Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Fórum de Itapecerica inaugura Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Por Gabrielly Sousa | 8/04/2015

forum

Genildo RochaA cerimônia de abertura do Cejusc de Itapecerica contou com as presenças dos principais representantes do Poder Judiciário de Itapecerica

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Itapecerica da Serra (Cejusc) foi instalado tarde desta terça-feira, dia 07, no Fórum da cidade. O Cejusc atende demandas pré-processuais, ou seja casos que ainda não chegaram ao Poder Judiciário e também processuais, que já têm ações em andamento, das áreas Cível e de Família. São demandas relacionadas à regularização de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, renegociação de dívida, relações de consumo, brigas entre vizinhos, entre outros. Não há limite de valor da causa. O programa vai atender Itapecerica, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba. O serviço é gratuito - Veja fotos

 A cerimônia de abertura do Cejusc de Itapecerica contou com as presenças dos principais representantes do Poder Judiciário de Itapecerica, do Prefeito do Município, Amarildo Gonçalves, juntamente com o prefeito de Embu-Guaçu,Clodoaldo Leite. A Câmara Municipal de Itapecerica ficou representada por seu presidente, o vereador Alex Pires.

A Drª Patrícia de Assis, juíza e coordenadora do Cejusc de Itapecerica da Serra, deu início a solenidade explicando o surgimento da ideia do projeto. Ela demonstrou estar bastante emocionada com a realização. Em seu breve discurso de inauguração, ela contou como foi a luta que resultou na instalação do Cejusc. O projeto foi idealizado no dia 4 de Outubro de 2013, no Fórum de Juizado Especiais de São Paulo (FOJESP), sendo o tema do evento.  

“A luta foi muito grande. Nós temos três setores: O processual, que vai diminuir as ações já em curso, no caso de acordos já serão homologados, o setor pré-processual, que vai atender as pessoas que já forem direto ao Cejusc, evitando um ajuizamento de uma nova ação, pois, já temos 70 mil ações ocorrendo aqui em Itapecerica. Também teremos o setor de Cidadania, que vai ser feito uma orientação jurídica à população e informações”, disse a juíza  ao Jornal na Net.

O prefeito de Itapecerica, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, se mostrou  orgulhoso de ter cooperado nessa realização. Ele disse que o projeto vai receber toda a ajuda necessária da prefeitura, pra dar continuidade aos serviços prestados ao povo. Além disso, agradeceu as prefeituras de Embu-Guaçu e São Lourenço pela parceria junto com a prefeitura de Itapecerica, e ressaltou a questão dos conflitos sociais que serão postos em prática pelo Cejusc.

Segundo Chuvisco a participação das prefeituras foi de suma importância para que este projeto saísse do papel, tanto de Itapecerica quanto as outras também (Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço). Itapecerica será responsável pelo aluguel, Embu-Guaçu , Juquitiba e São Lourenço serão as responsáveis pela mão-de-obra e contas de água e luz.

“Este será um benefício para as pessoas mais carentes. O Cejusc foi feito para diminuir os conflitos, diferente da classe social. Eu tenho certeza absoluta que vai ser um beneficio grande pra população, porque muitas vezes acontecem brigas de vizinhos, também acontecem os acidentes de trânsito, sem contar a questão do divórcio e da pensão alimentícia”, observou o prefeito.

A desembargadora dos conflitos da comarca de Itapecerica da serra, Drª Maria Lúcia Ribeiro, também falou sobre o Cejusc. Para ela a iniciativa  será importante para os casos de maior urgência, que precisam de uma certa rapidez pra serem julgados. “Todos os interessados poderão vir aqui mesmo, no fórum, para resolver, desde causas pequenas até as grandes. Para aderir ao programa de justiça de forma rápida, a pessoa que estará passando por algum problema de violência doméstica, divórcio, ou qualquer outro fator judicial, deverá comparecer com os devidos documentos ou acompanhada de seu advogado”, explicou a desembargadora para as pessoas terem acesso ao Centro Judiciário.

Erli Ferraz da Silva

Estou com meu nome negativo no serasa e no spc desde 2013 não posso fazer financiamentos estou desempregado desde esta época fasso fichas mando currículos mais não tenho retorno acho que possa ser por isso pois meu nome só está sujo com eles a empresa é a VIVO FIXO eu tenho documentos que provam que não devo nada pra eles. Gostaria de entrar com um processo com indenização pois fiquei todo este tempo sem crédito por culpa deles. Aguardo uma resposta. Obrigado ERLI

VERONICA CAVALCANTI FIRMINO

BOA TARDE GOSTARIA DE SABER O QUE PRECISO PARA ENTRA CONTRA PEQUENAS CAUSAS A CASAS BAHIA.MEU MARIDO FEZ UMA COMPRA PELA INTERNET E VAI PAGAR A SEGUNDA PARCELA .ELES CANCELARAM E QUEREM FAZER EXTORNO SEM MINHA AUTORIZAÇÃO.ALEGANDO QUE Ñ TEM O PRODUTO.MAS Ñ TENHO NOTA FISCAL.

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

01/05/2017

Corrida do Trabalhador agita periferia de Taboão e têm novos campeões

A 12ª edição da “Corrida do Trabalhador” realizada nesta segunda-feira (1) agitou mais uma vez...

01/05/2017

Aluna taboanense escreve sobre palestra da editora do Jornal na Net

Quando fiquei sabendo que viria uma jornalista para a nossa escola em convite da minha...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

24/05/2017

Começa a obra de reconstrução do muro da Escola Estadual Antônio Ruy Cardoso

Após aprovada por unanimidade na Câmera de Vereadores, a reconstrução do muro da Escola Estadual...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

24/05/2017

Eduardo Nóbrega comemora aprovação das contas da Câmara de 2013 pelo TCE

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE) aprovou nesta terça-feira, 23, as contas da Câmara...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.