Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Itapecerica aprovam criação das Secretarias de Serviços Urbanos e Defesa Civil

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 29/04/2015

sessao_itap_29

Genildo RochaSessão ordinária aconteceu nesta terça-feira, dia 28, em Itapecerica da Serra 

Em sessão longa, os vereadores de Itapecerica da Serra aprovaram na noite desta terça-feira, dia 28, a criação de duas novas secretarias municipais, sendo elas Serviços Urbanos e Defesa Civil. O vereador Sangue Bom foi o único que votou contra e pediu vista de 10 dias para melhor avaliar o projeto, alegando gastos com essa criação, em contrapartida os vereadores sairam em defesa pela questão da importância do trabalho da secretaria para os munícipes itapecericanos. O vereador Antonio Trolessi não estava presente na votação do projeto.  

O projeto de lei nº1.615/15, de autoria do prefeito municipal foi defendido pelo vereador Gerson Lazarin, que afirma que os gastos são "pequenos" diante da necessidade e importância da secretaria de Defesa Civil, que já realiza um excelente trabalho no município. "O que vou falar pode soar como defesa num contexto geral mas estamos falando de uma secretaria de Defesa Civil, como já falei em outras sessões, secretaria importantíssima para esta cidade e qualquer cidade do Brasil, para que a gente possa buscar recursos e atender nossa população direito. Não é valor de salário a gente está falando de vida", disse.

O vereador Hércules da Farmácia endossou a discussão e  ressaltou que a criação de uma secretaria ao invés de um departamento ligado a outra secretaria municipal é muito mais satisfatória, uma vez que o departamento não pode receber recursos estaduais e federais. "Só lembrar que a estrutura operacional já existe, a estrutura de pessoal já existe está criando um cargo de secretário porque tem que criar uma secretaria. Que aqui falou em vida então vamos falar em verba, se criando essa secretaria existe a possibilidade de se conseguir verbais estaduais e federais em um montante bem elevado. O importante não é o gasto e sim salvar vidas, vai se arrecadar muito mais que o gasto que ela vai ter com um cargo de secretário", destacou.  

Já o vereador Cícero Costa criticou a postura do vereador Sangue Bom na tribuna e destacou o trabalho das secretarias que possuem poucas pessoas para o desenvolvimento das atividades. Cicero afirma que serão criados seis cargos em concurso e não em comissão. "O vereador Sangue Bom por média ele é atendido em suas solicitações e indicações em todas as 13 secretarias existentes aproximadamente 16 solicitações que é atendido. Eu tenho a maior convicção que com essa criação dessas secretarias veio o anseio da população de Itapecerica".   

O vereador Sangue Bom foi o único voto contra no projeto e alegou que mais duas secretarias é gasto desnecessário, e que as existentes no município não funcionam corretamente. "Não é questão de ser contra, eu pedi hoje o requerimento de nº78 com pedido de vista para a gente estudar melhor esse projeto. Na crise que estamos passando da péssima administração desse governo Chuvisco, se criar mais duas secretarias com mais dois cargos políticos nesta cidade, já temos um gasto grande na folha de pagamento com esses cargos de comissões, nomeados que suga a Prefeitura de Itapecerica da Serra", alegou Sangue Bom. 

O vereador Ramon Corsini encerrou as discussões do projeto ressaltando que a Saúde do município também será beneficiada com essa aprovação. "Não sendo redundante as colocações dos meus colegas mas em ressaltar que nesse projeto está sendo discutido e votado uma comissão em 20% no salário dos técnicos de enfermagem, essa classe hoje vem sendo prejudicada e consequentemente os nossos munícipes sentem o reflexo disso, esse projeto vai beneficiar também a saúde da nossa cidade", disse Ramon Corsini. 

A sessão que se estendeu até às 22h, teve diversos requerimentos, indicações aprovadas pelos vereadores e encaminhadas ao Poder Executivo. De acordo com o regimento interno, a sessão ordinária deveria encerrar até às 22h e dessa forma, não ocorreu a explicação pessoal, espaço concedido a todo vereador inscrito para fazer uso da palavra na tribuna. A aprovação da extensa pauta ocupou boa parte das atividades da noite. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.