Novos reservatórios de água vão atender 165 mil pessoas em Itapecerica da Serra

Por Assessoria de Imprensa | 25/05/2015

A  população de Itapecerica da Serra recebeu hoje dois novos reservatórios  metálicos  de  água construídos pela Sabesp para atender a região.  Com  investimentos  de  R$ 8,9 milhões, os equipamentos ampliam a reservação  do  município em mais 11 milhões de litros de água, garantindo melhora  no  abastecimento para cerca de 165 mil pessoas. Os reservatórios foram  entregues no final da manhã de hoje em evento com a participação do Governador  do  Estado  de São Paulo, Geraldo Alckmin. Estavam presentes a secretária  adjunta  de  Saneamento  e  Recursos Hídricos, Monica Porto, o presidente  da  Sabesp,  Jerson  Kelman,  e  o  diretor  Metropolitano  da companhia, Paulo Massato, além de autoridades da região.

Um  dos novos reservatórios é o Campestre, com capacidade de cinco milhões de  litros  de  água, que duplica a reservação já existente para a região, beneficiando   aproximadamente   105  mil  moradores  dos  bairros  Jardim Campestre,  Jardim  Cinira,  Chácara Hitoshi, Jardim Isabel, Jardim Branca Flor,  Jardim  Valo  Velho,  Chácara  Santa  Maria, Parque Paraíso, Jardim Itapecerica,  Montesano,  Centro, Jardim Virginia, Jardim Nisalves, Jardim Marilú, Parque Delfim Verde, Jardim São Marcos, Olaria e Chácara Lagoa.

O segundo reservatório é o Jacira, com capacidade de armazenamento de seis milhões  de  litros  de  água,  beneficiando cerca de 60 mil moradores dos bairros Jardim Jacira, Jardim Horizonte Azul, Jardim Analândia, Jardim São Pedro,  Jardim  Crispim,  Jardim  das  Oliveiras  e Jardim dos Pelúcios. O reservatório  Jacira é do tipo “flex” e segue o princípio de integração de Sistemas  de  Abastecimento  na  Região Metropolitana, sendo ligado a três estações  de  produção  de  água.  Assim,  pode  receber a água tratada do Sistema Guarapiranga, proveniente da Estação de Tratamento Rodolfo José da Costa  e  Silva  (em  Santo  Amaro), do Sistema Alto Cotia (em Cotia) e do Sistema Capivari (ETA Embu-Guaçu).

Mais melhorias

Estão  em  andamento outras obras de melhoria para o abastecimento de água do  município e para a redução de perdas. Um terceiro reservatório está em construção na cidade, o Itapecerica – Centro, com capacidade para mais 2,5 milhões de litros.

Outro  destaque  são  as obras na região do bairro Jardim São Pedro, já em andamento, que consistem na implantação de três novos boosters e 2,7 km de novas  redes de água de médio porte. Essas obras irão regularizar a oferta de água para o local.

Novos reservatórios

A  inauguração  de  hoje  faz  parte  da  instalação  de  29 reservatórios metálicos,  em  16  cidades  da  Região  Metropolitana  de  São Paulo, que garantirão  melhorias  na  segurança no abastecimento para a população. Os equipamentos  têm  capacidade  total para 235 milhões de litros de água. O investimento é de aproximadamente R$ 169 milhões.

Comentários