Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Audiência Pública discute Plano de Mobilidade Urbana em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 3/06/2015

mobilidade

PMIS

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade, realizou no último dia 22 de maio Audiência Pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana do município (PlanMob).

Segundo o prefeito Chuvisco,“a Lei de Mobilidade Urbana representa uma oportunidade ímpar, ao possibilitar uma forma nova e democrática de pensarmos a cidade que queremos para as próximas décadas”. 

O objetivo da atividade foi identificar quais são os principais problemas, conflitos e necessidades a serem enfrentados pelo Plano de Mobilidade e como superá-los, a partir das potencialidades do município, com a participação dos principais agentes envolvidos na temática da mobilidade urbana e dos usuários em geral, sob os mais diversos pontos de vista.

Comandada pelo arquiteto Sérgio Gazal, responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade, a audiência apresentou um conjunto de dados e informações organizados em mapas temáticos, tabelas, textos explicativos, fotografias e outros recursos. A discussão pública buscou ainda incorporar o olhar de quem vive cotidianamente os problemas, enriquecendo a abordagem técnica com a visão comunitária. 

Os próximos passos agora são: a definição final das diretrizes, a pactuação e elaboração do Plano de Mobilidade em si, mais uma audiência pública devolutiva e por final a elaboração da minuta de lei.

O Plano de Mobilidade Urbana de Itapecerica da Serra contempla temas como:

-RECONFIGURAÇÃO DAS CALÇADAS PRIORITÁRIAS – ROTAS ACESSÍVEIS.
-ELIMINAÇÃO DE BARREIRAS NOS PASSEIOS.
-PADRONIZAÇÃO NO REBAIXAMENTO DAS GUIAS.
-PADRONIZAÇÃO NO MOBILIÁRIO URBANO.
-CRIAÇÃO DE NOVAS PRAÇAS INTERLIGADAS PELAS ROTAS ACESSÍVEIS.
-REFORMA PARA ADAPTAÇÃO NOS PONTOS DE ÔNIBUS DESCONFORMES.
-CRIAÇÃO E IDENTIDADE VISUAL PARA OS PONTOS URBANOS.
- DIAGNÓSTICO, DEFINIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE ROTAS ACESSÍVEIS.
-RECUPERAÇÃO DAS VIAS DIAGNOSTICADAS COMO PRINCIPAIS NA MOBILIDADE.
-MELHORIA DA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL (INSTITUCIONAL, TURÍSTICA, ETC.)
- IMPLANTAÇÃO EFETIVA DO ANEL VIÁRIO. 
-DISCUTIR POLÍTICAS DE MELHORIA DE EFICIÊNCIA COM A SMTU. 
-DEFINIÇÃO DAS AÇÕES E PRAZOS COM A CONCESSIONÁRIA RÉGIS BITTENCOURT.
- SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS TREVOS PREVISTOS PARA OS QUILÔMETROS E NOVAS POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE NA REGIÃO: KM 289 (RAMPAS/CAMINHO DO SUL), KM 292 (CIPIONE) e KM 297 (ALDEINHA).
-COMPLEMENTAÇÃO DO TREVO DA ENTRADA DA CIDADE – ALÇAS DE RETORNO KM 285.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.