Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Idosos definem prioridades em Conferência Municipal em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 8/05/2015

zumba

Everaldo Silva

Mais de 300 idosos enfrentaram o frio do outono para participar da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada dia 6/5 no Parque Francisco Rizzo pela Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.  Durante a abertura, apresentaram-se o professor  de música Joan José e  Coral, ambos do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A conferência teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, e discutiu as propostas retiradas das oito pré-conferências  que reuniram mais de 800 pessoas e foram realizadas durante o mês de abril, nos núcleos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e CCI, guiando-se pelos eixos: gestão, financiamento e participação.

“Esse é o momento de pensarmos juntos as políticas de aprimoramento do idoso. Vocês são saudáveis, ativos e sabem que podemos melhorar a qualidade de vida. Infelizmente, temos muitos idosos que estão acamados ou impossibilitados de andar e não puderam estar aqui, mas esse evento é para todos. Somos o 12º país do mundo no desenvolvimento de políticas públicas para o idoso. Aqui, desde o governo Geraldo Cruz até hoje, com o prefeito Chico Brito, a terceira idade sempre foi uma das prioridades, e vai continuar sendo”, disse a secretária – interina da Assistência Social, Roberta Santos.

A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Rose Lopes, estava feliz pelo fato de todos os idosos presentes entenderem o significado do gesto: “Vocês perceberam que isso é um compromisso, que não é apenas um café da manhã ou uma distribuição de camisetas. É algo muito mais sério e necessário. Agradeço por vocês fazerem parte disso”.

A senhora Edite Passos representou a melhor idade e disse que se sente mais ativa participando das atividades propostas pelo CCI: “só tenho a agradecer pelo carinho e atenção, fico mais lá do que em minha casa! Participo de tudo, e quando o corpo não agüenta, ajudo usando a cabeça. Sabemos que ainda existem pequenas falhas, mas estamos aqui para saná-las”.

“Essa conferência não vai passar apenas pela cidade de Embu das Artes, mas vai passar pelo Estado e pela União. Como gestores, somos responsáveis. Aqui fazemos nossa parte, sabemos que ainda dá para melhorar, mas e o Governo do Estado, o que está fazendo? Eles também tem essa responsabilidade, como aumentar os leitos em hospitais públicos e garantir os direitos em todas as esferas, por exemplo”, disse o deputado estadual Geraldo Cruz.

Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e coordenadora do Centro de Referência do Idoso (CRI), Lúcia Gusson, os secretários Edson Ferreira (Ouvidoria), Sandra Magali Fihlie (Saúde), Cristina Santos (Comunicação) e o representante da Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos (Amlurb), Ricardo Simi.

Idosos debatem

Após a cerimônia de abertura, os idosos se reuniram em grupos para a discussão das propostas dentro de cada eixo. Com a ideia de fortalecer as políticas de atenção a pessoa idosa, foram escolhidos cinco pontos em cada um e que serão apresentados e defendidos na conferência estadual que está prevista para setembro deste ano em Águas de Lindóia e, posteriormente, a Conferência Nacional, que deve ocorrer até dezembro.

Após a redação do documento com as propostas, foram eleitos os delegados que representarão a cidade na etapa estadual e, se as propostas passarem, na Conferência Nacional . Pela sociedade civil, foi eleita Jussara Machado, e pelo Poder Público, Vera Lúcia Canduro, psicóloga do CRI.

“Queremos que isso saia do papel, foi muito bom participar, dar minha opinião”, disse a moradora do Jd. Pinheirinho, Eneida Cláudia, 56 anos.

“Entendo as questões apresentadas pois estou no conselho. As propostas são boas, mas queremos vê-las em ação”. Matilde dos Santos, Jd. Presidente Kennedy, 64 anos.

“Fico feliz em poder participar e decidir o que é melhor para nós”. José Pereira, Jd. Pirajuçara, 69 anos.

“ Acho muito importante participar, pois ficar em casa não ajuda a mudar nada. Tem que se mexer”. Maria Auxiliadora de Castro, Jd. Novo Campo Limpo, 62 anos.

Confira as propostas aprovadas aqui

Veja como foi a IV Conferência do Idoso, em 2011.

Atendimento ao idoso na cidade

Todos os anos, mais de 2.500 idosos são assistidos no município. O CCI de Embu das Artes realiza atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e promovendo a integração e a participação efetiva na sociedade. A cidade tem uma população com mais de 59 anos acima de 16 mil habitantes. Pensando no envelhecimento da população, a Prefeitura possui 24 núcleos do CCI de atendimento em diversos bairros da cidade, oferecendo atividades artesanais, esportivas e também culturais, além de ser responsável pela realização uma vez por ano dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade e que tem a participação de vários municípios.

Os idosos também podem contar com o Centro de Referência do Idoso (CRI), que  contribui na elaboração de Políticas Públicas para o segmento idoso, além de informar e promover conscientização quanto aos direitos e deveres da pessoa idosa.

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

21/02/2018

Operação Harpócrates prendeu 33 pedófilos em Taboão, Embu e região

A Polícia Civil de Taboão da Serra prendeu, na manhã desta terça-feira (20), 33 pessoas acusadas...

21/02/2018

Grávida de 9 meses está presa por furto de comida em um mercado de Taboão

Desde 28 de janeiro, Cristiane Ferreira Pinto, grávida de 9 meses e mãe de dois filhos – um de...

21/02/2018

Embu comemorou 59 anos em sessão solene e entrega de medalhas

A Câmara de Embu das Artes realizou sessão solene no domingo, 18, em celebração pelos 59 anos de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.