Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Confira o que abre/fecha e a programação de aniversário de 138 anos de Itapecerica

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 8/05/2015

santuario

Arquivo Santuário N.S.PSantuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia é um dos marcos de Itapecerica da Serra 

A cidade comemora seu aniversário de 138 anos com diversas ações e eventos durante todo o mes de maio. O feriado é municipal e alguns serviços não funcionam na municipio nesta sexta-feira, dia 08. Confira o que abre e o que fecha e também a programação de atividades: 

Prefeitura 

Por conta do aniversário da cidade, a Prefeitura não funcionará na próxima sexta-feira, 8 de maio, salvo serviços essenciais, como Pronto Socorro. As atividades na sede serão retomadas na segunda-feira, dia 11.  

AES Eletropaulo 

A AES Eletropaulo informa que, no dia 8 de maio, a loja de atendimento de Itapecerica da Serra estará fechada, devido ao feriado municipal.

Central de Atendimento de Emergência (0800 72 72 196)

Informações sobre falta de energia, casos de fio partido, poste abalroado ou problemas na rede de distribuição. Funcionamento: 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Comércios

A abertura de comércio em geral, bares, restaurantes, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos terão a abertura opcional. Mercados e farmácias também abriram de acordo com a decisão do proprietário. Porém boa parte dos comércios na região estarão abertos. 

Itapecerica Shopping 

O Itapecerica Shopping funciona em horário normal. LOJAS - Segunda a Sábado: 10h às 22h. Domingos e Feriados: 14h às 20h. ALIMENTAÇÃO e LAZER - Segunda a Domingo: 11h às 22h. CINEMA - Confira a programação vigente. LOTÉRICA PERIN - Segunda a Sábado: 10h às 19h. 

Endereço: Av. XV de Novembro, 89 Centro - Itapecerica da Serra

Programação: 

08/05 - Desfile Cívico às 8h. Local: Av. XV de Novembro e Ladeira Capitão Moraes. 
             Encontro de Carros às 20h. Local: Em frente a prefeitura - Av. Maximino Augusto de Carvalho, Parque Paraíso 
09/05 - Projeto Criança Feliz das 8h às 12h. Local: Campo de Futebol Imperial, Jd. Júlia.  
            Feira Gastronômica (Food Truck). Local: Largo da Matriz das 10h às 20h. 
10/05 - Missa Solene. Local: Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericordia às 10h. 
               Feira Gastronômica (Food Truck). Local: Largo da Matriz das 10h às 20h

                 Show Sesc. Local: Em frente a prefeitura - Av. Maximino Augusto de Carvalho, Parque Paraíso das 16h às 21h.  

Confira a programação completa aqui

História  

Itapecerica da Serra tem sua origem no século XVI, em um aldeamento fundado por padres jesuítas, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. A origem do nome “Itapecerica” provém do tupi-guarani, cujo significado é “pedra lisa”, ou “pedra escorregadia” (ita = pedra; pecerica = lisa, ou escorregadia). A tal enorme pedra lisa ainda pode ser parcialmente vista na Rua Henrique Soter Fernandes, próxima ao Largo da Matriz, sendo que sobre ela estão construídas várias edificações.
Inicialmente, o território de Itapecerica englobava as áreas onde hoje se encontram os Municípios de Taboão da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. Com passar dos tempos, estes distritos foram se emancipando, sendo que São Lourenço da Serra foi o mais recente a obter a emancipação político-administrativa, para se tornar Município.

O primeiro “Grupo Escolar” de Itapecerica foi criado em 22 de outubro de 1935 e recebeu o nome do Padre Belchior de Pontes. Itapecerica, de acordo com o Decreto-Lei Estadual nº 14.335, de 30 de novembro de 1944, passou a denominar-se Itapecerica da Serra, para diferenciar-se do Município homônimo situado no Estado de Minas Gerais. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.