Prevenção às drogas: GCM capacita educadores em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/04/2015

Nos meses de abril, maio e junho, o Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad), sob o comando da Guarda Civil Municipal, e a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Educação, realizarão capacitação com os professores da escolas municipais Astrogilda De Abreu Sevilha, Janaina Agostinho Oliveira, Jornalista José Ramos, José Salvador Julianelli e Reynaldo Ramos de S. da Gama. A ação será dividida em três módulos, uma com os professores, outra com os pais e a última com os estudantes.

A atividade com os educadores será durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), e deverá criar multiplicadores na prevenção às drogas e à violência. Após o curso, será agendado um dia para os pais dos alunos irem à escola para ouvir uma palestra sobre o tema e sobre convivência familiar. Ao todo, a formação atingirá 131 professores e mais de 1.700 crianças do município.

Na sexta, 10/4, aconteceu o último encontro na EM Reynaldo. A formação, ministrada pelos GCM´s e gentes de prevenção Vinícius, Souza e Adriana, contaram com a presença de 20 professores aproximadamente. “Falta olho no olho e conversa com nossos filhos. Os pais têm que criar prioridades, tem que ter tempo, se interessar pela vida escolar das crianças”, disse Souza.

“Gostei muito da iniciativa, é importante essa ação, principalmente para os adolescentes. Além da escola, também trabalho o tema nas reuniões da minha igreja. Vou levar todas as dicas para lá também”, disse o professor de Educação Básica I, Wagner Ferreira, na profissão há 12 anos.

Após essa etapa, os professores conversarão com os alunos dos 4ºs e 5ºs anos, para apresentar o conteúdo da capacitação. Os estudantes por sua vez, deverão elaborar uma apresentação cultural para o dia da entrega de certificados, com data a ser definida.

Confira as datas do primeiro módulo:

8, 9 e 10/4 – EM Reynaldo Ramos de S. da Gama

28,29 e 30/4 – EM Jornalista José Ramos

27, 28 e 29/5 – EM Astrogilda De Abreu Sevilha

16, 17 e 18/6 – EM José Salvador Julianelli

23, 24 e 25/6 – EM Janaina Agostinho Oliveira

Multiplicando boas práticas

O Gepad já existe há oito anos e já realizou essa formação em todas as escolas do município. Agora, eles retornam para uma nova capacitação, ampliando o número de pessoas atendidas pelo programa anti-drogas.

Com objetivo principal de reduzir o número de usuários de drogas através da prevenção, o Gepad também busca sensibilizar e conscientizar as lideranças de todos os segmentos da sociedade para o desenvolvimento dos programas de prevenção; dar informações científicas para crianças, jovens e adultos quanto ao uso indevido de drogas no contexto individual e coletivo, fazer a integração entre as instituições públicas e outros segmentos na implantação de programas de prevenção; formar agentes multiplicadores e dar orientação técnica a usuários e familiares sobre os locais de tratamento e internação necessária aos dependentes.

O trabalho é realizado em instituições de ensino municipal, estadual e privada, Ong’s, instituições religiosas, centros comunitários, unidades de saúde, órgãos municipais, estadual e federal, empresas e demais segmentos da sociedade.

Comentários