Rodeio de Embu Guaçu atrai turistas e movimenta a economia da cidade

Por Outro autor | 27/04/2015

“Sendo o principal evento realizado anualmente, porém ficou 8 anos sem ter este grandioso evento na cidade, o Rodeio de Embu Guaçu já é considerado pelos empresários e comercio local, vitrine de potencial de vendas, negócios e geração de renda”.

Embu Guaçu já não é mais exclusivamente conhecida como a Cidade das cachoeiras. Lugar de gente acolhedora e empreendedora, a cidade recebe bons frutos pela preocupação em manter e ampliar a infraestrutura para realização de eventos e atração de novos investimentos e negócios. O município esta acostumando a ser destino para realização de eventos, sejam empresariais, temáticos ou de entretenimento, como é o caso da Festa do Peão, mais conhecida popularmente como Rodeio de Embu Guaçu, sendo hoje considerado o principal evento da cidade, que impacta positivamente a economia local.

Segundo os organizadores do evento, à festa do peão de Embu Guaçu atrai muitas pessoas de fora do município, vindas de outras cidades e estado. Toda a estrutura do espaço esta voltada para receber o publico com conforto e segurança, a cada ano devido á fazer oito anos que não ocorria este evento, o objetivo principal é melhoramos e aperfeiçoamos detalhes para dar qualidade aos participantes, afinal são nossos “clientes”, destaca a Comissão FESPEG.

Tanto o poder público quanto as entidades ligadas ao comércio e ao setor de serviços não têm uma estimativa de quanto o evento injeta na economia da cidade. Tradicionalmente, segmentos como bares e hotéis são os que mais lucram com o evento, nas empresas de diversos ramos também se beneficiam com a cifra desembolsada por turistas e moradores. O Rodeio fomenta, também, o emprego, mesmo que temporário. Só para montagem de infraestrutura serão empregados 600 trabalhadores diretamente e indiretamente, além de diversos profissionais que serão contratados para trabalhar dentro do evento. Além deles, o comercio local aproveita o aquecimento para contratação de mão de obra.

Marcelo Moreira, diretor de Infraestrutura turística do governo federal, explica que um levantamento feito pelo Ministério do Turismo aponta que o turista de lazer deixa em média U$ 70 no destino, ou seja, R$ 180 entre compras, alimentação, deslocamentos e outros serviços locais. “Trata-se de uma projeção bastante significativa. Um evento deste porte tem o poder de impactar diretamente inúmeros segmentos. Entre eles, as áreas de transporte, hotelaria, alimentação, vestuário e artesanato ganham destaque. Turistas de eventos com este perfil tendem a visitar restaurantes na localidade e adquirir produtos artesanais e souvenires”. Isso acaba refletindo em uma injeção de milhares de reais na engrenagem econômica do município.

Para a Associação Comercial, esse tipo de evento “vende” as qualidades do município para outras cidades do País. “Acaba sendo uma bela vitrine do potencial de Embu Guaçu. As pessoas vêm e, geralmente, acabam voltando. O resultado disso é extremamente positivo, porque incentiva o nosso potencial econômico, influi diretamente na engrenagem econômica local, atrai investimentos e mobiliza desde o pequeno empreendedor até a arrecadação da cidade”.

Bares e restaurantes também se prepararam para aumentar o faturamento. Tanto é que alguns empreendimentos estenderam o horário de funcionamento. É o caso da grande maioria dos comércios, que geralmente fecha por volta das 23hs horas e resolveu estender o horário para as 3horas da manhã. 


Por: Gabriela Cintia

Comentários