Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Secretário de Educação de Taboão palestra para alunos da Faculdade Anhanguera

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/05/2015

secretario

Ricardo VazSecretário de Educação João Medeiros fez uma breve explanação para alunos da alunos da Faculdade Anhanguera 

O secretário de Educação de Taboão da Serra, João Medeiros de Sá Filho, realizou uma palestra, na noite desta quarta-feira, 06 de maio, para alunos da Faculdade Anhanguera. O intuito do encontro foi apresentar aos futuros professores as propostas do Plano Municipal de Educação, que traça metas a serem atingidas para avanços no ensino.

O Plano Municipal de Taboão da Serra foi desenvolvido com base na Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece a criação de um Plano Nacional de Educação (PNE) e traça 20 metas a serem alcançadas pelos estados e municípios em até dez anos. As metas contemplam todas as etapas de educação, ou seja, vão desde a pré-escola a até a especialização do Ensino Superior.

As propostas do Plano taboanense também já foram apresentadas a educadores, diretores de escolas públicas e particulares, inclusive representantes e dirigentes de instituições de ensinos técnico e superior da cidade.  O primeiro encontro foi durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em 27 de abril deste ano. 

À ocasião, João Medeiros, ressaltou que a postura do município, em relação a algumas metas é auspiciosa. “Fizemos um diagnóstico de Taboão da Serra e a cidade está em uma posição bem favorável, em especial no que tange a Prefeitura”, diz. “Por exemplo, a primeira meta do PNE estabelece que até 2016 todas as crianças de 4 a 5 anos estejam matriculadas nos Jardins I e II, respectivamente. Hoje atendemos 95% das crianças nesta faixa etária. Nossa meta já está praticamente atingida”, explica.

A primeira meta do PNE também estabelece a necessidade de ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até a vigência do Plano. “No Brasil, pouco mais de 23% das crianças estão matriculadas em creches. Segundo o Censo 2010, em Taboão da Serra estavam matriculadas 31,6%. De lá para cá, aumentamos a oferta de creches através da inauguração de novas escolas e reestruturação de outras. Ou seja, também já estamos próximos de atingir esta meta”, conclui.

Antes de entrar em prática, o Plano Municipal de Educação ainda precisará da aprovação da Câmara de Vereadores. Nos próximos dias o secretário de Educação, irá ao local, a convite do presidente da Casa, José Aparecido Alves, apresentar aos camaristas as propostas do Plano para que tenham mais segurança ao votar. 


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.