Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu das Artes sedia III Encontro de Piscicultura

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/05/2015

pesca

Everaldo Silva/PMETEA

Ocorreu na manhã de sexta-feira, 22/5, no Parque Francisco Rizzo, a abertura do III Encontro de Piscicultura, organizado pelo Grupo Amigos do Pirarucu. Após duas edições, na capital paulista, o encontro é realizado em Embu das Artes, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Sob os eixos educação ambiental, incentivo à pesca esportiva e geração de renda, o evento foi aberto com um vídeo de boas-vindas, do ministro da Aquicultura e Pesca, Helder Barbalho, sucedido pela fala do presidente do Grupo Amigos do Pirarucu, Yasuyuki Hirasaki, que, além de agradecer a presença dos participantes, fez um  breve relato sobre edições anteriores do encontro.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, aposta no início de uma nova trajetória da piscicultura na região: “O Governo Federal tem recebido críticas injustas por criar alguns Ministérios, mas nós brasileiros sabemos da importância de fortalecer um Ministério como o da Pesca e da Aquicultura (MPA). Hoje o pequeno pescador que, até um tempo atrás, passava fome na época de defeso – período em que as atividades de caça e pesca ficam vetadas ou controladas -, recebe apoio financeiro.

E mais, o fortalecimento do MPA possibilita que, através de um trabalho de educação ambiental, haja incentivo à pesca no País como atividade econômica produtiva, mas também, como atividade de fomento ao turismo e ao ecoturismo. Eu quero lançar o desafio de criar um grupo permanente a partir desse encontro, com apoio do MPA e do Consulado, para fazer um mapeamento refinado das potencialidades dessa atividade na macro-região, ir até esses locais e desenvolver um trabalho conjunto com proprietários”.

O secretário de Turismo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, ressaltou o potencial da região para a atividade e a necessidade de capacitação: “Embora nós já estejamos envolvidos, esse ainda é um tema novo, a população que trabalha ou que têm potencial para trabalhar na área de piscicultura, carece de informação e técnicas para desenvolver esse trabalho”.

Representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o vice-consul, Takeshi  Aihara, falou, em português, sobre a importância da piscicultura para o desenvolvimento do Brasil e demonstrou interesse em firmar parcerias: “De acordo com o relatório da Organização Nações Unidas, o Brasil ocupa o 2º lugar na atividade da aquicultura, sendo grande parte provida da piscicultura. Como cidadão japonês, fico feliz em saber que o meu País, mesmo que em pequena escala, contribua para o desenvolvimento dessa atividade no Brasil e, acredito na cooperação mútua entre os dois Países”.

Jackson Pinelli, representante do ministro Helder Barbalho, e coordenador geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura Continental em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas, apresentou dados sobre a aquicultura no cenário mundial e nacional e falou sobre os direcionamentos do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura, montado no início do Governo da presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, o mercado da aquicultura chega a ser sete vezes maior do que o de carne bovina e nove vezes maior do que o de carne de frango, em âmbito mundial.

Participaram do encontro o vice-preceito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública Natinha, o deputado estadual, Jooji Hato, os vereadores Clidão do Táxi, Rosana Almeida, Edvânio Mendes, João Leite, Carlinhos do Embu e Daniel Fukuda (São Lourenço),  o presidente da Federação das Associações de Pronvíncias do Japão no Brasil, Mikihisa Motohashi, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Asisstência Social, Osamu Matsuo, o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, de Alagoas, Álvaro José Vasconcelos e os secretários municipais Paulo Vicente (Educação), Nelson Pedroso (Obras), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Sandra Fihlie (Saúde), Silvino Bomfim (Esportes e Lazer) e Edson Bezerra (Gestão Democrática).

A programação se estende até o final da tarde, com palestras sobre produção de piscicultura intensiva, piscicultura e pesca do Estado de São Paulo, criação de pirarucu, produção de alimentos e conservação d’água e manejo alimentar de peixes em pesque-pague.


27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.