Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Mutirão contra a dengue e tapa-buraco acontece em bairros de Embu das Artes

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 14/04/2015

mutirao

Genildo RochaLimpeza aconteceu no São Francisco em Embu das Artes em combate a dengue 

Diante da preocupação dos crescentes dados dos casos de dengue em Embu das Artes e região, a prefeitura iniciou neste sábado, dia 11, um mutirão de limpeza juntamente com as ações de tapa-buraco e cata bagulho - veja fotos. A ação contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Natinha e os vereadores Julio Campanha e Ney Santos, presidente da Câmara Municipal.

De acordo com o secretário Natinha, a ação teve inicio neste sábado no bairro do Jardim São Francisco porém o objetivo é estabelecer um cronograma e em cada sábado realizar a mesma ação nos demais bairros da cidade. Natinha ressalta que a prefeitura está trabalhando na prevenção além da ação colaborar para limpeza dos bairros e a conscientização da população. 

"Nos estamos em um combate intenso contra a proliferação do mosquito da dengue, graças a Deus na nossa cidade tem poucos registros de caso da dengue mas estamos trabalhando para evitar. Estamos fazendo todos os sábados um mutirão grande em um bairro, começamos pelo São Francisco e depois vamos fazer a programação para os outros bairros", disse Natinha.

Para os moradores contemplados com o mutirão é uma satisfação ver o trabalho feito pela prefeitura porém esperam mais ações de melhorias para a população. "A população tem que fazer a parte dela mas a prefeitura tem que fazer mais ainda", falou Ailton de Jesus, terceiro morador do bairro.

Em contrapartida, o morador há 23 anos do bairro, Raimundo Moraes destacou que é de responsabilidade de todos, a prefeitura em realizar o serviço e os moradores na manutenção e conservação. "Acho muito melhor, porque tem muita lata e lixo que junta o mosquito da dengue, não só dentro das casas mas nas ruas também. Porque o vizinho joga lixo ali e o saco plástico fica juntando água e cria o mosquito da dengue", disse. 

Juliano Cristian

Prezados Me chamo Juliano Cristian, sou estudante da 3ª Fase do Curso de Jogos Digitais da Faculdade Estácio de São José aqui na grande Florianópolis, e o nosso grupo de estudos desenvolveu um Aplicativo que pode ajudar no combate a Dengue e gostaríamos de apresenta-lo e torná-lo acessível para toda a sociedade, principalmente nos locais onde a Dengue tem sem alastrado. Sendo assim, apresentamos abaixo algumas informações sobre o nosso Projeto chamado SP Contra a Dengue, criado pelo nosso Grupo de desenvolvedores Game Developers SC. www.spcontraadengue.com.br Pelo seu Smartphone e pela Internet, é possível agora denunciar focos de mosquito e casos suspeitos. Desenvolvido por um grupo de alunos da Universidade Estácio de Sá (SC), o aplicativo online quer ajudar a diminuir o número de casos da doença ao fornecer informações em tempo real para vigilância Sanitária. O SP Contra a Dengue é uma plataforma para Celulares, Tablets e Computadores que via internet onde a população pode denunciar focos de mosquitos e casos suspeitos da doença no bairro e cidade onde vivem. A página do site e para baixar o Aplicativo pode ser acessada no site www.spcontraadengue.com.br Nós da Game Developers criamos o aplicativo com uma linguagem bem simples e fácil. A tela solicita poucas informações: nome, e-mail, endereço. Acreditamos que para os gestores públicos, o conjunto de denúncias feitas pelos cidadãos forma um mapa que possibilita visualizar onde há suspeitas da doença e onde existem mosquitos transmissores. A partir daí, agentes são enviados às localidades para fazer o controle dos insetos e orientar os possíveis doentes. Essa ferramenta que é gratuita, se bem utilizada, pode se tornar a chave para se ter controle absoluto da dengue em todo o estado. Nós acreditamos que o maior será na otimização do processo de trabalho dos agentes de endemias. Muita coisa é feita em papel, até os dados coletados pelos agentes chegarem à Secretaria Municipal de Saúde leva tempo. Acontece que a larva do mosquito leva sete dias para eclodir, conforme os estudos apontam, sendo assim a informação tem de ser rápida. Com o aplicativo desenvolvido, isso é online. Como forma de apoio a educação, estamos desenvolvendo um Serious Game sobre o combate a dengue com enfoque educacional que será gratuito a toda a população. Conheça mais sobre o nosso projeto e baixe o App gratuitamente em: www.spcontraadengue.com.br Graças ao apoio de patrocinadores estamos implantando este sistema aqui em Santa Catarina, conforme podem conferir no nosso site: www.sccontraadengue.com.br Estaremos também buscando por empresas que queiram apoiar o projeto em São Paulo para manter os seus custos de estruturas, Servidores dos dados coletados e etc. Para contatos e maiores informações: julianocristian@gmail.com ou contato@spcontraadengue.com.br Muito Obrigado! Att, Juliano

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.