Prefeitura de Taboão celebra o Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/04/2015

O Dia Mundial de Combate à Doença de Parkinson é comemorado em 11 de abril. Por isso, a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra reuniu, no dia 16, os pacientes do Serviço Especializado em Reabilitação (SER) para um café da manhã no Parque das Hortênsias.

De acordo com a diretora da Unidade, Melissa Yoshie Yamaoka, o SER atende dois grupos de portadores da doença, que realizam tratamentos com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e acupunturistas. “Os principais sintomas do Parkinson são rigidez muscular, lentidão dos movimentos, tremores e alterações no equilíbrio, que acarretam na dificuldade para exercer as atividades diárias. O trabalho do SER consiste em amenizar esses sintomas e dar melhor qualidade de vida para os pacientes”, conta.

E foi esse trabalho que mudou a vida do Sr. Daniel Cardoso Filho, que sofre com a doença há cerca de dois anos. “A descoberta do Parkinson é muito traumática e foi um processo muito doloroso. Entrei em depressão e já não tinha mais vontade de fazer nada. Sou auxiliar de enfermagem, sempre fui muito ativo e de repente tive meus movimentos limitados. Já tinha desistido de tentar quando me encaminharam para o SER, onde sou muito bem atendido e é onde tenho encontrado forças”, diz emocionado o morador do Jardim Saint Moritz.

O Mal de Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença. De acordo com as estatísticas, na grande maioria dos pacientes, ela surge a partir dos 55, 60 anos e sua prevalência aumenta a partir dos 70, 75 anos. Os sintomas da doença de Parkinson variam de um paciente para o outro. Em geral, no início, eles se apresentam de maneira lenta, insidiosa, e o paciente tem dificuldade de precisar a época em que apareceram pela primeira vez. A principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro, em especial, na área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos. O tratamento pode ser medicamentoso, psicoterápico e até cirúrgico em alguns casos.


Comentários