Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Embu das Artes ministra aulas de Braille para professores da rede de ensino

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 31/05/2015

braile

Everaldo Silva/PMETEA

Garantindo o cumprimento da meta quatro do Plano Municipal de Educação (PME) de Embu das Artes, que prevê a adoção gradativa do Sistema Braille de leitura para cegos e surdos-cegos, bem como a oferta de educação bilíngüe, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, aos alunos surdos e com deficiência auditiva de 0 a 17 anos, o governo da cidade, por meio da Secretaria de Educação, dá inicio ao curso de Braille para professores da rede direta e conveniada de ensino.

O curso terá duração de 42 horas e, inicialmente, será ministrado para 80 professores, às quintas-feiras, no Campus Avançado de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Complexo Educacional Valdelice Prass. Outros educadores estão na lista de espera para a próxima turma da formação.

Durante a aula inaugural, realizada quinta-feira, 28/5, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, se emocionou, relembrou a origem do sistema Braille, e falou sobre o compromisso do governo em promover a inclusão: “Para mim é uma honra representar aqui um gestor público que pensa na inclusão e que cobra que ela esteja presente de forma cada vez mais efetiva na cidade. O investimento que está sendo realizado tem baixo custo e foi estrategicamente planejado para contribuir para o desenvolvimento dos estudantes”.

O vereador Edvânio Mendes também se emocionou ao declarar: “Vemos aqui a diferença que faz o comprometimento de um gestor com as políticas públicas de inclusão, em Embu das Artes há um trabalho conjunto entre o legislativo e o executivo, para que essas políticas se concretizem. Esse é um trabalho lindo e diferenciado”.

O ápice da aula inaugural foram depoimentos como o do professor Josafá Ferreira da Costa, que ministrará o curso de Braille. Portador de retinose pigmentar, Josafá teve o primeiro pico da doença há 20 anos e, hoje, convive com apenas 2% da visão.

Edimara Antunes da Costa e Heraldo da Silva Costa, pais do estudante, da E. M. Vazame, Pedro Henrique da Silva Costa (8), que tem apenas 15% da visão, relataram suas experiências “Ser pai de um deficiente visual é especial demais. Eu vejo muitas mães aqui, mas encontrar pais que sejam presentes é algo difícil. Todo o apoio recebido é muito importante”, afirmou Heraldo.

Meire de Souza Santos, mãe da estudante, da E. M. Valdelice Prass, Julia Souza Santos (8), cega, também contou sua trajetória: “Eu tinha medo de deixar a Julia ir para a escola. Graças à professora Valdisia Lima, coloquei a Julia na E. M. Ipê, e isso foi muito bom tanto para ela, quanto para mim. Hoje, a Julia já é alfabetizada em Braille, e eu aprendi a lidar com as dificuldades da deficiência visual”.

O encontro também contou com a participação do secretario de Turismo, Valdir Barbosa, da diretora do Centro Educacional Armando Vidigal, Janete Moraes, da coordenadora pedagógica da equipe de orientação e acompanhamento pedagógico e educação especial, Luciane Cavaliere, e da terapeuta ocupacional da rede municipal de ensino, Elisabete Stelluto de Oliveira, que promoveu uma reflexão sobre as diferentes deficiências, na perspectiva da educação inclusiva. Além, da apresentação cultural dos estudantes do Centro Cultural Armando Vidigal, que interpretaram a canção Aquarela, do Toquinho.

Prefeitura contratará professores de Libras

Na quarta-feira, 27/5, foi aprovado na Câmara Municipal de Embu das Artes, o projeto de Lei nº 22/2015, de autoria do prefeito Chico Brito, que prevê a contratação de tradutores e intérpretes de Libras para atuar nas escolas da rede municipal de ensino. Dez profissionais serão contratados, na modalidade prestação de serviços por tempo determinado, para a jornada de 30 horas semanais, com salário de R$ 2.144,00. Entre os requisitos para concorrer às vagas estão: ensino médio completo, curso de formação específica e reconhecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

22/10/2018

Taboão inicia debate dos desafios da pessoa com deficiência na sociedade

Mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de...

18/10/2018

Saiba quais cursos profissionalizantes a Prefeitura de Taboão da Serra oferece

A Prefeitura de Taboão da Serra investe maciçamente em qualificação profissional. Ao todo, a...

11/10/2018

Alunos de Taboão da Serra realizam estudo de campo em Embu das Artes

Após conhecerem pontos históricos de Taboão da Serra em junho, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos da...

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

22/10/2018

ETEC de Embu e de Taboão já estão com inscrições abertas para Vestibulinho

Para estudantes que desejam atualizar o currículo e ingressar nas ETECs de Embu das Artes e de...

22/10/2018

Associação Músicos do Futuro promove workshop de música judaica

A Associação Músicos do Futuro promoverá em sua sede, no dia 27 de outubro, às 10h30, um...

22/10/2018

Profissionais da Saúde passam por curso de capacitação em Libras em Taboão

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, detectou uma carência e uma necessidade de...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.