Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovem de 27 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Taboão da Serra

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 30/04/2015

mimi

Arquivo pessoal Claudemir era músico católico e integrava um ministério de música 

O jovem Claudemir Alves, conhecido como Mimi pelos amigos e parentes faleceu na tarde da segunda-feira, dia 27, com suspeita de dengue hemorrágica, no Hospital Geral Pirajussara, em Taboão da Serra. O rapaz veio a óbito após sete dias do primeiro atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A família acusa de suposta negligencia. "Pra complementar devo dizer que o local no qual ficou internado não era adequado para uma pessoa em estado critico como estava meu amadíssimo irmão. Será que não havia nem UTI nesse hospital??", questiona Rogério Alves, irmão de Claudemir em sua página no facebook. A SPDM esclarece que não houve negligência nos atendimentos prestados ao rapaz.  

Claudemir deu entrada na UPA Akira Tada na terça-feira, dia 21, com sintomas de febre alta e dores no corpo, esteve na unidade acompanhado do irmão e da namorada Giovana Albach, e na madrugada da quarta-feira, dia 22, foi atendido, por volta das 21h23, ainda postou em sua página do facebook a mensagem que estaria melhor e agradecendo aos amigos. "Valeu pessoal , estou melhorando. . Obrigado!". 

Após essa mensagem ele foi medicado e retornou para casa, no entanto, ele passou mal novamente e na sexta-feira, dia 24, foi levado para UPA e na manhã do sábado, dia 25, após perder muito sangue foi transferido para Hospital Geral Pirajussara. O quadro do jovem de 27 anos era considerado pela equipe médica como delicado e chegou a ser cogitada transferência para realização de uma endoscopia para detectar o sangramento. 

Na segunda-feira, dia 27, a movimentação nas redes sociais foi grande em uma corrente de oração por Claudemir e também para a doação de sangue para o rapaz. "O quadro do nosso amigo Claudemir Alves ainda é grave. Ontem havia a possibilidade de ser transferido para o HC, porém o médico da ambulância se recusou a levar o Mimi nas condições que está. Nosso amigo continua em coma induzido e com recorrências de sangramento. Tudo depende de uma estabilização do Mimi para que seja feita a endoscopia e identificar onde está localizado o sangramento. O Hospital Geral do Pirajussara não possui equipamento para o exame, por isso a necessidade de remoção para o HC", disse um amigo.   

Claudemir Alves, era o filho caçula, considerado por todos como calmo e amável. Ele era católico e participava efetivamente das atividades da paróquia com o Ministério de Música Meu Tesouro. 

Outro lado 

Em nota enviado ao Jornal na Net, a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) esclarece que não houve negligência médica. Confira a nota: 

O paciente em questão foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão de Serra, apresentando um quadro de febre alta e dores no corpo, com estado clínico grave, recebendo todo o atendimento necessário.

Inicialmente, devido a gravidade do caso, não possuía condições clínicas para transferência para o Hospital Geral de Pirajussara (HGP). No dia 25, foi transferido para unidade, onde deu entrada ainda em estado grave.

A endoscopia mencionada por familiares era um exame complementar, para afastar outras causas de sangramento no estômago. Entretanto, o HGP não dispõe de serviço de endoscopia 24 horas e o paciente não apresentava condições clínicas para transferência para outra unidade. 

É importante ressaltar que todo o atendimento necessário para o tratamento do paciente foi dispensado, portanto, não houve negligência no tratamento recebido nas unidades mencionadas.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a confirmação de diagnósticos de morte por dengue hemorrágica é fornecida pelas vigilâncias epidemiológicas municipais, que devem ser contatadas para tanto.
A prefeitura de Taboão da Serra não respondeu os questionamentos sobre o caso. 

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.