Idosos definem prioridades em Conferência Municipal em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/05/2015

Mais de 300 idosos enfrentaram o frio do outono para participar da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada dia 6/5 no Parque Francisco Rizzo pela Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.  Durante a abertura, apresentaram-se o professor  de música Joan José e  Coral, ambos do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A conferência teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, e discutiu as propostas retiradas das oito pré-conferências  que reuniram mais de 800 pessoas e foram realizadas durante o mês de abril, nos núcleos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e CCI, guiando-se pelos eixos: gestão, financiamento e participação.

“Esse é o momento de pensarmos juntos as políticas de aprimoramento do idoso. Vocês são saudáveis, ativos e sabem que podemos melhorar a qualidade de vida. Infelizmente, temos muitos idosos que estão acamados ou impossibilitados de andar e não puderam estar aqui, mas esse evento é para todos. Somos o 12º país do mundo no desenvolvimento de políticas públicas para o idoso. Aqui, desde o governo Geraldo Cruz até hoje, com o prefeito Chico Brito, a terceira idade sempre foi uma das prioridades, e vai continuar sendo”, disse a secretária – interina da Assistência Social, Roberta Santos.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Rose Lopes, estava feliz pelo fato de todos os idosos presentes entenderem o significado do gesto: “Vocês perceberam que isso é um compromisso, que não é apenas um café da manhã ou uma distribuição de camisetas. É algo muito mais sério e necessário. Agradeço por vocês fazerem parte disso”.

A senhora Edite Passos representou a melhor idade e disse que se sente mais ativa participando das atividades propostas pelo CCI: “só tenho a agradecer pelo carinho e atenção, fico mais lá do que em minha casa! Participo de tudo, e quando o corpo não agüenta, ajudo usando a cabeça. Sabemos que ainda existem pequenas falhas, mas estamos aqui para saná-las”.

“Essa conferência não vai passar apenas pela cidade de Embu das Artes, mas vai passar pelo Estado e pela União. Como gestores, somos responsáveis. Aqui fazemos nossa parte, sabemos que ainda dá para melhorar, mas e o Governo do Estado, o que está fazendo? Eles também tem essa responsabilidade, como aumentar os leitos em hospitais públicos e garantir os direitos em todas as esferas, por exemplo”, disse o deputado estadual Geraldo Cruz.

Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e coordenadora do Centro de Referência do Idoso (CRI), Lúcia Gusson, os secretários Edson Ferreira (Ouvidoria), Sandra Magali Fihlie (Saúde), Cristina Santos (Comunicação) e o representante da Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos (Amlurb), Ricardo Simi.

Idosos debatem

Após a cerimônia de abertura, os idosos se reuniram em grupos para a discussão das propostas dentro de cada eixo. Com a ideia de fortalecer as políticas de atenção a pessoa idosa, foram escolhidos cinco pontos em cada um e que serão apresentados e defendidos na conferência estadual que está prevista para setembro deste ano em Águas de Lindóia e, posteriormente, a Conferência Nacional, que deve ocorrer até dezembro.

Após a redação do documento com as propostas, foram eleitos os delegados que representarão a cidade na etapa estadual e, se as propostas passarem, na Conferência Nacional . Pela sociedade civil, foi eleita Jussara Machado, e pelo Poder Público, Vera Lúcia Canduro, psicóloga do CRI.

“Queremos que isso saia do papel, foi muito bom participar, dar minha opinião”, disse a moradora do Jd. Pinheirinho, Eneida Cláudia, 56 anos.

“Entendo as questões apresentadas pois estou no conselho. As propostas são boas, mas queremos vê-las em ação”. Matilde dos Santos, Jd. Presidente Kennedy, 64 anos.

“Fico feliz em poder participar e decidir o que é melhor para nós”. José Pereira, Jd. Pirajuçara, 69 anos.

“ Acho muito importante participar, pois ficar em casa não ajuda a mudar nada. Tem que se mexer”. Maria Auxiliadora de Castro, Jd. Novo Campo Limpo, 62 anos.

Confira as propostas aprovadas aqui

Veja como foi a IV Conferência do Idoso, em 2011.

Atendimento ao idoso na cidade

Todos os anos, mais de 2.500 idosos são assistidos no município. O CCI de Embu das Artes realiza atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e promovendo a integração e a participação efetiva na sociedade. A cidade tem uma população com mais de 59 anos acima de 16 mil habitantes. Pensando no envelhecimento da população, a Prefeitura possui 24 núcleos do CCI de atendimento em diversos bairros da cidade, oferecendo atividades artesanais, esportivas e também culturais, além de ser responsável pela realização uma vez por ano dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade e que tem a participação de vários municípios.

Os idosos também podem contar com o Centro de Referência do Idoso (CRI), que  contribui na elaboração de Políticas Públicas para o segmento idoso, além de informar e promover conscientização quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa.

Comentários