Ex-prefeito Evilásio Farias ensaia volta para a política de Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 6/05/2015

No melhor estilo do pássaro mitológico que renasce das cinzas o ex-prefeito de Taboão da Serra Evilásio Farias está voltando ao cenário político da cidade. Como a fênix que renasce depois de morta, nas últimas semanas Evilásio parece ter renascido na política taboanense. Em todo lado fala-se das reuniões feitas por eles com agentes políticos, das caminhadas nas feiras, das conversas com partidos e até mesmo em supostas pesquisas de intenção de voto que indicariam a viabilidade de sua candidatura a prefeito. A reportagem do Jornal na Net conversou com vários “apoiadores” de Evilásio, mas não conseguiu contato com o ex-prefeito.

A esperança de Evilásio voltar ao poder está no fato de que Taboão superou os 200 mil eleitores e deverá ter segundo turno em 2016. O grupo que se forma em torno dele acredita que no segundo turno Evilásio poderia se reunir ao também pré-candidato a prefeito José Aprígio e derrotaria o prefeito Fernando Fernandes.

Há alguns meses ninguém poderia imaginar um cenário na política de Taboão onde o nome do ex-prefeito Evilásio Farias, cuja gestão foi marcada pelo aumento excessivo do IPTU e a prisão de secretários e vereadores acusados do desvio de imposto voltasse a vida pública. Agora, saudosistas dele se ocupam de espalhar em todos os cantos que Evilásio será candidato a prefeito de Taboão em 2016. Eles ignoram o fato do ex-prefeito ter tido a maioria das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara Municipal. Quem já esteve com Evilásio diz que ele já tem remédio jurídico para a rejeição das suas contas. Agora é esperar pra ver se ele consegue registrar candidatura e disputar eleição.

Confiante e determinado a vencer o pleito de 2016 o retorno de Evilásio a vida pública se iniciou com um verdadeiro balde de água fria nos planos do também pré-candidato a prefeito de Taboão, José Aprígio. Enquanto Aprígio planejava ir para o PMDB Evilásio se antecipou e garantiu por cima o apoio da sigla. O ex-prefeito permanece no PSB e já abriu diálogo com vários outros partidos. A proposta dele de voltar ao poder está tão adiantada que seus coordenadores políticos já fazem reuniões com empresários da cidade buscando apoio para sua ainda virtual candidatura.

Depois de perder o PMDB agora Aprígio corre para agarrar o PSD do ministro Gilberto Kassab com quem está em franca negociação há alguns meses.

Do lado dos políticos que apóiam o prefeito Fernando Fernandes a suposta candidatura de Evilásio Farias é vista com incredulidade e até de forma irônica. No meio de tudo isso o ex-vereador José Macário, que deixou o PT, também diz que é candidato a prefeito de Taboão e avisa que está mantendo conversas com o PC do B e o PEN. O PT também deverá lançar candidatura própria. O posto no ninho petista é disputado pelo ex-vereador Wagner Eckstein e o vereador Professor Moreira. Na prática há um ano e meio da eleição a cidade já tem cinco candidatos postulando a prefeitura.

Nota Oficial enviada pelo PEN após a reportagem:

Nota Oficial do Partido Ecológico Nacional – PEN, Taboão da Serra – SP.

O Partido Ecológico Nacional – PEN de Taboão da Serra vem a público prestar esclarecimentos a respeito de citação deste partido em matéria veiculada no site www.jornalnanet.com.br, no último dia 6, intitulada “Ex -prefeito Evilásio Farias ensaia volta para a política de Taboão da Serra”.

Segundo a matéria, o ex-vereador José Macário teria dito que é “candidato a prefeito de Taboão e avisa que está mantendo conversas com o PC do B e o PEN.”

Ocorre que não houve qualquer conversa entre Macário e a Executiva deste partido a esse respeito, embora as portas estejam abertas, ao político referido, a qualquer diálogo com vistas às eleições do ano que vem.

Internamente no PEN Taboão, porém, outros nomes já estão sendo discutidos, por deliberação da maioria, para eventual cargo majoritário, como o do empresário Diolino Gonçalves, por exemplo, que, inclusive, é quadro devidamente filiado.

Esta Executiva Municipal coloca-se à inteira disposição para quaisquer outras dúvidas.

Partido Ecológico Nacional – PEN

Executiva Municipal de Taboão da Serra





Comentários