aguardando isso. Já contratamos uma empresa especializada e aguardando os próximos passos. Claro que construir alça não é nossa expertise. É complexo e demanda tempo. Pra se ter uma idéia a alça deve ficar 7 metros acima da atual. Demanda tempo e investimento”, explicou, acrescentando que os proprietários do shopping estão dispostos a construir a alça.

O superintendente apresentou estudo mostrando que os benefícios que o shopping trouxe a Taboão, entre os quais a geração de emprego formal, ampliação da arrecadação, valorização imobiliária, entre outros. Ele também falou dos projetos de cunho social realizados pelo estabelecimento.

Durante a reunião os vereadores se comprometeram a ajudar o shopping buscando agilizar o andamento do projeto. O presidente da Casa, vereador José Aparecido Alves, o Cido, lembrou que mesmo com o empenho do Shopping, o prazo de entrega, que seria em setembro deste ano, não será cumprido em razão da burocracia e da complexidade do projeto.

“Está claro que o shopping tem a intenção real de construir a alça. Mesmo fora do prazo estamos percebendo a boa vontade do Shopping de garantir essa obra para a cidade. Tudo isso mostra que trabalho da comissão não foi em vão”, declarou Cido, acrescentando que se nesse período a Régis Bittencourt for municipalizada será necessário discutir a possibilidade de passagem de nível e a utilização do recurso da alça para aplicação em outra área na cidade.

“Nenhum vereador é contra o shopping. Nosso objetivo é garantir a construção da alça para atender a necessidade da população e dos lojistas também. Será bom para todos”, avaliou o vereador Ronaldo Onishi, após solicitar que o shopping encaminhe os projetos da alça à ANTT a fim de ganhar tempo na aprovação dos mesmos. “É melhor encaminhar o quanto antes e se for necessária novas adequações eles já farão os apontamentos necessários”, completou.

O vereador Marcos Paulo voltou a afirmar que tem compromisso com a população que espera a construção da alça. Ele elogiou a atitude do novo superintendente de visitar a Câmara Municipal, de trazer o projeto para o conhecimento dos vereadores e deixar clara a intenção de realizar a obra. Paulinho destacou a seriedade do trabalho feito pela comissão e o desejo de ver a alça sair do papel.

 “Essa alça é importante para a população de Taboão. A gente acredita que ela vai desafogar o trânsito no Centro e na região do Parque Pinheiros. O objetivo da Câmara é atuar para que essa licença ambiental seja aprovada o mais rápido possível. Se for preciso  vamos falar com os deputados da nossa base para nos ajudar nisso”, disse Marcos Paulo.

A vereadora Érica Franquini observou que a reunião foi importante para mostrar que a Câmara está brigando pela construção. Ela lembrou que há quem duvide da construção, mas salientou que a ação do superintendente do shopping demonstra que essa não é a realidade.

No final da reunião, que contou com a participação dos vereadores Cido da Yafarma, Luzia Aprígio, Ronaldo Onishi , Marcos Paulo e Érica Franquini, ficou acertado que será feita uma força tarefa para agilizar os processos de aprovação e de liberação de licenças necessárias para a realização da obra.

adr7775

Até onde consta, o shopping deveria ter construído essa alça no sentido de Embu das Artes antes mesmo de iniciar as atividades. Agora os nobres edís querem nos convencer que isso sairá do papel rapidamente? Essa obra está atrasado por pelo menos uma década.

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.