Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Secretaria de Assistência Social presta contas em audiência pública na Câmara de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 13/05/2015

11mai15__3197

Cynthia Gonçalves

A política municipal de Assistência Social de Taboão da Serra foi apresentada e discutida durante audiência pública da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 11, realizada para prestação de contas do último quadrimestre. O público alvo da Assistência Social são as famílias em situação de vulnerabilidade social com foco nas crianças, adolescentes, jovens, idosos e deficientes. A meta da pasta é criar e fortalecer os vínculos existentes a fim de tirar as pessoas atendidas da condição de risco social.

A equipe da Assistência Social de Taboão apresentou balanço dos serviços com ênfase na atuação dos CRAS, CREAS, Centro POP e outros equipamentos sociais destinados a atender a população mais carente. A atuação da Secretária Arlete Silva na pasta foi elogiada pelos participantes. 

Para a presidente da Comissão de Educação, Saúde Pública e Assistência Social, vereadora Joice Silva, quem não participou da audiência perdeu a oportunidade de conhecer o trabalho social realizado na cidade e ver de perto o comprometimento da equipe técnica da pasta. Ela lembrou que a audiência ocorreu no período da noite para favorecer a participação popular e lamentou o fato de haver poucos participantes.
“Não poderia deixar de parabenizar todos vocês pela sua atuação e dedicação ao trabalho que prestam em Taboão da Serra. Quem está aqui pode ver a importância do trabalho que realizam e a dedicação de vocês”, afirmou a vereadora Joice Silva, presidente da Comissão.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido Alves, o Cido, cobrou durante os trabalhos a construção de um CRAS na região do São Judas, para atender também a população do  Margaridas e Indiana. A secretária Arlete Silva observou que passada crise financeira a prioridade do município será implantar um CRAS na região do São Judas.

“Vereadora Joice Silva parabéns pela sua iniciativa. Debater a política da assistência social na cidade é importante pois esses profissionais atuam na ponta do atendimento às famílias mais necessitadas”, observou.

A vereadora Érica Franquini, vice-presidente da Comissão  de Educação, Saúde Pública e Assistência Social, que realizou a audiência, lembrou que apresentou emenda ao Plano Plurianual (PPA) visando a construção de um CRAS na região onde atua. Ela saudou o comprometimento dos técnicos da equipe e disse que se impressionou com a qualidade do trabalho que está sendo realizado em Taboão.
 Já o vereador  Ronaldo Onishi disse que os servidores presentes fazem o que podem para atender as necessidades da população  e independente das dificuldades atuam com carinho. 

 “O poder público nem sempre consegue atender todas as necessidades e vocês lutam todos os dias para atender bem a nossa população. Vocês merecem nosso reconhecimento, respeito e carinho”, declarou.

A Secretaria Arlete Silva disse que o trabalho da Assistência Social em Taboão é amplo assim como a dedicação dos servidores. Ela alertou que algumas famílias acabam transmitindo informações erradas aos técnicos durante o cadastramento a fim de ter acesso a benefícios sociais, em especial Minha Casa Minha Vida. De acordo com Arlete Silva os  técnicos cadastradores não podem transmitir informações erradas sob pena de terem de responder por eventuais fraudes. Ela disse que a prioridade do serviço é a qualidade. Citou que não há recursos para a construção ou aluguel de prédios para construção de novos CRAS e também elogiou os servidores.

“O prefeito quer melhorar todos os nossos espaços. Mas não é segredo para ninguém que a arrecadação caiu e a cidade enfrenta problemas financeiros. Em nome da assistência de todos os servidores quero agradecer aos vereadores que estiveram aqui hoje e demonstraram o seu compromisso com a cidade”, declarou.

Depois de ver a apresentação do trabalho da Secretaria de Assistência Social o vice-prefeito Laércio Lopes afirmou que não tinha noção do volume de trabalho da pasta. “Me surpreendeu a qualidade e  a quantidade de serviços que estão sendo feitos. Quero agradecer a equipe técnica e a secretaria Arlete Silva pela sua dedicação e compromisso”, disse.

Servidores da Assistência Social contribuíram com trabalhos da Educação, Saúde Pública e Assistência Social apresentando programas sociais, perfil das famílias atendidas, dos benefícios e dos CRAS que acabam sendo porta de entrada da maioria dos atendimentos. 

Durante a audiência foi apresentado o quadro de evolução dos servidores da Assistência Social em Taboão. Em 2009 a cidade tinha 78 servidores lotados na pasta. Em 2011 eram 131. Já em 2013 esse número subiu para 161 enquanto em 2015 os servidores da pasta já somam 277. A pasta tem 50 assistentes sociais e 29 psicólogos. Além disso, conta com advogados, educadores e estagiários de várias áreas.


21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.