Alunos da EMEF Aracy participam de sarau com poesia e música em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/05/2015

Cerca de 50 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores e funcionários da EMEF Aracy de Abreu Pestana se reuniram, na última quarta-feira (13) para um sarau na própria escola. O evento foi mais uma edição do projeto ‘Poesia contra a violência’, do escritor Sérgio Vaz, fundador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e do Sarau da Cooperifa, que reúne pessoas para ler e criar poesia.

Os alunos assistiram à apresentação de Aparecido José Soares, que cursa o 8º ano na EMEF.  Aparecido tocou violão e cantou músicas de sua autoria, e se mostrou entusiasmado com o carinho dos colegas. “Eu amo participar de atividades como essa, porque nos divertimos juntos e compartilhamos muita coisa legal, como a música”, disse.

Sérgio Vaz recitou algumas de suas poesias e promoveu um bate-papo com os alunos, que compartilharam opiniões e experiências. Durante a conversa, o escritor falou sobre as dificuldades que enfrentou no passado e como a literatura transformou sua vida. “Cresci em um lugar onde poucos gostavam de ler, e senti a necessidade de fazer alguma coisa para transformar aquela situação. Hoje, me empenho para mostrar que poesia é para todos, e que, diferente do que muitos imaginam, ela pode estar em todos os lugares”, afirmou. “Estou muito feliz e satisfeito com o que faço”, disse Sérgio.

A Secretaria de Educação tem investido em literatura para melhorar a qualidade do ensino e oferecer bagagem cultural aos alunos de forma mais leve e interessante. Só em 2014, a Prefeitura distribuiu 110 000 livros voltados ao público infantil. Os alunos da EMEF Aracy de Abreu e da EJA municipal também receberam um exemplar do livro ‘Literatura, Pão e Poesia’, de Sérgio Vaz, que fez uma sessão de autógrafos ao término do sarau.

Comentários