Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovem de 27 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Taboão da Serra

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 30/04/2015

mimi

Arquivo pessoal Claudemir era músico católico e integrava um ministério de música 

O jovem Claudemir Alves, conhecido como Mimi pelos amigos e parentes faleceu na tarde da segunda-feira, dia 27, com suspeita de dengue hemorrágica, no Hospital Geral Pirajussara, em Taboão da Serra. O rapaz veio a óbito após sete dias do primeiro atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A família acusa de suposta negligencia. "Pra complementar devo dizer que o local no qual ficou internado não era adequado para uma pessoa em estado critico como estava meu amadíssimo irmão. Será que não havia nem UTI nesse hospital??", questiona Rogério Alves, irmão de Claudemir em sua página no facebook. A SPDM esclarece que não houve negligência nos atendimentos prestados ao rapaz.  

Claudemir deu entrada na UPA Akira Tada na terça-feira, dia 21, com sintomas de febre alta e dores no corpo, esteve na unidade acompanhado do irmão e da namorada Giovana Albach, e na madrugada da quarta-feira, dia 22, foi atendido, por volta das 21h23, ainda postou em sua página do facebook a mensagem que estaria melhor e agradecendo aos amigos. "Valeu pessoal , estou melhorando. . Obrigado!". 

Após essa mensagem ele foi medicado e retornou para casa, no entanto, ele passou mal novamente e na sexta-feira, dia 24, foi levado para UPA e na manhã do sábado, dia 25, após perder muito sangue foi transferido para Hospital Geral Pirajussara. O quadro do jovem de 27 anos era considerado pela equipe médica como delicado e chegou a ser cogitada transferência para realização de uma endoscopia para detectar o sangramento. 

Na segunda-feira, dia 27, a movimentação nas redes sociais foi grande em uma corrente de oração por Claudemir e também para a doação de sangue para o rapaz. "O quadro do nosso amigo Claudemir Alves ainda é grave. Ontem havia a possibilidade de ser transferido para o HC, porém o médico da ambulância se recusou a levar o Mimi nas condições que está. Nosso amigo continua em coma induzido e com recorrências de sangramento. Tudo depende de uma estabilização do Mimi para que seja feita a endoscopia e identificar onde está localizado o sangramento. O Hospital Geral do Pirajussara não possui equipamento para o exame, por isso a necessidade de remoção para o HC", disse um amigo.   

Claudemir Alves, era o filho caçula, considerado por todos como calmo e amável. Ele era católico e participava efetivamente das atividades da paróquia com o Ministério de Música Meu Tesouro. 

Outro lado 

Em nota enviado ao Jornal na Net, a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) esclarece que não houve negligência médica. Confira a nota: 

O paciente em questão foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão de Serra, apresentando um quadro de febre alta e dores no corpo, com estado clínico grave, recebendo todo o atendimento necessário.

Inicialmente, devido a gravidade do caso, não possuía condições clínicas para transferência para o Hospital Geral de Pirajussara (HGP). No dia 25, foi transferido para unidade, onde deu entrada ainda em estado grave.

A endoscopia mencionada por familiares era um exame complementar, para afastar outras causas de sangramento no estômago. Entretanto, o HGP não dispõe de serviço de endoscopia 24 horas e o paciente não apresentava condições clínicas para transferência para outra unidade. 

É importante ressaltar que todo o atendimento necessário para o tratamento do paciente foi dispensado, portanto, não houve negligência no tratamento recebido nas unidades mencionadas.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a confirmação de diagnósticos de morte por dengue hemorrágica é fornecida pelas vigilâncias epidemiológicas municipais, que devem ser contatadas para tanto.
A prefeitura de Taboão da Serra não respondeu os questionamentos sobre o caso. 

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.