Crianças e jovens participam da I Mostra Cultural Fortalecendo Vínculos em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/06/2015

A I Mostra Cultural “Fortalecendo Vínculos”, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional numa ação conjunta com as entidades sociais conveniadas e parceiras,  aconteceu dia 27/5 no Centro Cultural Mestre Assis e contou com a presença de mais de 100 pessoas.

“A 1ª Mostra Cultural trás à tona o que há de mais importante no trabalho desenvolvido nos território que é o respeito pela criação individual e coletiva de cada ser humano e a liberdade de expressão que já começa a fazer parte vida dessas crianças e adolescentes”, disse a secretária adjunta da pasta, Roberta Santos. Segundo Roberta, esse é um processo de inclusão maior, pois o avanço das entidades alavanca processos sociais e culturais mais profundos, mobilizando as secretarias a construir planos voltados para estas áreas de inclusão.

Durante a abertura da mostra, idealizada pela assistente social Olga Campos, os alunos Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Isis Cristina, apresentaram a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, que emocionou a platéia e resgatou lembranças de projetos que existiram no município década de 80, tais como a  Casa da Juventude  (Caju) e Núcleos de Vivência, além do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) que definiu as políticas públicas para a Criança e o Adolescente na área da Assistência Social a partir de 2001.

Hoje, as entidades sociais conveniadas e parceiras juntas atendem cerca de 1.110 crianças e adolescentes em ações socioeducativas, de cidadania e de protagonismo juvenil, sendo estas atividades desenvolvidas no contra turno escolar. Este atendimento utiliza como estratégia a realização de oficinas de arte, música, teatro, papietagem (é uma técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto), pintura e lazer.

O evento também contou com a presença Gerusa Alves, Diretora de Trabalho e Qualificação Profissional, dos vereadores Clidão do Taxi e Edvanio Mendes, Antônia do Nascimento (Entidades Sociais), Edilene Sacramento (Cras), Maria Aparecida da Silva (CCCA Parque Luíza e Isis Cristina), Alice Lima (Proteção Social Básica e presidente do CMDCA), e Joan José (professor de violão do CCCA e representante dos Educadores que prestam serviços nas unidades de atendimento à criança e ao adolescente.

Participantes: 

ACORDE , Associação Jd. Silvia, Sta. Luzia, Pq. Pirajuçara, Jd. dos Moraes, Pq. das Chácaras, Asmoreji, Crisálida, Coopjovem, CCCA Pq. Luiza, CCCA Isis Cristina, Instituto Embu de Sustentabilidade (IES), Projeto OCA, Recanto Fraternidade Rio Pequeno, Capital Social, Três AAA,  Toca da Coruja, CECA e  Casa de Acolhida Alegria Esperança.

Comentários