Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Taboão aprovam alterações no Plano Diretor em primeira votação

Por Sandra Pereira | 6/05/2015

sessao

Cynthia GonçalvesSessão aconteceu na noite desta terça-feira, dia 05, em Taboão da Serra 

Em regime de urgência especial e com ampla comemoração dos integrantes dos movimentos de moradia a Câmara Municipal de Taboão da Serra votou e aprovou as duas propostas de alteração de zoneamento do Plano Diretor e três emendas.  A primeira alteração se refere a chamada área da Niase, que deve receber um empreendimento imobiliário de alto padrão e até um hotel. Atualmente a área da Niase está classificada como zona industrial e passará a ser denominada de zona mista. A segunda área com mudança de zoneamento fica no Jardim Salete e deixará de ser zona mista para ser zona especial de Interesse Social (Zeis). A área do Salete vai receber empreendimentos de moradia por meio do projeto Minha Casa Minha Vida Entidades. A segunda votação da proposta está marcada para acontecer na próxima terça-feira.

“A primeira emenda retira da discussão nesse primeiro momento a área da Sorana, a igreja, os comércios e outras áreas menores. Houve consenso em relação a área da Niase. A segunda estabelece que empreendimentos que não são Habitação de Interesse Social (HIS) não vão poder ter os benefícios fiscais e trabalhistas de HIS. Agora para ter direito aos benefícios toda a construção tem que ser HIS. A última emenda prevê uma alteração no artigo 17.  Acredito que na próxima semana as emendas não devem ser aprovadas. Elas nem chegaram a ser discutidas. Nos deixamos passar para não prejudicar a votação”, afirmou o líder do governo, Eduardo Nóbrega.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido, disse que a região central perdeu a vocação industrial depois que a Niase e a Sorana Sul deixaram a cidade. Ele relatou que a área estava parada deixando de gerar renda. Cido comemorou a iniciativa de trazer um hotel para a região central e a possibilidade dos movimentos de moradia poderem iniciar rapidamente a construção de seus projetos habitacionais.

“Essa votação mantém a balança econômica da cidade em equilíbrio. Garantimos a demanda dos movimentos sociais e permitimos a implantação de projeto que vai gerar emprego e renda para nossa população. O setor de serviços e de hotelaria gera emprego e renda e isso é essencial para o desenvolvimento econômico. Claro que vamos acompanhar a questão do impacto, mas não dá pra ignorar que atualmente a região da Niase se tornou um elefante branco”, disse o presidente Cido.

Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Associação Habitacional Bem Viver, do projeto Santa Terezinha III e do Família Feliz lotaram o plenário da Câmara para acompanhar a votação. Com gritos, aplausos e palavras de ordem eles não escondiam a emoção diante da conquista de mais uma área. O projeto tramitou em regime de urgência com parecer favorável  dos 13 vereadores. Após horas de discussão os líderes dos movimentos comemoraram a aprovação com euforia.

No começo dos trabalhos o vereador Professor Moreira lembrou o caso do jovem morto durante uma tentativa de invasão de um terreno da prefeitura no Jardim Record durante o final de semana. Disse que a luta por moradia é justa e criticou a ação da Guarda Municipal que acabou ceifando a vida do rapaz que lutava para realizar o sonho da casa própria.

Matando saudades da tribuna da Câmara onde permaneceu por mais de 20 anos Paulo Félix disse que a votação representa um passo gigantesco para quem luta por moradia na cidade. “Estivemos numa audiência pública que foi cancelada. Viemos na outra e agora estamos vendo ela se concretizar. Esse o poder desarmado da república. A única arma que o sustenta esses pilares é a representação popular”

Parafraseando Júlio Cesar ele disse que a sorte está lançada e agora os movimentos vão lutar pelas demandas no CDHU, órgãos estaduais e a saúde.

Como já é recorrente nas sessões do legislativo que contam com a participação de integrantes dos movimentos de moradia os vereadores se revezam no  uso da tribuna em discursos elogiosos. 

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

26/06/2017

Eleição define as integrantes do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra

Uma eleição geral realizada na tarde dessa segunda-feira (19), no Auditório José David...

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

24/06/2017

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu investimentos da saúde em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou no último dia 14...

24/06/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova LDO em primeira votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 20,...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

28/06/2017

Empresa abre “cratera” na rua Mário Latorre procurando vazamento em Taboão

Quem passou pela rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, quase em frente ao cemitério da...

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

28/06/2017

Prefeitura de Taboão emite nota oficial sobre aumento da passagem dos ônibus

A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu nota oficial sobre reajuste da passagem dos ônibus...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.