Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Greve dos coletores de lixo termina em Embu das Artes após reajuste salarial

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 1/04/2015

lixo

Reprodução/RBS TVColeta de lixo será regularizada até o final desta semana em Embu das Artes 

Nesta quarta-feira, dia 01, terminou em Embu das Artes a greve que já durava 10 dias. Os funcionários da empresa Enob, responsável pela coleta de lixo no município voltaram ao trabalho após acordo firmado entre os trabalhadores que aceitaram a proposta da Enob em reajustar os salários em 9,5% e ainda acordaram que, em 2 meses, a empresa deverá oferecer uma refeição diária (café da manhã) a ser servida antes do expediente.

De acordo com a prefeitura de Embu das Artes, o serviço será normalizado em todos os bairros no decorrer da semana até o próximo sábado. Na manhã desta quarta, muitos caminhões foram vistos sendo escoltados pela GCM. Segundo informações, a medida foi tomada para preservar os coletores que atuavam nas ruas não sofrerem punições por parte da população. "A população está revoltada porque tem muito lixo nas ruas juntando ratos bichos e insetos", disse um guarda. 

Em nota a prefeitura salienta o acordo feito entre a empresa e os trabalhadores da coleta de lixo, que os dias parados serão 50% abonados e os demais compensados com jornadas estendidas, quando forem necessárias ou com horas extras. 

"Além disso, os dias parados serão compensados, sem redução de salário, e eles terão estabilidade no emprego durante 60 dias. Algumas cidades ainda não entraram num consenso, mas diante do impasse, a Enob tomou a iniciativa de negociar diretamente com os sindicatos.

As formas de compensação dos dias parados são as seguintes: 50% serão abonados e os outros 50% serão compensados com jornadas estendidas (quando necessário) ou com horas extras ou em atividades extraordinárias. Todas essas alternativas não têm prazo ou metas para serem cumpridas.
Atuam no município 40 caminhões no período diurno e mais 35 à noite, com o total de 75 funcionários", disse em nota. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.