Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereador Onishi e grupo Focinhos pedem atuação do Batalhão Ambiental na proteção de animais em Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 11/05/2015

batalhao

Sandra Pereira

Há pouco mais de um mês o Batalhão de Polícia Ambiental lotado na cidade de Embu das Artes passou a atender Taboão da Serra. Anteriormente o policiamento ambiental na cidade estava atrelado ao Guarapiranga. Agora o batalhão com sede na Avenida João Paulo atende as cidades que formam o Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), Taboão, Embu, Itapecerica, São Lourenço, Juquitiba, Embu-Guaçu, Vargem Grande e Cotia. O Batalhão dispõe de 8 viaturas que fazem policiamento preventivo e atende a ocorrências como maus tratos a animais, desmatamento e apreensão de animais silvestres.

Para conhecer mais sobre as atividades realizadas pelo batalhão Ambiental e pedir maior atenção as ocorrências de maus tratos de animais em Taboão da Serra os integrantes do grupo Focinhos de Taboão da Serra visitaram o batalhão junto com o vereador Ronaldo Onishi. As protetoras Cris Ferraz e Carol Wieczorek falaram dos casos mais comuns no município, relataram alguns casos e tiraram dúvidas.

“Trouxemos as integrantes do grupo Focinhos para conhecer mais de perto a atuação do Batalhão Ambiental e pedir que os policiais apóiem o trabalho de resgate de animais vítimas de maus tratos identificados por elas. A visita foi produtiva e esclarecedora. Agora sabemos como se deve agir e ficou claro que qualquer pessoa pode entrar em contato com o Batalhão e apresentar suas demandas para proteção dos animais”, disse o vereador Ronaldo Onishi.

Ele lembrou que o grupo Focinhos de Taboão da Serra liderado pelas protetoras Cris Ferraz e Carol Wieczorek faz trabalho voluntário de proteção aos direitos dos animais na cidade. Em apenas seis meses a equipe Focinhos fez centenas de atendimentos, recolha, tratamento e intermediaram adoções de animais de rua ou do CCZ. Além de fazer visitas e acompanhamento aos animais do CCZ elas alimentam uma página que recebe e apresenta demandas relacionadas aos direitos dos animais. Veja a página aqui.  

Durante a visita os responsáveis pelo Batalhão detalharam a rotina de trabalho. Explicaram que atendem prioritariamente as áreas onde ocorrem denúncias. Disseram que a corporação treina todos os policiais ambientais do Estado e revelaram que os animais apreendidos por eles acabam sendo tratados por profissionais voluntários e posteriormente são levados para locais credenciados na rede estadual.

“A maioria dos casos de Taboão refere-se a maus tratos de aves.  Nas demais cidade o maior problema é o desmatamento explicou o cabo Roque. “Na verdade 99% das denúncias de maus tratos que recebemos é em decorrência de brigas de vizinhos quando os cachorros latem”, completa o sargento Elisiário.

Eles também relataram que muitas cidades não possuem Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) e se dispuseram a conhecer o de Taboão da Serra a fim de poder encaminhar animais da cidade que forem recolhidos.

No final da reunião o vereador Ronaldo Onishi apresentou encaminhamentos que foram aprovados pelas ativistas e os integrantes do Batalhão Ambiental.

Serviço:

Batalhão Ambiental Avenida João Paulo I, 495, Jd. Lavorato
Email: 1bpamb2cia3pel@policiamilitar.sp.gov.br
Telefone: 5085-2100 e 4667-7771




18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.