Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Capacitação em Embu das Artes estimula mobilização de Conselhos Municipais

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/06/2015

capacitacao

Guego

A Prefeitura de Embu das Artes promoveu na segunda-feira (8/6) a primeira “Formação para Conselhos e Conselheiros” do município, com a participação de cerca de 60 pessoas entre presidentes, representantes, membros e sociedade civil, reunidas no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Esses encontros ocorrerão uma vez por mês, sempre com temas distintos.

O secretário de Gestão Democrática, Edson Bezerra, reiterou o objetivo da formação de fortalecer os 17 Conselhos existentes em Embu das Artes (que juntos somam mais de 400 conselheiros em média), elucidando sobre suas atribuições e a função de seus integrantes em fiscalizar e direcionar novas políticas públicas. “Podemos ganhar muitos conhecimentos com essa experiência, inclusive na possibilidade de os diferentes Conselhos trocarem mutuamente informações relevantes e agregadoras”, declarou.

A capacitação organizada pela Secretaria Municipal de Gestão Democrática, com o tema “Papel dos Conselhos e dos Conselheiros”, contou com a parceria da Secretaria de Educação, que protagonizou a palestra sobre a experiência do Conselho Escolar, ministrada por Lídia Balsi (assessora e coordenadora pedagógica e coordenadora estadual executiva do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares) e por Vinicius Xavier Zamataro (coordenador da Educação de Jovens e Adultos - EJA e conselheiro municipal do Fundeb, Meio Ambiente, CMDCA e Cultura).

O Conselho Escolar é o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários. Tem função consultiva, deliberativa, normativa, fiscalizadora e avaliativa.

Lídia Balsi afirmou que o Conselho Escolar de Embu das Artes é referência pelo seu método de trabalho, pois une a bagagem de todos sob a perspectiva de formar e estimular a participação popular no dia a dia das escolas.

“Somos frutos de um processo que se iniciou há muito tempo, com os grêmios estudantis, Associação de Pais e Mestres, centros cívicos, entre outros, que culminou na cena que nos encontramos hoje”, disse.“Ocupem os Conselhos, pois ele é um espaço de decisões, transformação e conquistas”, completou Lídia.

Para Vinicius X. Zamataro, o longo período de ditadura provocou uma apatia cidadã, sem estímulo para engajamento, e criou uma geração com perfil individualista. Nesse sentido, ele acredita que os Conselhos têm poder de formação, mobilização e resistência: “A pergunta que faço sobre o Conselhos é a seguinte: está havendo fomento à participação coletiva para transformar o meio e demonstrar sua  força de representatividade?”

Vinicius defendeu que os grupos busquem se mobilizar no município, que é o espaço territorial mais favorável e factível para se alcançar direitos e fazer circular informações de qualidade, que desconstruam notícias que retardam o avanço democrático, muitas vezes difundidas por meios de comunicação em massa.

“Penso que o papel fundamental dos conselheiros nesse contexto é o de ser um “resistente” contra obstáculos que inibam conquistas de direitos da população”, concluiu.

Queremos mais! 

Patrícia Fernandes dos Santos, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representante da entidade Capital Social, avaliou que o encontro foi de suma importância para contribuir na produção de conteúdo para avançar nas discussões dos Conselhos: “Se essa aula inaugural já foi tão boa, imaginem as outras?” 

“É algo novo”, disse a conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR), Jussara Machado. “Foi nosso o pedido para entender melhor o que é o Conselho, sua função e como funciona”. 

Jussara ainda sugeriu o engajamento da classe política nos próximos eventos: “Senti a falta de pessoas eleitas por nós, acho que seria interessante que eles fizessem parte desse processo”. 

Conselhos presentes: CAE (Conselho de Alimentação Escolar); CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social); CMC (Cultura Municipal de Cultura); CMDCA (Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente); CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso); CMDUH (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional); CME (Conselho Municipal de Educação); CMO (Conselho Municipal de Orçamento); CMS (Conselho Municipal de Saúde); COMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente); COMPIR (Conselho Municipal de Igualdade Racial); COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar); CONSEG (Conselho Municipal de Segurança); COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); Conselho da APA (Conselho da Área de Proteção Ambiental Embu Verde); Conselho da APA (Conselho da Área de Proteção Ambiental Santa Tereza); Conselho do Fundeb (Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.