Dia do Desafio: mais de 99 mil pessoas se exercitaram em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 29/05/2015

Mais de 99 mil pessoas participaram do Dia do Desafio “Você se mexe e o mundo mexe junto” em Embu das Artes. Mais de  41% da população deixou a preguiça de lado e praticou algum esporte durante todo o dia 27/5. Este ano, a cidade concorreu com a cidade de Guanabacoa,  em Cuba, que venceu o desafio com 59% de seus moradores se exercitando.

“Como a  ideia era mobilizar a população para praticar atividades físicas por pelo menos 15 minutos, já saímos vencedores”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Esportes e Lazer, André Maestri. Ele reforçou que o importante é estimular e despertar a sociedade para um estilo de vida mais saudável e promover a saúde.

Com muita zumba, corrida, caminhada, alongamento, dança e outras atividades, o  evento contou com a participação de servidores públicos da Prefeitura, professores e estudantes das redes municipal e estadual de ensino, alunos dos núcleos do Esporte Cidadão e dos Núcleos de Cultura, usuários do  Centro de Referência do Idoso (CCI), Centro de Referência da Juventude (CRJ), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCPD), Centro de Convivência da Criança e do Adolescente  (CCCA), Espaço Conviver, Programas Viva + Embu e Esporte Cidadão, freqüentadores do Pq. Francisco Rizzo e academias particulares da cidade.

“Eu achei ótimo participar! Já faço atividades todos os dias aqui no parque, mas essa aula foi especial”, disse Rosana Moreira, 28 anos, moradora de Itapecerica da Serra e que participou da aula de zumba no Pq. Rizzo que contou com mais de 80 participantes.

Aparecida Nakamura é moradora do Jd. Sadie e também participou da aula. Ela não sabia sobre o Dia do Desafio e ficou feliz por participar: “Nossa cidade está concorrendo com uma cidade fora do Brasil? Que iniciativa bacana! Sempre venho aqui e gosto muito das iniciativas”, falou.

Dentro da sede da Prefeitura também não foi diferente. Pessoas de todas as secretarias fizeram aula de zumba no estacionamento do prédio. A equipe do Restaurante Popular deixou as panelas de lado por 10 minutos e também caiu na dança. “Adoro participar de atividades assim, mexer o esqueleto é bom para dar mais ânimo para nós”, disse a presidente da Cooperativa de Alimentos, Maria Rinete Silva dos Santos.

“Adorei participar do Dia do Desafio, saímos da rotina”, disse a coordenadora do Financeiro da Cooperativa, Roseane Santos.

Embu das Artes começou sua participação no ano de 2006 (em um autodesafio) e já movimentou mais de 500 mil pessoas,  número que cresce a cada edição. A cidade já disputou contra as cidades de Petare (Venezuela/2007), Huanuco (Peru/2008), Alajuelita (Costa Rica/2009), Cardenas (Cuba/2010), Garcia (México/2011), Las Tunas  (Cuba/2012), Rio Verde (Goiás/2013) e Caguas (Porto Rico/2014).



Comentários