Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu das Artes sedia III Encontro de Piscicultura

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/05/2015

pesca

Everaldo Silva/PMETEA

Ocorreu na manhã de sexta-feira, 22/5, no Parque Francisco Rizzo, a abertura do III Encontro de Piscicultura, organizado pelo Grupo Amigos do Pirarucu. Após duas edições, na capital paulista, o encontro é realizado em Embu das Artes, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Sob os eixos educação ambiental, incentivo à pesca esportiva e geração de renda, o evento foi aberto com um vídeo de boas-vindas, do ministro da Aquicultura e Pesca, Helder Barbalho, sucedido pela fala do presidente do Grupo Amigos do Pirarucu, Yasuyuki Hirasaki, que, além de agradecer a presença dos participantes, fez um  breve relato sobre edições anteriores do encontro.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, aposta no início de uma nova trajetória da piscicultura na região: “O Governo Federal tem recebido críticas injustas por criar alguns Ministérios, mas nós brasileiros sabemos da importância de fortalecer um Ministério como o da Pesca e da Aquicultura (MPA). Hoje o pequeno pescador que, até um tempo atrás, passava fome na época de defeso – período em que as atividades de caça e pesca ficam vetadas ou controladas -, recebe apoio financeiro.

E mais, o fortalecimento do MPA possibilita que, através de um trabalho de educação ambiental, haja incentivo à pesca no País como atividade econômica produtiva, mas também, como atividade de fomento ao turismo e ao ecoturismo. Eu quero lançar o desafio de criar um grupo permanente a partir desse encontro, com apoio do MPA e do Consulado, para fazer um mapeamento refinado das potencialidades dessa atividade na macro-região, ir até esses locais e desenvolver um trabalho conjunto com proprietários”.

O secretário de Turismo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, ressaltou o potencial da região para a atividade e a necessidade de capacitação: “Embora nós já estejamos envolvidos, esse ainda é um tema novo, a população que trabalha ou que têm potencial para trabalhar na área de piscicultura, carece de informação e técnicas para desenvolver esse trabalho”.

Representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o vice-consul, Takeshi  Aihara, falou, em português, sobre a importância da piscicultura para o desenvolvimento do Brasil e demonstrou interesse em firmar parcerias: “De acordo com o relatório da Organização Nações Unidas, o Brasil ocupa o 2º lugar na atividade da aquicultura, sendo grande parte provida da piscicultura. Como cidadão japonês, fico feliz em saber que o meu País, mesmo que em pequena escala, contribua para o desenvolvimento dessa atividade no Brasil e, acredito na cooperação mútua entre os dois Países”.

Jackson Pinelli, representante do ministro Helder Barbalho, e coordenador geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura Continental em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas, apresentou dados sobre a aquicultura no cenário mundial e nacional e falou sobre os direcionamentos do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura, montado no início do Governo da presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, o mercado da aquicultura chega a ser sete vezes maior do que o de carne bovina e nove vezes maior do que o de carne de frango, em âmbito mundial.

Participaram do encontro o vice-preceito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública Natinha, o deputado estadual, Jooji Hato, os vereadores Clidão do Táxi, Rosana Almeida, Edvânio Mendes, João Leite, Carlinhos do Embu e Daniel Fukuda (São Lourenço),  o presidente da Federação das Associações de Pronvíncias do Japão no Brasil, Mikihisa Motohashi, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Asisstência Social, Osamu Matsuo, o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, de Alagoas, Álvaro José Vasconcelos e os secretários municipais Paulo Vicente (Educação), Nelson Pedroso (Obras), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Sandra Fihlie (Saúde), Silvino Bomfim (Esportes e Lazer) e Edson Bezerra (Gestão Democrática).

A programação se estende até o final da tarde, com palestras sobre produção de piscicultura intensiva, piscicultura e pesca do Estado de São Paulo, criação de pirarucu, produção de alimentos e conservação d’água e manejo alimentar de peixes em pesque-pague.


13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

17/12/2017

Prefeitura de Taboão forma 1300 alunos através do Programa Lado a Lado

A Prefeitura de Taboão da Serra continua a investir fortemente em qualificação profissional....

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.