Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Embu das Artes sedia III Encontro de Piscicultura

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/05/2015

pesca

Everaldo Silva/PMETEA

Ocorreu na manhã de sexta-feira, 22/5, no Parque Francisco Rizzo, a abertura do III Encontro de Piscicultura, organizado pelo Grupo Amigos do Pirarucu. Após duas edições, na capital paulista, o encontro é realizado em Embu das Artes, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Sob os eixos educação ambiental, incentivo à pesca esportiva e geração de renda, o evento foi aberto com um vídeo de boas-vindas, do ministro da Aquicultura e Pesca, Helder Barbalho, sucedido pela fala do presidente do Grupo Amigos do Pirarucu, Yasuyuki Hirasaki, que, além de agradecer a presença dos participantes, fez um  breve relato sobre edições anteriores do encontro.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, aposta no início de uma nova trajetória da piscicultura na região: “O Governo Federal tem recebido críticas injustas por criar alguns Ministérios, mas nós brasileiros sabemos da importância de fortalecer um Ministério como o da Pesca e da Aquicultura (MPA). Hoje o pequeno pescador que, até um tempo atrás, passava fome na época de defeso – período em que as atividades de caça e pesca ficam vetadas ou controladas -, recebe apoio financeiro.

E mais, o fortalecimento do MPA possibilita que, através de um trabalho de educação ambiental, haja incentivo à pesca no País como atividade econômica produtiva, mas também, como atividade de fomento ao turismo e ao ecoturismo. Eu quero lançar o desafio de criar um grupo permanente a partir desse encontro, com apoio do MPA e do Consulado, para fazer um mapeamento refinado das potencialidades dessa atividade na macro-região, ir até esses locais e desenvolver um trabalho conjunto com proprietários”.

O secretário de Turismo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, ressaltou o potencial da região para a atividade e a necessidade de capacitação: “Embora nós já estejamos envolvidos, esse ainda é um tema novo, a população que trabalha ou que têm potencial para trabalhar na área de piscicultura, carece de informação e técnicas para desenvolver esse trabalho”.

Representando o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o vice-consul, Takeshi  Aihara, falou, em português, sobre a importância da piscicultura para o desenvolvimento do Brasil e demonstrou interesse em firmar parcerias: “De acordo com o relatório da Organização Nações Unidas, o Brasil ocupa o 2º lugar na atividade da aquicultura, sendo grande parte provida da piscicultura. Como cidadão japonês, fico feliz em saber que o meu País, mesmo que em pequena escala, contribua para o desenvolvimento dessa atividade no Brasil e, acredito na cooperação mútua entre os dois Países”.

Jackson Pinelli, representante do ministro Helder Barbalho, e coordenador geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura Continental em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas, apresentou dados sobre a aquicultura no cenário mundial e nacional e falou sobre os direcionamentos do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura, montado no início do Governo da presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, o mercado da aquicultura chega a ser sete vezes maior do que o de carne bovina e nove vezes maior do que o de carne de frango, em âmbito mundial.

Participaram do encontro o vice-preceito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública Natinha, o deputado estadual, Jooji Hato, os vereadores Clidão do Táxi, Rosana Almeida, Edvânio Mendes, João Leite, Carlinhos do Embu e Daniel Fukuda (São Lourenço),  o presidente da Federação das Associações de Pronvíncias do Japão no Brasil, Mikihisa Motohashi, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Asisstência Social, Osamu Matsuo, o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, de Alagoas, Álvaro José Vasconcelos e os secretários municipais Paulo Vicente (Educação), Nelson Pedroso (Obras), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Sandra Fihlie (Saúde), Silvino Bomfim (Esportes e Lazer) e Edson Bezerra (Gestão Democrática).

A programação se estende até o final da tarde, com palestras sobre produção de piscicultura intensiva, piscicultura e pesca do Estado de São Paulo, criação de pirarucu, produção de alimentos e conservação d’água e manejo alimentar de peixes em pesque-pague.


17/08/2017

Creche no Tereza foi roubada 8 vezes esse ano, até chuveiro foi roubado

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

15/08/2017

Vereadores fazem doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 500...

15/08/2017

Prefeitura de Taboão abre processo seletivo para contratar agentes de saúde

A Prefeitura de Taboão da Serra vai abrir processo seletivo para contratação de 56 Agentes...

13/08/2017

Vereador Allan Dias diz que prédio abandonado da DERSA serve a usuários de droga

Há tempos o prédio da SPMAR/DERSA no jardim Santa Mônica, em Itapecerica da Serra, está trazendo...

11/08/2017

Justiça extingue Ação Popular contra a Taxa do Lixo de Embu das Artes

A Justiça de Embu das Artes recusou e extinguiu pedido de abertura de Ação Popular conta a Taxa...

11/08/2017

Sabesp recomenda economia de água em Taboão da Serra, Cotia e Embu das Artes

A Sabesp realiza na noite desta quinta-feira (10 de agosto) reparo na estação elevatória de água...

10/08/2017

Prefeitura de Taboão oferece anistia em juros e multas para pagamento de imposto

Os moradores de Taboão da Serra, que estão em dívida com a Prefeitura, terão a oportunidade de...

08/08/2017

Jovens que morreram em acidente no fim de semana eram de Taboão e Embu

Famílias de Taboão da Serra e Embu das Artes estão de luto pela morte trágica de três jovens num...

06/08/2017

McDonald’s reinaugura loja tradicional em São Paulo

Embalada como uma bela encomenda: foi assim que uma das filiais mais tradicionais da franquia...

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

19/08/2017

GCM prende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou a prisão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha em...

18/08/2017

Sexta-feira será fria e chuvosa em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica

O tempo deve permanecer frio e chuvoso nesta sexta-feira, 18, em Taboão da Serra, Embu,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.