Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Greve dos garis e PEC 171/1993 foram temas discutidos pelos vereadores de Embu

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 2/04/2015

sessao_01

Adriana MonteiroSessão ordinária de Embu das Artes aconteceu nesta quarta-feira, dia 01

A greve dos coletores de lixo e a redução da maioridade penal foram os temas que esquentaram os trabalhos na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 01, em Embu das Artes. Em debate acalorado os vereadores tornaram pública suas opiniões com relação aos dois assuntos que agitaram o município e o Brasil nos últimos dias. 

Os coletores de lixo de Embu das Artes entraram em greve na segunda-feira passada dia 23 e após acordo com a empresa Enob, os funcionários decretaram o final da greve nesta quarta-feira, dia 01, porém no Legislativo a discussão pairou com relação o plano emergencial da prefeitura municipal, se por um lado os vereadores parabenizaram a iniciativa da Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, que de acordo com eles, minimizaram os efeitos da greve, por outro o vereador Edvânio Mendes sem apoio dos demais edis destacou que não percebeu nenhum plano B da administração municipal e fez criticas a secretaria em questão. 

Outro tema que dividiu as opiniões foi a PEC 171/1993, que altera a redação do artigo 228 da Constituição Federal, com o objetivo de reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização penal. O vereador Doda Pinheiro levantou a questão e destacou em sua fala ser contra a PEC, uma vez que a redução não resolveria o problema da criminalidade no País. Os vereadores João Leite e Gilson Oliveira, também do PT concordaram com a opinião de Pinheiro. "O problema são de politicas públicas de qualidade que devem ser implantadas para resolver o problema da juventude no País, para que a pessoa não caia na criminalidade", disse João Leite. 

Em contrapartida, os vereadores Luiz do Depósito, Dra. Bete e Julio Campanha foram favoráveis a PEC 171/1993 alegando que um menor hoje comete crimes diversos e ferem as famílias das vítimas. O vereador Luiz Calderoni destacou que vai apresentar na próxima semana uma moção de aplausos pela proposta da PEC. "Na semana que vem eu vou colocar uma moção de aplauso ao meu partido PMDB, que depois de 20 anos voltou a discutir o assunto. E eu acho que se tivesse feito há 20 anos atrás muita gente não teria morrido nas mãos dos que se consideram de menor", disse. 

A vereadora Dra. Bete destacou o assassinato de sua cunhada em 2012, e que é favorável a PEC, uma vez que tem duas sobrinhas menores e que perderam a mãe com 38 anos. "Luiz eu quero assinar essa moção porque eu acho que deveria ser até de 14, 12 anos porque só as pessoas que tiveram pessoas próximas assassinadas por menores sabe que quem fica é que sofre e ninguém vem saber dos menores que ficam", falou. 

Tribuna Popular 

O professor Mauricio Cesár Ferreira Santos, morador do Jardim São Marcos utilizou do tempo reservado ao público na tribuna popular para trata do tema da Educação no Estado. Tendo em vista a greve dos professores desde o dia 13 de março, o professor esteve no plenário para expor o fundamento da greve e a atual situação da educação no Estado. Ele destacou os pedidos de melhorias nas condições de trabalho para o professor e melhores condições de aprendizado para o aluno. 

Questões como a quarentena e duzentena foram destacou por Mauricio, que acredita ser errada a forma de deixar o professor sem lecionar por um longo período enquanto salas de aula são fechadas e os alunos recolocados em outras turmas, o que resulta em superlotação nas salas de aula. 

Indicação 

A indicação 26/2015, de autoria do vereador Ney Santos, que trata do desenvolvimento e execução de um projeto de recuperação, saneamento e paisagismo para a viela localizada entre as ruas Paraguai, Bolívia e Argentina, no Jardim dos Moraes. A indicação foi aprovada por 12 votos favoraveis.  

23/05/2018

Johnatan Noventa aprova projeto para sinalizar locais com acidentes frequentes

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22, o...

23/05/2018

Câmara aprova voto de louvor a inspetores da PRF após blitz contra a exploração

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22,...

23/05/2018

Prefeito Jorge Costa cumpre metas do Plano de Governo

Prestes a completar um ano e meio à frente do seu quarto mandato, o Prefeito Jorge Costa já...

23/05/2018

Prefeito Fernando Fernandes visita equipamentos da Assistência Social

O prefeito Fernando Fernandes visitou nesta quarta-feira, 23/5, três equipamentos públicos...

22/05/2018

Vereadores e PRF fizeram blitz contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças

Uma parceria inédita entre o Poder Legislativo de Taboão da Serra e a Polícia Rodoviária Federal...

22/05/2018

Juninho Silvestre deixa Secretaria de Governo e será assessor do prefeito Jorge

O advogado Cláudio Silvestre Júnior, o Juninho, foi exonerado da Secretaria de Governo de...

22/05/2018

Vereador Marcos Paulo realizou 1º Fórum do Maio Amarelo de Taboão da Serra

O vereador Marcos Paulo, o Paulinho promoveu na Câmara Municipal de Taboão da Serra, no sábado,...

21/05/2018

Manifestantes pedem manutenção de convênio com Solar dos Unidos em Taboão

Um grupo de manifestantes marcha na manhã desta segunda-feira, 21, na Rodovia Régis Bittencourt,...

20/05/2018

Aprígio recebe honraria de Embaixador da Paz Mundial

O taboanense irá representar 180 países e atuará na formação e na expansão de uma aliança...

18/05/2018

Prefeito Fernando Fernandes recebe Selo de Reconhecimento Social

O prefeito Fernando Fernandes foi condecorado, nesta quinta-feira, 17 de maio, com o “Selo de...

23/05/2018

Caminhoneiros voltam a fechar BR em Embu das Artes contra preço do diesel

Pelo terceiro dia seguido, caminhoneiros protestam contra a alta no preço do diesel e bloqueiam...

23/05/2018

Johnatan Noventa aprova projeto para sinalizar locais com acidentes frequentes

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira, 22, o...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.