4ª Conferência discute politicas públicas da saúde em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/05/2015

A 4ª Conferência da Saúde de Taboão da Serra elegeu os oito delegados que participam da 7ª etapa regional, sendo quatro do segmento usuário, dois gestores da saúde e dois trabalhadores. O tema de 2015 foi: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, tendo como eixo central o “Direito do Povo Brasileiro". 

Os dois dias de Conferência, 22 e 23, no Cemur e Faculdade Anhanguera, definiram as 24 propostas discutidas primeiro em âmbito municipal. Agora vem a regional, estadual e nacional. “Esses delegados terão a missão de levar para a etapa regional politicas públicas de saúde que visem melhorias para o cidadão e debater o Sistema Único de Saúde (SUS) que há anos está com o financiamento defasado”, disse o prefeito Fernando Fernandes. 

Na abertura do evento a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Selma Fatima, lembrou que os conselheiros encaram as lutas em prol da saúde de maneira participativa para intervir positivamente e abrir a discussão do SUS nessas plenárias. “É fundamental que façamos reuniões como essa para levantarmos essas questões. Conduzir a saúde de uma cidade não é fácil, e espero que os assuntos abordados na conferência representem uma nova etapa”, enfatizou.

No segundo dia de Conferência, na Faculdade Anhanguera, propostas importantes foram elaboradas através da discussão de oito eixos, ficando constatado que para fazer uma saúde de qualidade é preciso gestão e um financiamento responsável. “O município aplica hoje 34% de sua receita em saúde. A lei define que devemos ter um piso de 15%. O estado investe mais de 12% em saúde. Em contra partida o Governo Federal não tem definido o seu nível de financiamento. Esse tema fomentou a discussão por entendermos que e imprescindível uma oferta de serviços cada vez melhor”, enfatizou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.  

Outro tema muito debatido foi em torno da qualificação dos trabalhadores do setor e a humanização do serviço. “Meu maior desejo é que os números traduzam a atenção e evolução que nós, profissionais, temos com a saúde. Agradeço à população pelas críticas, sugestões e construção de propostas que serão levadas para o âmbito regional, estadual e nacional. O município, no entanto, tem uma enorme responsabilidade nisso”, ressaltou Dra. Raquel. 

O evento contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal


Comentários