Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Taboão aprovam alterações no Plano Diretor em primeira votação

Por Sandra Pereira | 6/05/2015

sessao

Cynthia GonçalvesSessão aconteceu na noite desta terça-feira, dia 05, em Taboão da Serra 

Em regime de urgência especial e com ampla comemoração dos integrantes dos movimentos de moradia a Câmara Municipal de Taboão da Serra votou e aprovou as duas propostas de alteração de zoneamento do Plano Diretor e três emendas.  A primeira alteração se refere a chamada área da Niase, que deve receber um empreendimento imobiliário de alto padrão e até um hotel. Atualmente a área da Niase está classificada como zona industrial e passará a ser denominada de zona mista. A segunda área com mudança de zoneamento fica no Jardim Salete e deixará de ser zona mista para ser zona especial de Interesse Social (Zeis). A área do Salete vai receber empreendimentos de moradia por meio do projeto Minha Casa Minha Vida Entidades. A segunda votação da proposta está marcada para acontecer na próxima terça-feira.

“A primeira emenda retira da discussão nesse primeiro momento a área da Sorana, a igreja, os comércios e outras áreas menores. Houve consenso em relação a área da Niase. A segunda estabelece que empreendimentos que não são Habitação de Interesse Social (HIS) não vão poder ter os benefícios fiscais e trabalhistas de HIS. Agora para ter direito aos benefícios toda a construção tem que ser HIS. A última emenda prevê uma alteração no artigo 17.  Acredito que na próxima semana as emendas não devem ser aprovadas. Elas nem chegaram a ser discutidas. Nos deixamos passar para não prejudicar a votação”, afirmou o líder do governo, Eduardo Nóbrega.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, o Cido, disse que a região central perdeu a vocação industrial depois que a Niase e a Sorana Sul deixaram a cidade. Ele relatou que a área estava parada deixando de gerar renda. Cido comemorou a iniciativa de trazer um hotel para a região central e a possibilidade dos movimentos de moradia poderem iniciar rapidamente a construção de seus projetos habitacionais.

“Essa votação mantém a balança econômica da cidade em equilíbrio. Garantimos a demanda dos movimentos sociais e permitimos a implantação de projeto que vai gerar emprego e renda para nossa população. O setor de serviços e de hotelaria gera emprego e renda e isso é essencial para o desenvolvimento econômico. Claro que vamos acompanhar a questão do impacto, mas não dá pra ignorar que atualmente a região da Niase se tornou um elefante branco”, disse o presidente Cido.

Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), da Associação Habitacional Bem Viver, do projeto Santa Terezinha III e do Família Feliz lotaram o plenário da Câmara para acompanhar a votação. Com gritos, aplausos e palavras de ordem eles não escondiam a emoção diante da conquista de mais uma área. O projeto tramitou em regime de urgência com parecer favorável  dos 13 vereadores. Após horas de discussão os líderes dos movimentos comemoraram a aprovação com euforia.

No começo dos trabalhos o vereador Professor Moreira lembrou o caso do jovem morto durante uma tentativa de invasão de um terreno da prefeitura no Jardim Record durante o final de semana. Disse que a luta por moradia é justa e criticou a ação da Guarda Municipal que acabou ceifando a vida do rapaz que lutava para realizar o sonho da casa própria.

Matando saudades da tribuna da Câmara onde permaneceu por mais de 20 anos Paulo Félix disse que a votação representa um passo gigantesco para quem luta por moradia na cidade. “Estivemos numa audiência pública que foi cancelada. Viemos na outra e agora estamos vendo ela se concretizar. Esse o poder desarmado da república. A única arma que o sustenta esses pilares é a representação popular”

Parafraseando Júlio Cesar ele disse que a sorte está lançada e agora os movimentos vão lutar pelas demandas no CDHU, órgãos estaduais e a saúde.

Como já é recorrente nas sessões do legislativo que contam com a participação de integrantes dos movimentos de moradia os vereadores se revezam no  uso da tribuna em discursos elogiosos. 

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.