Escola de Bailado de Taboão da Serra ganha prêmio no maior festival de dança do mundo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/08/2010

Taboão da Serra entrou definitivamente para o cenário nacional da dança. Na última semana do mês de julho, a Escola Municipal de Bailado conquistou um prêmio e o direito de se apresentar na noite dos campeões do maior Festival de Dança do Mundo, o de Joinville em Santa Catarina. A coreografia vencedora foi Despertar de Flora que ficou em 3º lugar na modalidade balé clássico de repertório na categoria infantil, concorrendo no meia ponta com centenas de grupos do Brasil e do mundo.

Para a vice-prefeita e responsável pela Secretaria de Cultura, professora Márcia Regina, esse resultado só foi possível graças aos investimentos da prefeitura em cultura. “A Escola de Bailado é responsável por levar o nome da nossa cidade em todos os festivais que participa. Já tínhamos conseguido bons resultados em Osasco e Parati, mas ganhar um prêmio no maior festival do mundo só nos incentiva ainda mais em investir nos talentos da nossa cidade”.

Com o prêmio de Joinville, a Escola soma 57 troféus somente em 2010 e a diretora Sônia Almeida comemora. “Agora fazemos parte do grupo restrito de vencedores do Festival de Joinville. Ano passado conquistamos terceiro lugar também no balé clássico, mas na categoria adulto com o nosso ex bailarino Jonhy, que por seu destaque ganhou na época uma bolsa de estudo na filial do balé Bolshoi no Brasil”, lembra.  “Este ano mostramos que uma Escola pública de meninos e meninas da periferia pode concorrer no mesmo nível que academias particulares de todo o mundo. Graças a políticas públicas de inclusão como a que existe em Taboão da Serra, o balé deixou de ser uma dança de elite e passou a revelar talentos em todos os lugares”, acrescenta Sônia.

O grupo vencedor conta com 12 bailarinas de 10 a 12 anos, entre elas Bianca Ramos Oliveira que ficou muito emocionada com o prêmio. “Só de estar lá conhecendo a cidade e pessoas de outros países já estava ótimo. Dei o meu melhor, não imaginava ganhar um prêmio tão importante assim, fiquei muito feliz e emocionada e meus pais também”, contou Bianca. Além de participar da competição, os bailarinos da escola, participaram de mostra e se apresentaram em diversos locais da cidade, como shoppings e praças de eventos, chamados palcos abertos.

Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Em oito noites os bailarinos de todo o Brasil e do exterior demonstram o que sabem fazer de melhor nos sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Dança de Rua e Danças Populares. Numa trajetória que em 2010 completa 28 anos, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.

Texto: Nely Rossany

Foto: W.Raeder

Comentários